Questões de Engenharia Naval

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O deslocamento em água salgada (γ = 1,025 t/m3) de uma embarcação, obtido através de suas curvas hidrostáticas, utilizando-se como dado de entrada o calado correspondente, vale 8.200 toneladas. Com um densímetro, observa-se que a densidade real da água, onde flutua a embarcação, é 1,020 t/m3. Qual é, em toneladas, o deslocamento real da embarcação?

  • A.

    8.000

  • B.

    8.160

  • C.

    8.364

  • D.

    8.405

  • E.

    8.573

Uma embarcação possui coeficientes de bloco, de seção mestra e prismático longitudinal, respectivamente, iguais a CB, CM e CP. Uma relação direta entre esses três coeficientes de forma é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O valor do calado correspondente à linha de carga de verão de uma embarcação é igual a 12 metros. Nessa situação, o valor da borda livre tropical será igual ao valor, em metros, da borda livre de

  • A.

    verão menos 0,25 metros

  • B.

    verão mais 0,25 metros

  • C.

    verão mais 0,50 metros

  • D.

    inverno menos 0,25 metros

  • E.

    inverno mais 0,50 metros

Uma barcaça com a geometria de um paralelepípedo retangular tem 100 metros de comprimento, 30 metros de boca e flutua, sem banda e sem trim, num calado de 4 metros. O raio metacêntrico transversal (BM) dessa barcaça é, em metros, igual a

  • A.

    12,45

  • B.

    14,30

  • C.

    16,12

  • D.

    18,75

  • E.

    20,83

Um navio com 20.000 toneladas de deslocamento tem posição vertical do centro de gravidade (KG) e altura metacêntrica transversal (KM), respectivamente, iguais a 7 e 9 metros. O momento de estabilidade estática, em t.m, para um ângulo de inclinação transversal de 3 graus vale

Dados:

sen 3º = 0,0523

cos 3º = 0,9986

  • A.

    524

  • B.

    1.048

  • C.

    1.248

  • D.

    1.674

  • E.

    2.092

Analise as afirmações a seguir, que se referem ao Teste de Inclinação de uma embarcação.

I - O Teste de Inclinação baseia-se na movimentação de um peso conhecido numa distância previamente estabelecida que provocará, na embarcação, uma inclinação longitudinal a ser medida durante o teste.

II - O Teste de Inclinação é um procedimento para se obter, experimentalmente, o GM inicial e, conhecido o valor do KMT através das curvas hidrostáticas, determinar o KG da embarcação na condição leve.

III - O Teste de Inclinação realiza-se com a embarcação em condição de flutuação onde não haja nenhum tipo de ação externa que a impeça de se inclinar livremente, tais como ventos fortes e cabos de amarração tesados.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Um navio possui calado moldado na linha de carga de verão igual a 9,6 metros. Nessa situação, a marca de linha de carga tropical, em relação à linha de carga de verão, deve estar posicionada

  • A. 0,2 metros acima.
  • B. 0,2 metros abaixo.
  • C. 0,4 metros acima.
  • D. 0,4 metros abaixo.
  • E. na mesma posição.

A representação gráfica que permite determinar, para vários deslocamentos e ângulos de inclinação da embarcação, os valores de braço de endireitamento para uma posição de referência do centro de gravidade é denominada

  • A.

    plano de curvas isóclinas

  • B.

    plano de curvas hidrostáticas

  • C.

    curva de estabilidade estática

  • D.

    curva de estabilidade dinâmica

  • E.

    curva de momento de emborcamento

A movimentação de um bloco de 800 toneladas, 2 metros perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma embarcação, resulta em uma banda de 2 graus. Sendo a embarcação prismática de seção retangular com 120 metros de comprimento, 20 metros de boca e 4 metros de calado uniforme, a altura do centro de gravidade da embarcação, em metros, é (Considere = 1,00 t/m3 e tg 2º = 0,035)

  • A. 5,3.
  • B. 5,6.
  • C. 6,2.
  • D. 7,1.
  • E. 7,4.

São atividades específicas da fase de projeto de detalhamento de um navio a elaboração de desenhos de

  • A.

    arranjo geral e de seção mestra

  • B.

    arranjo geral e de fabricação

  • C.

    fabricação e de blocos estruturais

  • D.

    plano de linhas e de blocos estruturais

  • E.

    plano de linhas e de seção mestra

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