Questões de Engenharia Naval

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Um navio, ao sofrer uma avaria, apresenta um grande ângulo de banda em sua posição de equilíbrio final. Com relação ao uso das curvas de Bonjean para verificação do equilíbrio do navio nessa condição, afirma-se que

  • A. os ângulos de trim e banda não interferem nos resultados obtidos com essas curvas.
  • B. não são válidas para condição de avaria.
  • C. não devem ser empregadas, se o navio também apresentar trim.
  • D. só devem ser empregadas, se os ângulos de trim e banda forem pequenos.
  • E. devem ser traçadas para o ângulo de banda da condição considerada.

Os valores de permeabilidade dos compartimentos habitáveis e do compartimento de máquinas utilizados, para o cálculo da estabilidade em avaria e para subdivisão do casco de navios, são, em geral, respectivamente, iguais a

  • A.

    0,50 e 0,60

  • B.

    0,60 e 0,95

  • C.

    0,85 e 0,50

  • D.

    0,85 e 0,95

  • E.

    0,95 e 0,85

Em um navio foram deslocadas 400 toneladas de carga de um compartimento para outro situado a 8 metros acima e na mesma vertical. Sabendo-se que o deslocamento do navio é de 20.000 toneladas, a variação produzida na posição vertical do centro de gravidade, em metros, é igual a

  • A. 0,08.
  • B. 0,12.
  • C. 0,16.
  • D. 0,24.
  • E. 0,32.

  • A. 8,30 e 8,51.
  • B. 8,30 e 8,52.
  • C. 8,33 e 8,53.
  • D. 8,35 e 8,51.
  • E. 8,35 e 8,53.

No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)

  • A.

    seção de meio navio

  • B.

    linha d’água de projeto

  • C.

    linha de base com o espaçamento de cavernas

  • D.

    espessuras dos chapeamentos dos conveses

  • E.

    perpendiculares de vante e de ré

Em um navio na condição de alquebramento, quais componentes estruturais, localizados a meio navio, encontram- se sobre tração e compressão, respectivamente?

  • A. Quilha e longarina.
  • B. Sicorda e quilha.
  • C. Longarina e sicorda.
  • D. Hastilha e sicorda.
  • E. Hastilha e vau.

Na determinação do peso leve de um navio, é INCORRETO levar-se em consideração o peso

  • A.

    da superestrutura

  • B.

    do lastro líquido

  • C.

    do sistema de propulsão

  • D.

    dos equipamentos de convés

  • E.

    dos acessórios do casco

  • A.
  • B. w(L + a)2
  • C. w(L - a)2
  • D.
  • E.

Fundamentado no Método do Caminho Crítico (CPM) e tomando-se como base que o evento M sucede no momento zero, tem-se que o tempo mais

  • A.

    cedo para ocorrer o evento P é de 14 dias.

  • B.

    cedo para ocorrer o evento Q é de 17 dias.

  • C.

    cedo para ocorrer o evento S é de 23 dias.

  • D.

    tarde para ocorrer o evento O é de 16 dias.

  • E.

    tarde para ocorrer o evento R é de 20 dias.

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