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O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,
a assinatura do contrato com o armador, o batimento de quilha e o início de provas de mar.
a assinatura do contrato com o armador, o final da edificação do casco e o lançamento.
a assinatura do contrato com o armador, o lançamento e o início de provas de mar.
o batimento de quilha, o lançamento e a entrega.
o batimento de quilha, o final da edificação do casco e o lançamento.
No cálculo de peso do deslocamento leve, ainda é utilizado o conceito do System Work Breakdown Structure (SWBS) que, aplicado ao navio, constitui o Ship Work Breakdown Structure, com a mesma sigla (SWBS). Esse conceito consiste em quebrar o sistema navio em seus subsistemas, que incorporam seis grandes grupos: estrutura, propulsão, geração e distribuição de energia, comando e monitoramento, auxiliares e accessórios do casco (outfitting). A esse respeito, afirma-se que o peso do grupo
estrutura é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é a boca.
estrutura é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é o comprimento.
estrutura é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é o pontal.
propulsão é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é a boca.
propulsão é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é o comprimento.
As vigas engastadas de proa a popa, perpendicularmente às cavernas do navio, são denominadas
quilhas.
anteparas.
hastilhas.
longarinas.
gigantes.
A peça estrutural, cuja função original é subdividir o espaço interno de cada pavimento em compartimentos, paióis e tanques, é denominada
gigante.
antepara.
caverna.
travessa.
quilha.
O eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada
madre do leme.
pé-de-galinha.
pé-de-carneiro.
tubo telescópico.
trincaniz.
Relativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir.
I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento.
II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco.
III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a
dureza.
ductilidade.
tenacidade.
resistência.
elasticidade.
O aço, fundamentalmente uma liga Fe-C, apresenta diferentes propriedades em função de sua composição e processo de resfriamento, entre outros. Com relação às fases do sistema Ferro-Carbono, sabe-se que a
Martensita existe na temperatura ambiente e possui maior percentual de carbono, comparado a outras formas.
Cementita é formada pelo resfriamento brusco do aço e é dura e quebradiça.
Austenita e a Cementita têm propriedades semelhantes, exceto pelo fato de que a primeira existe a temperatura ambiente, o que não ocorre com a segunda.
Q está sujeito apenas a esforço axial, e o pino S, a uma combinação de esforços radial e axial.
Q está sujeito apenas a esforço axial, e a chapa que suporta o pino S, à tensão de esmagamento.
S está sujeito a uma combinação de esforços radial e axial, e a chapa que suporta o pino S, à tensão de esmagamento.
S está sujeito a esforço cortante, e o pino Q, a uma combinação de esforços radial e axial.
S está sujeito à tensão de esmagamento, e o pino Q, à tensão axial pura.
Considere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de
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