Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,

  • A.

    a assinatura do contrato com o armador, o batimento de quilha e o início de provas de mar.

  • B.

    a assinatura do contrato com o armador, o final da edificação do casco e o lançamento.

  • C.

    a assinatura do contrato com o armador, o lançamento e o início de provas de mar.

  • D.

    o batimento de quilha, o lançamento e a entrega.

  • E.

    o batimento de quilha, o final da edificação do casco e o lançamento.

No cálculo de peso do deslocamento leve, ainda é utilizado o conceito do System Work Breakdown Structure (SWBS) que, aplicado ao navio, constitui o Ship Work Breakdown Structure, com a mesma sigla (SWBS). Esse conceito consiste em “quebrar” o sistema navio em seus subsistemas, que incorporam seis grandes grupos: estrutura, propulsão, geração e distribuição de energia, comando e monitoramento, auxiliares e accessórios do casco (outfitting). A esse respeito, afirma-se que o peso do grupo

  • A.

    estrutura é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é a boca.

  • B.

    estrutura é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é o comprimento.

  • C.

    estrutura é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é o pontal.

  • D.

    propulsão é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é a boca.

  • E.

    propulsão é o de maior impacto no valor do peso do deslocamento leve e, no peso desse grupo, a dimensão principal do navio que mais influencia é o comprimento.

As vigas engastadas de proa a popa, perpendicularmente às cavernas do navio, são denominadas

  • A.

    quilhas.

  • B.

    anteparas.

  • C.

    hastilhas.

  • D.

    longarinas.

  • E.

    gigantes.

A peça estrutural, cuja função original é subdividir o espaço interno de cada pavimento em compartimentos, paióis e tanques, é denominada

  • A.

    gigante.

  • B.

    antepara.

  • C.

    caverna.

  • D.

    travessa.

  • E.

    quilha.

O eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada

  • A.

    madre do leme.

  • B.

    pé-de-galinha.

  • C.

    pé-de-carneiro.

  • D.

    tubo telescópico.

  • E.

    trincaniz.

Relativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir.

I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento.

II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco.

III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a

  • A.

    dureza.

  • B.

    ductilidade.

  • C.

    tenacidade.

  • D.

    resistência.

  • E.

    elasticidade.

O aço, fundamentalmente uma liga Fe-C, apresenta diferentes propriedades em função de sua composição e processo de resfriamento, entre outros. Com relação às fases do sistema Ferro-Carbono, sabe-se que a

  • A.

  • B.

    Martensita existe na temperatura ambiente e possui maior percentual de carbono, comparado a outras formas.

  • C.

    Cementita é formada pelo resfriamento brusco do aço e é dura e quebradiça.

  • D.

  • E.

    Austenita e a Cementita têm propriedades semelhantes, exceto pelo fato de que a primeira existe a temperatura ambiente, o que não ocorre com a segunda.

  • A.

    Q está sujeito apenas a esforço axial, e o pino S, a uma combinação de esforços radial e axial.

  • B.

    Q está sujeito apenas a esforço axial, e a chapa que suporta o pino S, à tensão de esmagamento.

  • C.

    S está sujeito a uma combinação de esforços radial e axial, e a chapa que suporta o pino S, à tensão de esmagamento.

  • D.

    S está sujeito a esforço cortante, e o pino Q, a uma combinação de esforços radial e axial.

  • E.

    S está sujeito à tensão de esmagamento, e o pino Q, à tensão axial pura.

Considere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de

  • A.

    2

  • B.

    3

  • C.

    5

  • D.

    8

  • E.

    10

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