Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, são concepções corretas, EXCETO que
o anodo de sacrifício é uma das técnicas de proteção catódica utilizada em cascos de navios.
a cavitação é um fenômeno de natureza física e sua classificação como um tipo de corrosão está excluída.
a intensidade da corrosão galvânica depende da diferença entre os potenciais eletroquímicos dos materiais envolvidos.
a utilização de juntas coladas deve ser evitada para prevenção da corrosão galvânica.
os materiais absorventes de água devem ser evitados em todas as situações em que a umidade relativa do ambiente exceda 60%.
O procedimento para pintura de tubulações requer cuidados para minimizar a ocorrência de corrosão, dentre os quais estar ciente de que
temperatura e umidade relativa são propriedades importantes para pintura de tubulações.
rolos devem ser usados para pintura de regiões soldadas, superfícies irregulares, cantos vivos e cavidades.
repintura com tintas ricas em zinco deve receber, na demão anterior, um lixamento leve para quebra de brilho e limpeza com solventes não oleosos, permitindo ancoragem da demão subsequente.
retoque da pintura, após montagem ou transporte dos tubos, não é permitido.
secantes são adicionados às tintas aplicadas às tubulações pintadas antes da montagem e que necessitam de manuseio.
No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, analise as afirmações a seguir.
I - O princípio básico da proteção catódica é tornar o elemento a ser protegido em um anodo da célula de corrosão, que pode ser do tipo galvânica ou corrente impressa.
II - A corrosão galvânica ocorre quando dois metais de diferentes potenciais elétricos são expostos a uma solução condutora de eletricidade.
III - A galvanização consiste na aplicação de uma película de zinco sobre o material que, por ter potencial mais negativo que o aço, atua como anodo e é consumido.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Na construção naval em um estaleiro, o porte (peso) das seções e dos anéis é limitado, pois há uma característica determinante do porte máximo com que a seção deve ser construída. Tal característica é a que destaca a
máxima capacidade dos aparelhos de carga que assistem a construção do navio.
máxima capacidade dos aparelhos de corte e solda.
máxima capacidade de mão de obra.
máxima capacidade do solo do dique ou carreira para suportar a carga de seções grandes.
dificuldade de alinhamento de seções acima de um determinado porte.
Quais são os recursos físicos do estaleiro considerados determinantes para a seleção do método de construção de navios?
Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra.
Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e departamento de recursos humanos.
Capacidades dos sistemas de carga, departamento de contratos do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra.
Capital do estaleiro, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra.
Disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda, qualidade da mão de obra e organização da produção do estaleiro.
Na construção naval, a estrutura mais elementar, composta apenas de chapas soldadas a topo, com reforços soldados ao chapeamento e entre si, é denominada
bloco.
painel.
seção.
módulo.
anel.
Dentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em
soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; e soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento já soldado.
soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento; e soldagem dos longitudinais e transversais entre si.
soldagem das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento e soldagem dos longitudinais e transversais entre si, já ponteados.
ponteamento das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento ainda ponteado; e soldagem final das chapas.
ponteamento das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ponteados ao chapeamento ainda ponteado; soldagem final das chapas já ponteadas; e soldagem dos longitudinais e transversais já ponteados.
Dentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens
dos longitudinais aos transversais; dos transversais e longitudinais às chapas; e das chapas entre si.
dos longitudinais às chapas; das chapas entre si; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais.
dos transversais às chapas; dos longitudinais às chapas; dos longitudinais aos transversais; e das chapas entre si.
das chapas entre si; dos longitudinais aos transversais; dos longitudinais às chapas; e dos transversais às chapas.
das chapas entre si; dos longitudinais às chapas; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais.
Na construção do cavername do navio, são usados gabaritos para orientar e servir de guias às cavernas a serem construídas. O termo utilizado na construção naval para esses gabaritos é
padrões.
modelos.
templates.
jigs.
cavaletes.
A construção de navios pode ser feita tanto em dique seco como em carreira. A respeito dessas formas de construção, afirma-se que
o dique seco é tão dependente de guindastes nas laterais como na carreira.
o dique seco não facilita a construção do meio flutuante, pela ausência de necessidade de correções, devido à declividade.
no dique seco, mesmo quando largo o suficiente, é incomum que mais de um meio flutuante possa ser construído ao mesmo tempo, como em carreira.
nos diques secos é incomum haver, além da porta batel principal, uma porta batel intermediária que permite selar uma região do dique, enquanto a outra está alagada, o que permite que mais de um meio flutuante possa ser construído ao mesmo tempo, como em carreira.
a grande vantagem do dique seco é ter uma forma de lançamento mais simples, em termos de operação, engenharia e custos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...