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Existe um tipo de construção do navio em que a sua estrutura (casco) é fabricada, montada, edificada e lançada ao mar, e só então é que os equipamentos, acessórios do casco e acabamento são instalados a bordo, com exceção daqueles necessários ao alinhamento da linha de eixo. Essa descrição corresponde à construção
simultânea.
integrada.
sequencial.
modular.
unitizada.
Existe um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação
em pirâmide.
por ilhas.
por seções.
por módulos.
por unidades.
Existe um desenho chave para a determinação do perfil das seções estruturais transversais do navio. Esse desenho corresponde ao plano de
cavernas.
balizas.
linhas.
transversinas.
expansão do chapeamento.
Há um desenho chave para a determinação da quantidade de chapeamento (peso em chapas) a ser utilizado na construção do navio. Esse desenho diz respeito ao plano de
quilhas.
balizas.
travessas.
linhas do alto.
expansão do chapeamento.
O conceito de CAD (Computer-Aided Design) evoluiu desde que apareceu pela primeira vez, em 1960. Quanto à sua filosofia de última geração, que se estabeleceu nos estaleiros criados após o ano 2000, a utilização também nas demais indústrias se deu de modo que
um sistema flexível de manufatura pudesse ser integrado, eletronicamente, aos departamentos de engenharia, produção e controle de estoques.
o desenho de superfícies fosse complementado por formas geométricas mais elaboradas.
a construção de um modelo computacional pudesse ser usada para a simulação do funcionamento do produto desenvolvido antes mesmo da fabricação.
as máquinas operatrizes executassem suas operações seguindo instruções de um computador.
as máquinas de controle numérico executassem suas operações seguindo instruções de um computador.
No que diz respeito à classificação e às atividades de embarcações, reconhece-se que os
navios-tanques são os que transportam granéis sólidos, líquidos e gases liquefeitos.
navios-petroleiros possuem alto coeficiente de bloco e, em geral, navegam em alta velocidade (acima de 20 nós).
navios de Apoio a Plataformas (PSV) são destinados ao envio de suprimentos, atividades de manuseio de âncoras e reboque de navios aliviadores.
navios de cabotagem são os que operam em rios e lagoas (navegação interior).
navios porta-contentores (baixo coeficiente de bloco) possuem algumas superestruturas localizadas mais à vante, permitindo o uso de motores maiores na praça de máquinas.
Em relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir.
I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade.
II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo.
III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No que se refere aos sistemas de geração térmica e elétrica em plataformas offshore, são corretas as afirmações a seguir, EXCETO que
a Planta de Utilidades é responsável pela geração termoelétrica da plataforma, e a Planta de Processos é constituída pelas máquinas relacionadas à produção.
o gás natural não utilizado como combustível, não exportado por gasoduto e não reinjetado no poço é queimado no flare das plataformas.
os turbocompressores utilizam gás natural como combustível para sua turbina e para injeção em poços pouco pressurizados.
os equipamentos de um sistema gerador a Diesel de uma plataforma flutuante podem operar nas mesmas rotações de seu funcionamento em fábrica ou refinaria.
os níveis de pressão sonora nas proximidades de um sistema de geração de energia acionado por motor a Diesel devem ser inferiores a limites recomendados por normas.
Em uma palestra sobre ensaios destrutivos e não destrutivos, o palestrante afirmou, corretamente, que o(a)
ensaio de líquido penetrante é indicado para detecção de defeitos laminares em chapas planas.
ensaio de partículas magnéticas pode ser usado em qualquer material sólido e não poroso.
ensaio de dureza pode ser conduzido por penetração, choque ou risco.
ensaio de compressão é importante para peças sujeitas a tensões cíclicas.
possibilidade de flambagem introduz erros em ensaios de tração.
Ensaios destrutivos são utilizados para determinação de propriedades mecânicas de corpos, o que envolve a compreensão de que
tanto os ensaios de tração quanto os de compressão permitem determinar as propriedades referentes à zona elástica.
o corpo de prova, no ensaio de dobramento, é provido de um entalhe para localizar sua ruptura quando submetido ao impacto de um martelo pendular.
o ensaio de impacto é indicado para eixos, hastes, brocas e outras peças sujeitas a torque durante sua operação.
o ensaio de tração é o que melhor simula a operação do material sob ação de esforços dinâmicos.
a estricção da seção no corpo de prova ocorre nos ensaios de torção e tração.
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