Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Existe um tipo de construção do navio em que a sua estrutura (casco) é fabricada, montada, edificada e lançada ao mar, e só então é que os equipamentos, acessórios do casco e acabamento são instalados a bordo, com exceção daqueles necessários ao alinhamento da linha de eixo. Essa descrição corresponde à construção

  • A.

    simultânea.

  • B.

    integrada.

  • C.

    sequencial.

  • D.

    modular.

  • E.

    unitizada.

Existe um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação

  • A.

    em pirâmide.

  • B.

    por ilhas.

  • C.

    por seções.

  • D.

    por módulos.

  • E.

    por unidades.

Existe um desenho chave para a determinação do perfil das seções estruturais transversais do navio. Esse desenho corresponde ao plano de

  • A.

    cavernas.

  • B.

    balizas.

  • C.

    linhas.

  • D.

    transversinas.

  • E.

    expansão do chapeamento.

Há um desenho chave para a determinação da quantidade de chapeamento (peso em chapas) a ser utilizado na construção do navio. Esse desenho diz respeito ao plano de

  • A.

    quilhas.

  • B.

    balizas.

  • C.

    travessas.

  • D.

    linhas do alto.

  • E.

    expansão do chapeamento.

O conceito de CAD (Computer-Aided Design) evoluiu desde que apareceu pela primeira vez, em 1960. Quanto à sua filosofia de última geração, que se estabeleceu nos estaleiros criados após o ano 2000, a utilização também nas demais indústrias se deu de modo que

  • A.

    um sistema flexível de manufatura pudesse ser integrado, eletronicamente, aos departamentos de engenharia, produção e controle de estoques.

  • B.

    o desenho de superfícies fosse complementado por formas geométricas mais elaboradas.

  • C.

    a construção de um modelo computacional pudesse ser usada para a simulação do funcionamento do produto desenvolvido antes mesmo da fabricação.

  • D.

    as máquinas operatrizes executassem suas operações seguindo instruções de um computador.

  • E.

    as máquinas de controle numérico executassem suas operações seguindo instruções de um computador.

No que diz respeito à classificação e às atividades de embarcações, reconhece-se que os

  • A.

    navios-tanques são os que transportam granéis sólidos, líquidos e gases liquefeitos.

  • B.

    navios-petroleiros possuem alto coeficiente de bloco e, em geral, navegam em alta velocidade (acima de 20 nós).

  • C.

    navios de Apoio a Plataformas (PSV) são destinados ao envio de suprimentos, atividades de manuseio de âncoras e reboque de navios aliviadores.

  • D.

    navios de cabotagem são os que operam em rios e lagoas (navegação interior).

  • E.

    navios porta-contentores (baixo coeficiente de bloco) possuem algumas superestruturas localizadas mais à vante, permitindo o uso de motores maiores na praça de máquinas.

Em relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir.

I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade.

II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo.

III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

No que se refere aos sistemas de geração térmica e elétrica em plataformas offshore, são corretas as afirmações a seguir, EXCETO que

  • A.

    a Planta de Utilidades é responsável pela geração termoelétrica da plataforma, e a Planta de Processos é constituída pelas máquinas relacionadas à produção.

  • B.

    o gás natural não utilizado como combustível, não exportado por gasoduto e não reinjetado no poço é queimado no flare das plataformas.

  • C.

    os turbocompressores utilizam gás natural como combustível para sua turbina e para injeção em poços pouco pressurizados.

  • D.

    os equipamentos de um sistema gerador a Diesel de uma plataforma flutuante podem operar nas mesmas rotações de seu funcionamento em fábrica ou refinaria.

  • E.

    os níveis de pressão sonora nas proximidades de um sistema de geração de energia acionado por motor a Diesel devem ser inferiores a limites recomendados por normas.

Em uma palestra sobre ensaios destrutivos e não destrutivos, o palestrante afirmou, corretamente, que o(a)

  • A.

    ensaio de líquido penetrante é indicado para detecção de defeitos laminares em chapas planas.

  • B.

    ensaio de partículas magnéticas pode ser usado em qualquer material sólido e não poroso.

  • C.

    ensaio de dureza pode ser conduzido por penetração, choque ou risco.

  • D.

    ensaio de compressão é importante para peças sujeitas a tensões cíclicas.

  • E.

    possibilidade de flambagem introduz erros em ensaios de tração.

Ensaios destrutivos são utilizados para determinação de propriedades mecânicas de corpos, o que envolve a compreensão de que

  • A.

    tanto os ensaios de tração quanto os de compressão permitem determinar as propriedades referentes à zona elástica.

  • B.

    o corpo de prova, no ensaio de dobramento, é provido de um entalhe para localizar sua ruptura quando submetido ao impacto de um martelo pendular.

  • C.

    o ensaio de impacto é indicado para eixos, hastes, brocas e outras peças sujeitas a torque durante sua operação.

  • D.

    o ensaio de tração é o que melhor simula a operação do material sob ação de esforços dinâmicos.

  • E.

    a estricção da seção no corpo de prova ocorre nos ensaios de torção e tração.

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