Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O conceito de controle e garantia de qualidade incorpora ênfase em dois componentes de um processo produtivo. Tais componentes são

  • A.

    produto e processo.

  • B.

    produto e pessoal.

  • C.

    processo e gerência.

  • D.

    processo e pessoas.

  • E.

    gerência e pessoas.

O controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são:

  • A.

    planejar, executar, verificar e atuar corretivamente.

  • B.

    planejar, programar, executar e verificar.

  • C.

    planejar, gerenciar, verificar e atuar corretivamente.

  • D.

    gerenciar, planejar, executar e atuar corretivamente.

  • E.

    programar, planejar, gerenciar e verificar.

A revitalização da indústria naval trouxe para o Brasil consequências como o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Sobre esse setor no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I – Apesar do fracasso do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o surgimento do pré-sal conseguiu impulsionar a indústria naval no Brasil.

II – O ressurgimento da indústria naval no país é fruto das novas estatais criadas para o setor.

III – A carência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura e a defasagem tecnológica são gargalos que precisam ser superados pelo setor naval no Brasil.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

O chapeamento das anteparas estruturais de um navio é reforçado através da colocação de perfis dispostos verticalmente, denominados

  • A.

    borboletas

  • B.

    escoas

  • C.

    prumos

  • D.

    travessas

  • E.

    vaus

Para amortecer a amplitude do movimento de balanço de um navio, são utilizadas, perpendicularmente ao seu casco, na altura da curva do bojo, no sentido longitudinal e em ambos os bordos, peças estruturais denominadas

  • A.

    bolinas

  • B.

    buchas

  • C.

    vigias

  • D.

    verdugos

  • E.

    pés de galinha

Um dos tratamentos térmicos mais importantes, utilizados em ligas de aço, é a têmpera. Esse tratamento tem como inconveniente a geração de tensões internas no material, em grande intensidade, que exigem um outro tratamento térmico corretivo posterior, que é a(o)

  • A.

    austêmpera

  • B.

    normalização

  • C.

    endurecimento

  • D.

    recozimento

  • E.

    revenido

O projeto de uma embarcação prevê a substituição do aço empregado na construção do convoo e da superestrutura por uma liga de alumínio naval. Essa medida visa, essencialmente, a

  • A.

    aumentar o peso e a reduzir a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.

  • B.

    aumentar o peso e a aumentar a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.

  • C.

    reduzir o peso e a reduzir a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.

  • D.

    reduzir o peso e a aumentar a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.

  • E.

    reduzir o peso e a manter a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.

A propriedade segundo a qual um metal acumula energia quando sofre deformação elástica, retornando à sua forma original após aliviar-se dessa energia, é denominada

  • A.

    ductilidade

  • B.

    dureza

  • C.

    fluência

  • D.

    resiliência

  • E.

    tenacidade

O sistema de construção transversal de um navio é caracterizado por apresentar muitos reforçadores

  • A.

    leves, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal.

  • B.

    leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal.

  • C.

    leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção transversal.

  • D.

    pesados, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção longitudinal.

  • E.

    pesados, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção transversal.

No sistema de construção longitudinal, diversos elementos estruturais são responsáveis por proporcionarem resistência longitudinal da viga navio. Um elemento que contribui para essa resistência é a(o)

  • A.

    caverna

  • B.

    escoa

  • C.

    hastilha

  • D.

    quilha

  • E.

    vau

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