Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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  • A. todos os critérios são atendidos nas três condições de carregamento.
  • B. todos os critérios são atendidos nas condições de carregamento X e Y, mas não na condição Z.
  • C. o critério 1 somente é atendido nas condições de carregamento X e Z.
  • D. o critério 2 somente é atendido nas condições de carregamento X e Z.
  • E. nenhuma das condições de carregamento atende totalmente aos critérios 1 e 2.

Em uma determinada situação, a proa do navio emerge totalmente da água para, na sequência, reentrar, gerando uma breve, mas intensa pressão na estrutura do fundo, a qual provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da estrutura. O carregamento dinâmico proveniente dessa situação é denominado

  • A. sloshing.
  • B. slamming.
  • C. sagging.
  • D. hogging.
  • E. heave.

Sob a perspectiva da aplicação da Lei de Hook generalizada em um material isotrópico, a deformação em uma determinada direção é o resultado

  • A. apenas da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos.
  • B. apenas da deformação aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira por meio da Razão de Poisson, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos.
  • C. da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade.
  • D. da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson.
  • E. da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade.

  • A. plano de cisalhamento puro na superfície da barra está paralelo ao eixo.
  • B. plano de cisalhamento puro na superfície da barra está a 30º em relação ao eixo.
  • C. plano de cisalhamento puro na superfície da barra está a 60º em relação ao eixo.
  • D. material da barra possui menor resistência à tração que ao cisalhamento.
  • E. material da barra possui menor resistência ao cisalhamento que à tração.

Em um navio em que seja utilizado óleo combustível, os dispositivos de armazenagem, distribuição e utilização do óleo devem ser tais que assegurem a segurança do navio e das pessoas a bordo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I - Os tanques de óleo combustível devem, preferencialmente, fazer parte da estrutura dos navios e estar localizados fora dos compartimentos de máquinas. II - Os óleos combustíveis, a exemplo dos óleos lubrificantes e outros óleos inflamáveis, podem ser armazenados e transportados nos tanques de colisão de vante. III - As redes de óleo combustível devem ficar localizadas distantes de unidades de alta temperatura, tais como caldeiras, redes de vapor, coletores de descarga e silenciosos. IV - Utilizam-se, normalmente, redes de extravasamento (ladrão) e válvulas de escape a fim de impedir que haja um excesso de pressão em qualquer tanque de óleo ou em qualquer parte do sistema de óleo combustível, inclusive nas redes de enchimento abastecidas pelas bombas de bordo. Estão corretas, APENAS, as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. III e IV.
  • C. C) I, II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

  • A. a opção P não é a melhor, uma vez que a sua bomba tem que vencer a uma coluna adicional de H metros de água.
  • B. a opção Q não é a melhor, uma vez que a sua bomba tem que descarregar na parte mais baixa da plataforma, vencendo uma coluna adicional de H metros de água.
  • C. a opção Q não é a melhor, uma vez que impõe uma pressão estática adicional equivalente a H metros de coluna de água, quando comparada com a opção P.
  • D. ambas as opções são equivalentes do ponto de vista da pressão nominal da bomba, pois devem vencer a mesma perda de carga.
  • E. ambas as opções são equivalentes do ponto de vista da pressão estática da bomba, pois devem vencer a mesma coluna de água.

  • A. 3 e 1.
  • B. 3 e 2.
  • C. 2 e 3.
  • D. 1 e 2.
  • E. 1 e 3.
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