Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um problema encontrado no projeto de um navio é a estimativa do seu peso leve, cujo valor é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Para que o peso leve não seja subestimado durante o projeto, analise as medidas a serem tomadas.

I – Inclusão de margem de peso para a solda.

II – Inclusão de margem de peso para espessura de chapas usadas na construção.

III – Inclusão de margem para o volume dos porões de carga.

É(São) válida(s) APENAS a(s) medida(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

O coeficiente adimensional de resistência  é função do número de

  • A.

    Reynold, que rege o atrito fluido sobre o casco do navio.

  • B.

    Reynold, que controla a geração de ondas pelo navio em movimento.

  • C.

    Froude, que rege o atrito fluido sobre o casco do navio.

  • D.

    Froude, que determina o fenômeno de cavitação em hélices.

  • E.

    Weber, que controla a geração de ondas pelo navio em movimento.

Na construção naval, a edificação de navios é, normalmente, realizada em carreiras ou diques secos. Em comparação à edificação em diques secos, a edificação em carreiras acarreta

  • A. facilidade de edificação do navio em um piso plano e necessidade de lançamento do casco.
  • B. menor custo para construção do estaleiro e dificuldade na edificação do navio, devido à inclinação do piso.
  • C. menor custo para construção do estaleiro e facilidade de edificação do navio em um piso plano.
  • D. maior custo para construção do estaleiro e dificuldade na edificação do navio, devido à inclinação do piso
  • E. maior custo para construção do estaleiro e necessidade de lançamento do casco.

  • A.

    4,70

  • B.

    5,00

  • C.

    5,40

  • D.

    5,70

  • E.

    6,00

Ao comparar-se o arranjo estrutural de cavernamento transversal com o longitudinal, foram feitas as observações a seguir. I – O sistema longitudinal apresenta uma maior quantidade de vaus como reforços secundários que o sistema transversal. II – Uma vantagem do sistema transversal é a capacidade de prover rigidez adequada ao chapeamento do convés, fundo e costado, quando em compressão por alquebramento ou tosamento em navios de grande porte. III – Nos navios menores, o sistema transversal pode ser vantajoso, por facilitar a construção. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) observação(ões)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

  • A.

    3, 4 e 2

  • B.

    3, 2 e 6

  • C.

    4, 2 e 1

  • D.

    5, 6 e 3

  • E.

    5, 4 e 1

Com relação ao projeto e à construção de navios, foram feitas as afirmações a seguir. I – Na construção modular, a parte estrutural, as máquinas, as redes entre outros, são construídos e instalados na carreira ou no dique, após a montagem de grandes blocos. II – No layout de um estaleiro moderno, o pátio de chapas deve estar localizado próximo da carreira ou do dique, para facilitar o transporte de chapas para a construção. III – Na metodologia conhecida como Espiral de Projeto, o projeto do navio é feito em várias fases, havendo um refinamento sucessivo dos cálculos visando o alcance dos seus objetivos. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

  • A. ambas disponibilizam altas pressões e baixas vazões, estando no mesmo extremo.
  • B. ambas disponibilizam altas pressões e altas vazões, estando no mesmo extremo.
  • C. ambas disponibilizam baixas pressões e altas vazões, estando no mesmo extremo.
  • D. bombas axiais disponibilizam altas pressões e baixas vazões, e bombas centrífugas, o contrário, estando em extremos opostos.
  • E. bombas centrífugas disponibilizam altas pressões e baixas vazões, e bombas axiais, o contrário, estando em extremos opostos.

Do ponto de vista da estimativa da resistência ao avanço de navios, a partir de ensaios com os seus respectivos modelos, a similaridade dinâmica entre um navio e seu modelo NÃO é exata, pois os(as) seus(suas)

  • A. números de Froude não podem ser iguais.
  • B. números de Reynolds não podem ser iguais.
  • C. números de Reynolds e Froude não são iguais, simultaneamente.
  • D. dimensões são diferentes.
  • E. dimensões e seus números de Froude não são iguais, simultaneamente.
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