Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Os valores podem ser diferentes, porém a montagem deve ter sido inadequada, pois pelo princípio de Arquimedes Δz = 0.
  • B. Os valores devem ser iguais, porém a montagem deve ter sido inadequada, pois pelo princípio de Arquimedes Δz = Δh, sendo ambas as cotas formas diferentes de medir a queda da linha piezométrica ao longo do escoamento.
  • C. O valor de Δz mede a queda da linha de tomada da pressão estática, devendo ser igual a h, pois a linha de tomada estática segue a de cota, logo há algo de errado na montagem.
  • D. O valor de Δz mede a queda da linha de energia, ou de tomada estática, e deve ser diferente de Δh, pois a linha de tomada estática não segue a de cota, logo não há nada de errado na montagem.
  • E. O valor de Δz mede a queda da linha piezométrica, que é completamente independente do valor de Δh, logo não há nada de errado na montagem.

Uma onda plana progressiva regular tem amplitude A = 4,5 metros e período T = 3π segundos. Considerando que a propagação se dá em um local onde a profundidade do mar é muito maior que o comprimento típico de ondas, os valores de velocidade de propagação, em m/s, e declividade de onda são, respectivamente, iguais a (Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2)

  • A.
  • B. 10 e π.
  • C. 10 e 5π.
  • D.
  • E. 15 e 5π.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Para estimativa da resistência residual de uma embarcação de comprimento igual a 130 metros, projetada para operar a uma velocidade de 12 nós, foi utilizado um modelo de 5 metros de comprimento. Para que o modelo possua o mesmo número de Froude que a embarcação em sua velocidade de serviço, a velocidade do reboque a ser efetuado em tanque de prova será, com precisão de uma casa decimal, igual a (Considere 1 nó = 0,514 m/s)

  • A. 0,5 m/s
  • B. 0,8 m/s
  • C. 1,0 m/s
  • D. 1,2 m/s
  • E. 1,5 m/s

Uma turbina a vapor do tipo condensante que utiliza estágio de empalhetamento tipo impulso é aquela na qual a

  • A. pressão de descarga é maior que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da mudança do momento linear do vapor.
  • B. pressão de descarga é menor que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da mudança do momento linear do vapor.
  • C. pressão de descarga é menor que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da redução de pressão do vapor.
  • D. pressão de descarga é maior que a pressão atmosférica e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da redução de pressão do vapor.
  • E. descarga é direcionada para o condensador e com estágio de empalhetamento no qual o trabalho realizado é resultado da mudança do momento linear do vapor.

Em relação ao projeto do sistema de ventilação da praça de máquinas de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Para facilitar a troca de calor, o ar deve ser insuflado diretamente sobre painéis elétricos e outros componentes que emitam calor. II - Para o fechamento de todas as entradas e saídas de ar da praça de máquinas, devem ser instalados dampers com acionamento externo. III - A quantidade total de ar insuflada deve ser necessária para atender à mais crítica condição de operação do navio. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Uma função das curvas de expansão empregadas nas redes de navios é

  • A. possibilitar a ampliação do sistema para levar a rede a outros compartimentos.
  • B. atuar como uma válvula, quando ocorre sobrepressão no sistema.
  • C. permitir o acoplamento de outros equipamentos ou válvulas no sistema.
  • D. permitir a deformação da rede sem danificá-la.
  • E. reduzir a perda de carga no sistema.

Em relação aos sistemas de propulsão de navios, analise as afirmativas a seguir. I – Os hélices de passo controlado visam a aumentar a eficiência do propulsor com a variação da velocidade do navio. II – O propulsor cicloidal (Voith-Schneider) dispensa o uso de lemes, permite alterar a velocidade, inverter a marcha e governar o navio, sem mudar o sentido das rotações da máquina propulsora. III – Os rebocadores dispensam o uso do tubo Kort, que reduz a eficiência do sistema de propulsão. Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. C) I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

  • A. 10 e 7,9
  • B. 10 e 8,5
  • C. 12 e 7,9
  • D. 12 e 8,2
  • E. 12 e 8,5

Um navio flutua sem trim e sem banda com deslocamento de 50.000 t. O valor do momento de inércia transversal, da área de linha dágua em relação à linha de centro (It), é 100.000 m4. O centro de gravidade, nessa condição, encontra-se a 1,6 m acima do centro de carena. Considerando que a posição do metacentro transversal não varie para pequenos ângulos de inclinação, o valor do momento necessário para inclinar o navio transversalmente, em 1 grau, é Dados: sen 1º = 0,017

  • A. 8,5 t.m
  • B. 17 t.m
  • C. 34 t.m
  • D. 170 t.m
  • E. 340 t.m
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