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O limite de fadiga usado nos critérios mais comuns de modos de falha, em uma determinada aplicação, é obtido pela redução do valor resultante do ensaio de fadiga, dependendo das particulares condições de aplicação do componente estrutural e da sua manufatura. Dentre os fatores abaixo, qual NÃO contém um fator diretamente responsável pela alteração do valor do limite de fadiga resultante do respectivo ensaio?
A área sob a curva de um espectro de mar é dada pelo momento espectral de ordem zero m0 = 0,09 m2. Nesse contexto, qual o valor, em metros, da amplitude significativa (A1/3)?
0,6
0,9
1,2
1,5
1,8
Um navio de 200m de comprimento e pontal de 14 m está submetido a um momento fletor máximo de 5.000 t x m. O eixo neutro, na seção mestra, está localizado a 6 m acima da quilha. Se a tensão de escoamento do aço e o momento de inércia da seção mestra em relação ao eixo neutro são iguais, respectivamente, a 250 MPa e 3,2 x 1012 mm4, o fator de segurança a ser considerado é igual a (Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2)
Considere a lei de comparação ou similaridade proposta por Froude para a estimativa da resistência ao avanço do navio. Com base no ensaio de reboque do modelo do casco em tanque de provas e no valor do fator de escala (λ) entre o modelo e o navio, a velocidade do ensaio será igual à velocidade do navio multiplicada por
Em relação aos equipamentos de amarração e fundeio, analise as afirmativas a seguir.
I - Por efeito de seu peso e desenho, a âncora possui a qualidade de, se largada em determinado fundo do mar, fazer presa nele e, se içada pela amarra, soltar- -se com facilidade.
II - Nos fundos que não sejam de boa tença, a desvantagem da âncora com menor poder de unhar é compensada retirando-se filame (comprimento da amarra fora do escovém) da amarra.
III - Com o navio fundeado, a amarra toma a forma de uma catenária que dá à amarração elasticidade, amortecendo qualquer choque brusco sobre a amarra e a âncora, o que é importante nos casos de mau tempo.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O equipamento de convés constituído por um ou dois tambores ligados a um eixo horizontal comandado por motor elétrico e cuja finalidade é alar uma espia ou suspender a amarra, fazendo, nesse caso, parte do aparelho de suspender, é denominado
turco
pau de carga
cabrestante
guindaste
molinete
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