Lista completa de Questões de Estatística do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
O teste de Ljung-Box testa se os resíduos são autocorrelacionados. A estatística desse teste consiste, basicamente, de uma soma dos quadrados das autocorrelações amostrais entre os resíduos.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
O teste de McLeod-Li aplica-se para resíduos independentes, identicamente distribuídos e não necessariamente normais. Para a realização desse teste, os resíduos são elevados ao quadrado e, sobre a série de resíduos ao quadrado, aplica-se o mesmo procedimento aplicado no teste de Ljung-Box.
Em uma distribuição positivamente assimétrica, tem-se que
a média é maior do que a moda, e a moda maior do que a mediana.
a moda é maior do que a mediana, e a mediana maior do que a média.
a moda é maior do que a média, e a média maior do que a mediana.
a mediana é maior do que a moda, e a moda maior do que média.
a média é maior do que a mediana, e a mediana maior do que a moda.
Estatística - Sinos, Assimetrias e Curtoses - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
A curtose é nula.
Acerca do teste da razão de verossimilhança mencionado no texto, julgue os itens que se seguem.
I Sob a hipótese nula, a distribuição assintótica da estatística é aproximadamente normal. II Entre os testes de tamanho , o teste da razão de verossimilhança é o mais poderoso. III O erro do tipo II ocorre quando a hipótese nula é rejeitada sendo que, na realidade, ela é verdadeira. A quantidade de itens certos é igual aInstruções: Para responder às questões de números 55 a 57, considere as tabelas a seguir.
Elas fornecem alguns valores da função de distribuição F(x). A tabela 1 refere-se à variável normal padrão, as tabelas 2 e 3 referem-se à variável t de Student com 15 e 16 graus de liberdade, respectivamente:
Seja X uma variável aleatória, com distribuição normal, com média μ e desvio padrão 6. Para o teste da média μ = 11 contra μ = 13, retirou-se uma amostra aleatória de 100 elementos de X, tendo-se observado para a média amostral o valor 12,2. O nível descritivo do teste é
Para testar a hipótese da igualdade de médias da variável X de três grupos A, B e C, cada um contendo 6 observações, foi construída a tabela de análise de variância (ANOVA) a seguir.
Utilizando os dados da tabela de análise de variância fornecida acima, o valor de a (estatística F calculada) e a conclusão do teste, ao nível de 5%, são:
Para a resolução das questões que se seguem, lembre-se de que 90% da área abaixo da curva normal padrão se encontram entre -1,645 e 1,645, e 95% da área abaixo da curva normal padrão se encontram entre -1,96 e 1,96.
Um teste de hipóteses apresentou p-valor igual a 0,07. Portanto, nos níveis de significância de 10% e 5%, respectivamente, a hipótese nula:
pode ou não ser rejeitada, dependendo de a hipótese ser simples ou não.
Para testar H0: p = 0,5 versus H1: p = 0,8, em que p representa uma proporção populacional de "sucessos", será usada uma amostra aleatória simples de tamanho 4 e o critério de decisão que rejeita H0 se forem observados quatro "sucessos" na amostra. As probabilidades de erro tipo I e tipo II valem respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...