Lista completa de Questões de Estatística do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um bairro possui 100 quarteirões, sendo que cada quarteirão possui 121 domicílios. Em uma pesquisa por amostragem domiciliar, foram selecionados aleatoriamente 15 quarteirões, sendo entrevistados os moradores de todos os domicílios dos quarteirões selecionados. Se o coeficiente de correlação intraclasse é 0,8, o efeito de conglomeração é, aproximadamente,
5
9
13
25
97
Com relação aos planos amostrais, julgue o próximo item.
A diferença principal entre amostragem estratificada e amostragem por conglomerados é que, no caso da estratificada, a população é dividida artificialmente em estratos, e, no caso da amostragem por conglomerados, a população já é naturalmente dividida em subpopulações.
No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir.
No plano amostral por conglomerados, o coeficiente de correlação intraclasse mede o quanto os elementos dentro dos conglomerados são similares, sendo que, quanto maior for o coeficiente, mais heterogêneos são os conglomerados e melhores serão os resultados obtidos por meio desse tipo de plano amostral.
No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir.
Considerando uma população finita, de N indivíduos, a média amostral, calculada a partir de amostra de tamanho n < N, é um estimador não viciado para a média populacional tanto no caso de a amostragem aleatória simples ser feita sem reposição quanto no caso em que é feita com reposição.
No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir.
Tanto na amostragem estratificada quanto na amostragem por conglomerados, a população é dividida em grupos. Na amostragem por conglomerados, de cada grupo seleciona-se um conjunto de elementos; na amostragem estratificada, devem-se selecionar quais estratos serão amostrados e, desses, observar todos os elementos.
Julgue os itens que se seguem, referentes às técnicas de amostragem e de inferência estatística.
No plano de amostragem por cotas, uma técnica probabilística, divide-se a população em classes de interesse e se seleciona uma quantidade de indivíduos de cada classe (quotas) para compor a amostra.
Julgue os itens que se seguem, referentes às técnicas de amostragem e de inferência estatística.
Uma pesquisa de âmbito nacional para obter a intenção dos brasileiros na eleição para presidente da República pode ser feita com base em uma amostragem que considera pelo menos três estágios: por região, por estado e por município.
Julgue os itens que se seguem, referentes às técnicas de amostragem e de inferência estatística.
Considerando-se que, em uma amostragem estratificada para proporções, todos os estratos apresentem a variância populacional igual a 0,25, é correto afirmar que a fórmula para o cálculo do tamanho da amostra se reduz ao caso de amostra aleatória simples.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens, relativos a correlação, regressão e distribuições conjuntas.
Para os coeficientes o cálculo das estimativas de mínimos quadrados depende da hipótese de normalidade dos erros aleatórios
Um analista deseja inspecionar um lote de 500 pacotes com encomendas internacionais. Como essa inspeção requer a abertura de cada pacote, ele decidiu fazê-la por amostragem, selecionando n pacotes desse lote. O analista dispõe de um cadastro que permite localizar precisamente cada pacote do lote por meio de um código de identificação.
Com base nessas informações e nos conceitos de amostragem, julgue os itens a seguir.
Para se calcular o tamanho da amostra com o objetivo de se estimar a proporção de pacotes que necessitam de recolhimento de impostos, independentemente do nível de confiança desejado, o analista deverá usar a fórmula n = 1/E2, em que E é o erro amostral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...