Questões de Estatística do ano 2014

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Considere os resultados a seguir.

Sobre os coeficientes do modelo de regressão linear múltipla, é correto afirmar que

  • A. β1 é significativo ao nível de 1% de significância.
  • B. β2 é significativo ao nível de 10% de significância.
  • C. β0 e β2 são significativos ao nível de 5% de significância.
  • D. β1 e β2 não são significativos ao nível de 5% de significância.

Considere um estudo em que foram medidas 40 variáveis. Percebeu-se que as variáveis estavam correlacionadas entre si e, por isso, foi aplicada a análise fatorial com o objetivo de identificar um número menor de novas variáveis alternativas (fatores), não correlacionadas e que, de algum modo, sumarizassem as informações principais das variáveis originais. Os autovalores de 12 fatores obtidos pelo método de componentes principais são mostrados na tabela abaixo:

 

O percentual da variância total explicada pelos 4 primeiros fatores é, aproximadamente,

  • A. 27,0%.
  • B. 42,5%.
  • C. 57,5%.
  • D. 73,0%.

 

A definição anterior se refere à análise

  • A. discriminante.
  • B. agrupamentos.
  • C. correspondência.
  • D. correlações canônicas.

Foram obtidos os seguintes dados para a idade dos filhos de uma amostra aleatória de 50 pessoas:

4, 5, 5, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 7, 7, 7, 7, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 8, 9, 9, 9, 9, 9, 9, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 10, 11, 11, 12, 12, 13, 13, 14, 15, 15, 15, 16, 16, 18, 23

Dessa amostra, conclui-se que a distribuição

  • A. tem assimetria negativa.
  • B. indica subpopulações com assimetria negativa.
  • C. é simétrica.
  • D. tem assimetria positiva.
  • E. é parte assimétrica positiva e parte simétrica.

  • A. 0,7 salários mínimos.
  • B. 0,6 salários mínimos.
  • C. 0,5 salários mínimos.
  • D. 0,4 salários mínimos.
  • E. 0,3 salários mínimos.

Levando em consideração um teste de correlação cruzada, pode-se concluir que

  • A. a relação entre a variável de entrada e de saída é binomial.
  • B. somente é usado com variáveis discretas.
  • C. pode haver atraso entre as variáveis.
  • D. para variáveis fortemente não lineares é um teste perfeito.
  • E. pode ser utilizado para entradas de variáveis discretas e saídas com variáveis discretas.

A amplitude semi-interquartílica é uma medida de variabilidade utilizada para comparar dois ou mais grupos em termos de homogeneidade e heterogeneidade. Quanto menor a amplitude semi-interquartílica, mais homogêneo é o grupo. A medida de tendência central utilizada para definir a amplitude semi-interquartílica é o(a)

  • A. média.
  • B. mediana.
  • C. moda.
  • D. variância.
  • E. desvio-padrão.

A amplitude do intervalo de classes determinado para a construção do gráfico é de

  • A. 1,90m.
  • B. 0,50m.
  • C. 0,30m.
  • D. 0,10m.
  • E. 0,05m.

Levando em consideração os dados presentes no gráfico, a frequência relativa à altura de 1,80m é de

  • A. 10%.
  • B. 8,6%.
  • C. 7,5%.
  • D. 6,7%.
  • E. 5,8%.

Em uma cidade, 1/5 das pessoas é favorável ao Projeto de Lei criado pelo vereador A, e 1/3 das pessoas é favorável ao Projeto de Lei criado pelo vereador B. Se todas as pessoas favoráveis ao projeto A também são favoráveis ao projeto B, então a probabilidade de uma pessoa sorteada aleatoriamente não ser favorável ao projeto A e não ser favorável ao projeto B é

  • A. 1/3.
  • B. 2/3.
  • C. 1/15.
  • D. 2/15.
  • E. 8/15.
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