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Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir acerca de controle estatístico de qualidade.
O diagrama de causa e efeito (espinha de peixe) é um tipo de árvore de falhas em que as possíveis causas de problemas no processo são identificadas.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um veículo de comunicação divulgou matéria acerca do resultado das políticas adotadas em certo país nos últimos 9 anos. De acordo com a matéria, essas políticas ocasionaram:
- aumento da desigualdade social (o índice Gini subiu de 44,1 para 48);
- queda na produção de petróleo de 3,3 milhões de barris para 2,5 milhões de barris por dia;
- aumento de 39% na taxa de desemprego.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir.
No Brasil, a taxa de desemprego aberto entre as pessoas que nunca trabalharam é definida pelo IBGE como a relação entre o número de pessoas desocupadas que nunca trabalharam e o número de pessoas economicamente ativas, em um período de referência da pesquisa.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Em muitas situações práticas são realizadas observações sobre um número grande de variáveis correlacionadas e, nesse caso, é natural procurar-se maneiras de reduzir a dimensão do problema, isto é, do número de variáveis a serem estudadas, sem sacrificar muito a informação acerca das variáveis contidas na matriz de covariância. Em uma determinada técnica de análise multivariada, desenvolvida por Hotelling, os eixos coordenados representando as variáveis originais são rotacionados para dar origem a um novo sistema de coordenadas representando variáveis com certas propriedades ótimas de suas variâncias, o que equivale a fazer uma transformação ortogonal especial das variáveis originais. Assim, a primeira nova variável é a combinação linear normalizada das variáveis originais com máxima variância. A segunda nova variável é a combinação linear normalizada das variáveis originais com máxima variância entre todas as combinações lineares não correlacionadas com a primeira nova variável e assim por diante. Então a técnica acaba por caracterizar ou explicar a variabilidade de um vetor de variáveis substituindo-o por um novo vetor com um número menor de variáveis com grandes variâncias. Esta técnica é conhecida como:
análise discriminante.
correlação canônica.
análise de conglomerados.
análise de componentes principais.
análise de correspondência.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A análise de componentes principais é uma técnica da análise multivariada que permite formar um ranking dessas escolas com base nesses dados.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
Independentemente da distribuição das notas da Prova Brasil, caso seja necessário simular as notas dessa prova para permitir a aplicação de teorias assintóticas, é recomendável a aplicação do método de Monte Carlo, considerando-se que as notas da referida prova seguem distribuição normal.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A análise discriminante é técnica multivariada equivalente a um modelo de regressão linear múltiplo.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A mineração de dados (data mining) é um método computacional que permite extrair informações a partir de grande quantidade de dados.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Se o limite superior de especificação para os diâmetros dos parafusos for igual a 10 mm, então a média do processo será igual ou superior a 8,5 mm.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a chegada e o atendimento de estudantes em determinada fila para matrícula em uma escola possam ser modelados segundo um passeio aleatório simples em tempo discreto t = 0, 1, 2, 3 ... e que, em cada instante t, apenas dois eventos sejam possíveis: ou um novo estudante entra na fila com probabilidade p ou um estudante na fila é atendido com probabilidade 1 - p. Suponha, ainda, que, no instante inicial t = 0, a quantidade de estudantes na fila não seja nula e grande o suficiente para que a fila não fique vazia em pouco tempo, e que, a cada instante t, no máximo um estudante pode ser atendido.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
Na situação em que se consideram apenas os dois instantes iniciais, sendo t = 1 e t = 2, e p = 0,6, é mais provável que a fila não cresça.
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