Lista completa de Questões sobre Teste de Hipótese para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o teste de hipóteses sobre um parâmetro de uma distribuição populacional, assinale a opção correta.
A probabilidade de erro do tipo I é a probabilidade de rejeição da hipótese nula quando essa hipótese é, de fato, verdadeira.
O nível de significância do teste é dado pela probabilidade de erro do tipo II.
A soma da probabilidades de erro do tipo I e da probabilidade de erro do tipo II deve ser sempre igual a um.
O poder do teste é definido como 1 - {probabilidade de erro do tipo I}.
Ainda com base nas informações do texto, julgue os itens a seguir.
I Fixando-se a probabilidade de ocorrer um erro do tipo I em 0,025, é correto afirmar que há evidências estatísticas contra a hipótese nula.
II Fixando-se a probabilidade de ocorrer um erro do tipo I em um valor superior a 0,025, a hipótese nula não seria rejeitada.
III O nível descritivo do teste (p-valor) é um valor inferior a 0,024.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
O fabricante de uma balança de precisão afirma que o desvio padrão das medições dessa balança é de 0,0002 g. Considere que um usuário dessa balança faça um experimento para testar a afirmação do fabricante. Após 8 medições, esse usuário verifica que o desvio padrão amostral foi igual a 0,0005 g. O usuário decide testar a hipótese nula versus a hipótese alternativa . Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se a hipótese nula for rejeitada em nível de significância de 5%, então o poder do teste será de 95%.
A análise do comportamento das vendas de uma empresa durante os últimos anos permitiu apurar uma tendência linear de crescimento ao longo do tempo com sazonalidade.
Por meio do método dos mínimos quadrados, a empresa deduziu a reta de tendência como sendo Yt 5 25 t, em que Yt são as vendas, em milhares de reais, em t, que representa o trimestre correspondente das vendas (t 1 é o primeiro trimestre de 2001; t 2 é o segundo trimestre de 2001, e assim por diante).
Esta empresa poderá adotar o modelo multiplicativo, caso se verifique que os movimentos estejam associados ao nível de tendência, ou adotar o modelo aditivo, caso se verifique movimentos em torno da tendência que não dependam de seu nível.
O quadro a seguir fornece os fatores sazonais, caso seja adotado o modelo multiplicativo, e as médias das diferenças (vendas observadas menos vendas obtidas pela tendência) por trimestre, caso seja adotado o modelo aditivo.
A previsão de vendas, em milhares de reais, para o primeiro trimestre de 2006 é
= 1 - .
é o nível de significância do teste.
só se comete Erro Tipo I quando a amostra tiver menos do que 30 observações.
só se comete Erro Tipo II quando a amostra tiver menos do que 30 observações.
a probabilidade de não se cometer erro algum em um teste é igual a .
Em uma distribuição de sinistro S, formulando-se a hipótese de que não há diferença entre a freqüência esperada e a observada (hipótese nula: Ho). Donde, segundo um determinado nível de significância, podemos afirmar que ocorreu
Com base nessas informações e com o auxílio da tabela da distribuição normal padrão, caso seja necessário, julgue os itens que se seguem.
Considere-se que se deseja testar a hipótese nula H0: p $ 0,80 versus a hipótese alternativa HA: p < 0,80, em que p representa a proporção populacional de usuários satisfeitos. Nesse caso, com um nível de significância de 1,0%, a hipótese nula não é rejeitada.
Com base nessas informações e com o auxílio da tabela da distribuição normal padrão, caso seja necessário, julgue os itens que se seguem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...