Lista completa de Questões sobre Teste de Hipótese para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A vacina Z tem sido usada há anos para controlar determinada doença. Um experimento é conduzido para avaliar se uma nova vacina, a vacina X, é mais efetiva que a vacina Z. A vacina Z continuará sendo usada, se não houver evidências suficientes sobre a maior eficiência da vacina X.
Com relação à situação apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.
No caso apresentado, entre os dois tipos de erro, o mais importante é evitar a ocorrência do erro do tipo I.
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.
Julgue os itens a seguir, acerca de noções e conceitos de estatística e de tratamento de dados estatísticos.
Acerca do teste da razão de verossimilhança mencionado no texto, julgue os itens que se seguem.
I Sob a hipótese nula, a distribuição assintótica da estatística é aproximadamente normal. II Entre os testes de tamanho , o teste da razão de verossimilhança é o mais poderoso. III O erro do tipo II ocorre quando a hipótese nula é rejeitada sendo que, na realidade, ela é verdadeira. A quantidade de itens certos é igual aInstruções: Para responder às questões de números 55 a 57, considere as tabelas a seguir.
Elas fornecem alguns valores da função de distribuição F(x). A tabela 1 refere-se à variável normal padrão, as tabelas 2 e 3 referem-se à variável t de Student com 15 e 16 graus de liberdade, respectivamente:
Seja X uma variável aleatória, com distribuição normal, com média μ e desvio padrão 6. Para o teste da média μ = 11 contra μ = 13, retirou-se uma amostra aleatória de 100 elementos de X, tendo-se observado para a média amostral o valor 12,2. O nível descritivo do teste é
Para testar a hipótese da igualdade de médias da variável X de três grupos A, B e C, cada um contendo 6 observações, foi construída a tabela de análise de variância (ANOVA) a seguir.
Utilizando os dados da tabela de análise de variância fornecida acima, o valor de a (estatística F calculada) e a conclusão do teste, ao nível de 5%, são:
Para a resolução das questões que se seguem, lembre-se de que 90% da área abaixo da curva normal padrão se encontram entre -1,645 e 1,645, e 95% da área abaixo da curva normal padrão se encontram entre -1,96 e 1,96.
Um teste de hipóteses apresentou p-valor igual a 0,07. Portanto, nos níveis de significância de 10% e 5%, respectivamente, a hipótese nula:
pode ou não ser rejeitada, dependendo de a hipótese ser simples ou não.
Para testar H0: p = 0,5 versus H1: p = 0,8, em que p representa uma proporção populacional de "sucessos", será usada uma amostra aleatória simples de tamanho 4 e o critério de decisão que rejeita H0 se forem observados quatro "sucessos" na amostra. As probabilidades de erro tipo I e tipo II valem respectivamente:
Suponha que amostras aleatórias simples independentes de tamanhos n1, n2, ..., nk sejam extraídas de k (k 2) populações contínuas com o objetivo de testar a hipótese nula de que não há diferenças nos tratamentos, de modo que podemos supor que todas as observações provêm de uma mesma população, contra a hipótese alternativa de que há diferenças na locação dos tratamentos aplicados, ou seja, estamos no contexto da análise da variância de um critério.
Em relação ao teste de Kruskal-Wallis, avalie as afirmativas a seguir: I - O teste é adequado para situações em que a suposição de normalidade típica da análise de variância não pode ser feita. II - Para executar o teste, inicialmente as N (N = n1+ n2 ... nk) observações são dispostas como se compusessem uma única amostra e os respectivos postos são determinados. Em seguida são calculadas as somas Ri dos postos das observações de cada amostra i, i= 1, ..., k. III - A estatística de teste é IV %u2013 Assintoticamente, H tem distribuição qui-quadrado com k %u2013 2 graus de liberdade quando a hipótese nula é verdadeira. Estão corretas somente as afirmativas:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...