Lista completa de Questões de Ética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No atendimento ao público, tratar as pessoas com cortesia, delicadeza é uma:
perda de tempo pois o que importa é resolver o problema com eficiência.
forma de transmitir uma idéia de lentidão no atendimento, prejudicando a eficiência.
Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as ações antiéticas no exercício da função, previstas no Código de Ética do Servidor Público, assinale a opção correta.
O servidor público poderá fazer uso do cargo ou função, de facilidades ou amizades, da posição e de influências, para obter favores para os outros, sendo-lhe vedado qualquer favorecimento para si próprio.
O servidor público, em função de seu espírito de solidariedade, pode ser conivente com alguns erros, o que não constitui infração ao Código de Ética do Servidor Público ou ao de sua profissão.
O servidor público não pode permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
O servidor público poderá pleitear, solicitar, sugerir ou receber ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação para si próprio, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão, e não poderá fazê-lo para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em termos de relações humanas no trabalho, estamos sempre participando de grupos e desenvolvendo relações interpessoais. Neste sentido, são comportamentos favorecedores de relações humanas adequadas:
1- comportamentos agressivos (ataque verbal, ironia) com pessoas que discordam de suas idéias.
2- capacidade de ouvir e tentar compreender o que os outros dizem.
3- disponibilidade para receber sugestões e influências de outros membros do grupo.
4- buscar aliados no grupo visando manipular as decisões, controlar pessoas e criar obstáculos a quem discorda de suas idéias.
O correto está somente em:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O bom profissional preocupa-se com seu desempenho competente e, também, principalmente, com o fundamento ético-moral de seu trabalho. Assim, é correto afirmar que:
1- não basta ser competente. É preciso ser ético para produzir qualidade no trabalho com pessoas e grupos.
2- é correto dar maior atenção, apoio e privilégios a pessoas de seu círculo pessoal de amizade, pois assim estará sendo cortês.
3- manipular as pessoas nos processos interativos em grupo, para ter ganhos pessoais, enfrentar dificuldades ou obter resultados rápidos para a empresa é um comportamento competente e ético.
O correto está apenas em:
Um servidor público federal encarregado de atividade de fiscalização de determinada agência reguladora solicitou ao dirigente de uma empresa por ele fiscalizada que patrocinasse as despesas de impressão de uma revista editada pela entidade de classe à qual ele (servidor) pertence. Nessa hipótese, considerando o que estabelece o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que esse servidor:
não incidiu em conduta antiética porque não causou qualquer prejuízo à moralidade administrativa.
não incidiu em conduta antiética porque não auferiu qualquer vantagem pessoal.
não incidiu em conduta antiética porque não exigiu o patrocínio; apenas o solicitou.
não incidiu em conduta antiética porque a solicitação tinha objetivo informativo.
incidiu em conduta antiética, vedada por esse Código.
Com relação à ética e à Legislação Profissional, marque a afirmativa incorreta.
A Lei nº 7489 é responsável pela regulamentação do exercício profissional da enfermagem no Brasil, aprovada em 1986.
O Conselho Federal de Enfermagem é o órgão que tem a competência para cassar o diploma do profissional.
A ética em enfermagem é obrigatória por lei e tem por objetivo assegurar a dignidade do profissional e do cliente.
A saúde como "direito de todos e dever do Estado" tem sua base legal na Constituição Federal de 1988 e Lei nº 8080/90.
A desobediência ao código de Deontologia de Enfermagem é classificada como crime de responsabilidade institucional.
Suponha que você seja convocado, por seu supervisor, para realizar uma atividade de manutenção em um telhado do prédio no qual você trabalha. Diante desta convocação, procurando agir de maneira adequada, você deve:
buscar orientações detalhadas sobre qual serviço deverá ser executado, planejar os procedimentos adequados para execução da tarefa, separar todo o material necessário e se dirigir ao local para iniciar o serviço.
seguir imediatamente para o local do serviço, subir no telhado, tentar identificar qual a tarefa que deverá ser executada, descer para apanhar as ferramentas e depois subir para dar início ao serviço.
subir no telhado sem saber qual serviço deverá ser realizado e, caso não o identifique, descer imediatamente para conversar com o seu supervisor.
transportar todas suas ferramentas para cima do telhado, depois descer e perguntar ao seu supervisor qual tarefa deve ser executada e subir novamente no telhado para realizar o serviço.
A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. O servidor público, ao tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente, segundo o código de ética, comete
dano moral aos usuários do serviço público.
ofensa à disciplina no trabalho.
ato de desumanidade aos usuários do serviço público.
conduta negligente no desempenho da função.
Sobre as Comissões de Ética no âmbito da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir:
I. As Comissões de Ética serão formadas por três servidores e seus respectivos suplentes.
II. A Comissão de Ética poderá aplicar a pena de censura e suspensão a servidor público.
III. A Comissão de Ética, de ofício, poderá instaurar processos para apurar desvios da conduta éticofuncional de servidor público.
São verdadeiras somente as afirmativas:
Acerca dos deveres do servidor público, previstos no Código de Ética desse profissional, assinale a opção correta.
O servidor público somente poderá desprezar o elemento ético de sua conduta quando tiver de decidir entre o honesto e o desonesto, que se encontra fora do âmbito de outras decisões, como entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, consoante as regras contidas na Constituição Federal.
Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da administração pública. Nenhum Estado pode crescer sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam tanto a dignidade humana quanto a de uma nação.
A moralidade da administração pública limita-se à distinção entre o bem e o mal, segundo a idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, principalmente nos casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...