Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Pacientes portadores de hipertensão fazem acompanhamento ambulatorial, cujos medicamentos comumente prescritos são: hidroclorotiazida, carvedilol e enalapril. A que classe terapêutica, ou mecanismo de ação, esses medicamentos fazem parte, respectivamente:
Agonista beta adrenérgico, inibidor da fosfolipase A2, antagonista de receptores muscarínicos.
Diurético de alça, agonista beta2 adrenérgico, inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Diurético que atua sobre o túbulo distal, bloqueador dos receptores beta adrenérgicos e inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Diurético que atua sobre o túbulo proximal, bloqueador dos receptores alfa adrenérgicos e inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Diurético poupador de potássio, antagonista beta2 adrenérgico, inibidor da fosfolipase A2.
Devido a uma lesão no joelho esquerdo, um paciente de 35 anos faz uso de diclofenaco sódico 50mg, de 8 em 8 horas. O mesmo paciente necessitou de uma cirurgia de emergência e apresentou um quadro de hemorragia intraoperatório. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a explicação farmacológica para o ocorrido.
O diclofenaco sódico é um anti-inflamatório específico, isto faz com que aja em COX1, causando hemorragia.
O diclofenaco sódico é um anti-inflamatório específico, e isso faz com que ele aja na rede plaquetária causando a hemorragia.
A hemorragia do paciente não está relacionada com o uso de diclofenaco sódico.
O diclofenaco sódico é um anti-inflamatório inespecífico, e isso faz com que aja tanto em COX1 como em COX2, causando a desagregação plaquetária.
uma doença emergente com duas formas clínicas principais, a renal e a cardiopulmonar. A forma renal é mais freqüente na Europa e na Ásia, enquanto a forma cardiopulmonar ocorre somente no continente americano:
Dengue;
AIDS;
Hantavirose;
Rubéola.
Paciente masculino, 67 anos, portador de hipertensão arterial sistêmcia e artrite reumatóide. Para o controle da pressão utiliza captopril e hidroclorotiazida. Nas crises de artrite utiliza piroxicam para controle principalmente da dor. No último surto de artrite, as cifras pressóricas se elevaram mais do que normalmente ocorria e a sensação de ardência estomacal se tornou insuportável. Trata-se de RNM que pode ser classificado como:
RNM 5: problema de segurança não quantitativa relacionada à lesão gástrica e interação medicamentosa negativa com os antihipertensivos.
RNM 3: problema de inefetividade não quantitativa relacionada à interação medicamentosa negativa com os antihipertensivos e à lesão gástrica.
RNM 1: problema de necessidade realcionada a falta de medicamentos para a lesão gástrica e hipertensão não controlada.
RNM 4: problema de inefetividade quantitativa relacionada à interação medicamentosa negativa com os anti-hipertensivos e à lesão gástrica.
Esse fato não é considerado um RNM.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Sobre os contraceptivos orais, é correto afirmar que:
São exemplos de pílulas de estrógenos: Levonogestrel, desogestrel e gestodeno.
O estrógeno inibe a secreção do Hormônio Luteinizante e, assim, previne a ovulação, também estimula a produção de muco cervical menos susceptível à passagem do esperma.
O estrógeno inibe a secreção de FSH via retroalimentação negativa na hipófise anterior, e assim suprime o desenvolvimento do ciclo ovariano.
Os contraceptivos de emergência consistem em dois comprimidos, um de progesterona e outro de estrogênio e são tomados em dose única. É efetiva se tomada até 48 horas após o coito e repetida 12 horas mais tarde.
Os contraceptivos de emergência consistem em dois comprimidos, um de progesterona e outro de estrogênio e são tomados em dose única. É efetiva se tomada até 48 horas após o coito e repetida 12 horas mais tarde.
M. J., 70 anos, sexo masculino, em tratamento decorrente de infarto agudo do miocárdio (IAM) há 5 anos faz uso de warfarina (anticoagulante oral) para a prevenção de trombose. No último mês, teve episódios de dores articulares e está fazendo uso de cetoprofeno. O farmacêutico observou as prescrições médicas de diferentes médicos e observou que poderia estar ocorrendo uma interação medicamentosa, na qual o paciente estava apresentando algumas petéquias na pele. Sobre esta interação medicamentosa ocorrida no paciente, assinale a alternativa correta.
A interação cetoprofeno com a warfarina pode ser evitada separando os horários de administração, com intervalo de pelo menos 8 horas.
Durante o uso da warfarina, o paciente deve ser orientado a aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina K.
O cetoprofeno potencializa a ação anticoagulante da warfarina por induzir sua biotransformação hepática.
O cetoprofeno compete com a warfarina pela ligação das proteínas plasmáticas, aumentando a fração do anticoagulante.
Assinale a alternativa CORRETA sobre efeitos farmacológicos, segundo Rang & Dale, 2007.
Os fármacos agem principalmente sobre alvos celulares, produzindo efeitos em diferentes níveis funcionais.
O efeito direto do fármaco sobre seu alvo não produz respostas agudas no âmbito da bioquímica celular ou fisiológica.
Respostas agudas geralmente conduzem a efeitos retardados que se manifestam em curto prazo, como dessensibilização ou infrarregulação dos receptores, hipertrofia, atrofia ou remodelamento dos tecidos, tolerância e dependência.
As respostas retardadas que se manifestam a curto prazo resultam de alterações na expressão de genes, embora os mecanismos por meio dos quais os efeitos agudos provocam tais alterações sejam, muitas vezes, mal entendidos.
Os efeitos terapêuticos somente estão baseados em respostas agudas.
Para um paciente com aumento de leucócitos na urina e diagnosticado com infecção urinária, o médico do pronto-socorro prescreveu o antibiótico Ciprofloxacina 500mg, de 12 em 12 horas. O paciente teve um desconforto estomacal e ingeriu por conta própria um antiácido. Assinale a alternativa que apresenta uma possível reação a esta mistura medicamentosa.
A absorção do antibiótico não será alterada.
A absorção do antibiótico será diminuída.
A metabolização do antibiótico será intensificada.
O antimicrobiano será deslocado das proteínas plasmáticas, aumentando o seu efeito terapêutico.
Com relação à elaboração dos procedimentos operacionais padrão (POPs),
deve-se copiar procedimentos de livros ou de outras organizações, pois é preciso aproveitar experiências já implantadas para reger nossas atividades.
a pessoa que executa a tarefa não deve ser a mesma que descreve o procedimento evitando sugestionamentos.
a linguagem utilizada deverá estar em consonância com o grau de instrução das pessoas envolvidas na direção da empresa; os procedimentos devem ter linguagem formal, descrevendo detalhadamente as rotinas.
a sua implantação exclui a necessidade do laboratório em fazer análises críticas periódicas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre fármacos, segundo Rang & Dale, 2007.
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas exclusivamente por difusão passiva.
O peso molecular de um fármaco é mais importante que a lipossolubilidade na determinação da taxa de difusão passiva através das membranas.
A partição do pH significa que os ácidos fortes tendem a acumular-se em compartimento com pH relativamente alto.
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas exclusivamente por diferença mediada por transportadores.
Para atravessar as barreiras celulares, os fármacos devem atravessar membranas lipídicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...