Lista completa de Questões sobre Nutrição Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, acerca das vias de administração e das doses, importantes fatores para a farmacocinética de medicamentos.
O termo parenteral refere-se às vias intradérmica, subcutânea, intramuscular e intravenosa.
A ação de fármacos depende de sua interação com outros componentes presentes no organismo do paciente, como os alimentos. No que se refere a esse tipo de interação, julgue os itens seguintes.
Alimentos gordurosos retardam a absorção de ciclosporina formulada como microemulsão.
Farmácia - Nutrição Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na manipulação de nutrição parenteral, fenômenos como a complexação, a floculação, a absorção/adsorção e a quebra da emulsão são incompatibilidades
físicas.
químicas.
farmacocinéticas.
físico-químicas.
biológicas.
Assinale a opção que completa corretamente a frase proposta. O principal objetivo da nutrição parenteral - a administração _____________ de nutrientes - é melhorar o estado ______________ dos pacientes.
intravenosa - nutricional
intramuscular - emocional
oral - geral
intramuscular - nutricional
oral - emocional
Farmácia - Nutrição Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Quanto ao Suporte Nutricional, é correto afirmar que
os suplementos dietéticos ou alimentação suplementar são Fórmulas Nutricionais Completas.
as Fórmulas Enterais podem ser classificadas de acordo com a complexidade de nutrientes, grau de especialização e presença de elementos específicos e nutrientes.
as Fórmulas Lácteas se caracterizam por não necessitar da capacidade digestiva e absortiva completas por parte do paciente.
as Fórmulas Especiais são aquelas que apresentam elementos na sua forma mais simples, hidrolisada ou monomérica.
dietas com fibras "adicionais" são as indicadas para pacientes com trato gastrintestinal funcionante, mas que requerem formulações especiais em função de doenças de base.
Farmácia - Nutrição Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à Terapia Nutricional Parenteral, assinale a alternativa incorreta:
A Nutrição Parenteral é uma suspensão estéril administrada por via endovenosa de nutrientes necessários à sobrevivência do paciente, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar.
A quantidade de calorias administrada na nutrição parenteral periférica situa-se normalmente em torno de 1.500 Kcal/dia e a sua osmolaridade não deve ser superior a 900 mOsm/L.
Na terapia nutricional parenteral, como fonte de nitrogênio para síntese protéica, utiliza-se aminoácidos em uma concentração final entre 3,5% e 5%
Em pacientes com acidose metabólica, a concentração de acetato na nutrição parenteral deve ser aumentada
Os oligoelementos são os metais inorgânicos que apresentam necessidades diárias menores do que 100 miligramas e cujas reservas no organismo são menores do que 4 gramas.
Farmácia - Nutrição Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No que se refere à incompatibilidade entre nutrientes na nutrição parenteral, assinale a alternativa incorreta:
Quando é usado o sulfato de magnésio na nutrição parenteral, o cálcio não deve ser dado na forma de cloreto, uma vez que o sulfato de cálcio precipita-se rapidamente.
Os eletrólitos sódio, o potássio o acetato e o cloreto são compatíveis em todas as concentrações e com todos os componentes da nutrição parenteral.
Os sais de acetato e lactato devem ser usados como precursores de bicarbonato visto que as incompatibilidades mais comuns são a formação de sais insolúveis com cálcioo e magnésio e a formação de precipitados com vitaminas C e do complexo B.
Na reação química entre o fosfato de potássio e o gluconato de cálcio obtêm-se cristais de cálcio, que podem levar à embolia pulmonar.
A incompatibilidade entre o fósforo e o cálcio é incomum em pacientes pediátricos
Farmácia - Nutrição Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
A atenção farmacêutica é a prática em que o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. Tem como objetivo alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, é fundamental o conhecimento das interações alimento- medicamentos. Assim, pode-se afirmar que
a ingestão de broncodilatores contendo teofilina juntamente com uma dieta rica em gorduras pode aumentar a absorção do fármaco em questão e, conseqüentemente, sua concentração plasmática efetiva e os efeitos colaterais.
ingestão concomitante de broncodilatadores e café, chocolate e refrigerantes diminuem os efeitos colaterais desse grupo farmacológico.
as tetraciclinas devem ser administradas com leite para favorecer a sua absorção e ação terapêutica.
devido aos transtornos gástricos promovidos pelos antibióticos quinolônicos (ciprofloxacina) inibidores nãonucleosídeos da transcriptase reversa (NNRTI's), por exemplo, recomenda-se administrá-los com antiácidos e vitaminas que contenham ferro.
durante a terapia com warfarina, recomenda-se a ingestão de brócoli, espinafre, couve-flor e couve de bruxelas, alimentos ricos em vitamina K, para aumentar a ação farmacológica desse anticoagulante.
Segundo a Portaria nº 272 de 08 de abril de 1998, qual dos conceitos abaixo, é INCORRETO?
A nutrição parenteral consiste em uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, deven- do ser estéril e apirogênica e acondicionadas em recipiente plástico ou de vidro e que visa a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas de pacientes desnutridos ou não
Toda Nutrição Parenteral para início de uso em até 24 horas após a sua preparação, sob prescrição médica, com formulação individualizada é uma pre- paração padronizada
A limpeza e higienização dos produtos farmacêuti- cos, correlatos e materiais de embalagem utilizados na manipulação da NP deve ser realizada em área controlada grau D (classe 100.000).
A manipulação da NP deve ser realizada em área limpa grau A ou B (classe 100) ou sob fluxo laminar, circundada por grau C (classe 10.000)
Na manipulação de soluções de nutrição parenteral, quando a classificação do ar da sala for classe A ou B (classe 100), não há necessidade dessa sala estar equipada com câmara de fluxo laminar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...