Lista completa de Questões sobre Nutrição Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre nutrição parenteral (NP) e manipulação de citostáticos, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau A ou B (classe 100), circundada por área grau B ou C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos.
( ) De cada NP preparada devem ser reservadas amostras, conservadas sob refrigeração (4 ºC a 11 ºC), para avaliação microbiológica laboratorial e contraprova.
( ) A pressurização da sala de manipulação para medicamentos citostáticos deve ser positiva em relação ao ambiente adjacente.
( ) Somente será permitida a manipulação de medicamento na inexistência de especialidade farmacêutica registrada e comercializada no país, com a mesma forma farmacêutica e dosagem prescritas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F - V - V - F
V - F - F - F
V - F - V - F
F - V - F - V
V - F - F - V
Sobre nutrição parenteral total (NPT), assinale a alternativa CORRETA.
NPT: consiste em solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou à manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
NPT central: caracteriza-se pela baixa osmolaridade (menos do que 900 mOsm/L) das soluções, o que possibilita a infusão por veia periférica. Esta NPT é normalmente empregada na fase inicial da TNP até que se estabeleça um acesso central, ou em pacientes de curto tempo de terapia.
NPT periférica: caracteriza-se pela elevada osmolaridade (maior do que 900 mOsm/L). Sua administração em veia periférica pode provocar flebite, devendo ser infundida em veia central de grosso calibre (normalmente veia cava superior).
Sistema lipídico, ternário ou três em um: é composto por duas soluções de grande volume: solução de aminoácidos, fonte de nitrogênio, e solução de glicose, como fonte de energia.
Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A absorção retardada de medicamentos, ocasionada pela presença de alimentos, sempre significa que uma menor quantidade de medicamento foi absorvida.
( ) O consumo de bebidas contendo cafeína pode afetar a absorção intestinal de drogas neurolépticas.
( ) O atraso da eliminação renal de um medicamento pode causar reações adversas e, contrariamente, uma eliminação mais rápida poderá diminuir sua eficácia terapêutica.
( ) Dietas com baixa concentração de sódio podem causar aumento na reabsorção de lítio, o qual pode atingir níveis tóxicos.
( ) A deficiência nutricional não altera o metabolismo das drogas, pois esse processo depende apenas do transporte através de proteínas e da atividade hepática.
Assinale a alternativa correspondente à sequência acima, de cima para baixo:
V, F, F, F, V;
V, F, V, F, F;
F, V, F, V, F;
F, V, V, V, V;
F, V, V, V, F.
Farmácia - Nutrição Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A nutrição parenteral (NP) consiste em: solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas (Portaria 272/98). Considerando este tipo de nutrição, é correto afirmar que
segundo a Portaria 272, podem-se adicionar diferentes princípios ativos à NP após a sua preparação na farmácia, desde que seja feito pelo corpo de enfermagem, atendendo à prescrição médica.
a utilização de emulsões lipídicas como fonte calórica, por ser muito hipertônica e possuir elevada densidade calórica (9 Kcal/g de lipídio), proporciona uma NP de menor volume e menor osmolaridade, se comparada a uma que utiliza exclusivamente glicose.
dentre os fatores que podem influenciar a estabilidade da emulsão lipídica, tem-se : concentração final de aminoácido, concentração final de glicose, concentração final de lipídeos, ordem de adição, pH final da mistura, volume final da mistura.
quanto à via de administração, a NP periférica caracteriza- se pela elevada osmolaridade (maior do que 900 mOsm/L). Essa NP é normalmente empregada na fase inicial da TNP, até que se estabeleça um acesso central, ou em pacientes de curto tempo de terapia.
Farmácia - Nutrição Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As soluções contendo glicose são uma excelente opção de fonte calórica. Possuem uma densidade calórica de cerca de 3,4 Kcal/g de glicose monohidratada. Considerando-se que um paciente queimado recebeu 1,2 L de glicose 50%, a quantidade de calorias recebida é:
2 040 Kcal.
1 850 Kcal.
1 700 Kcal.
1 500 Kcal.
600 Kcal.
O farmacêutico deve evitar a adição de fármacos à nutrição parenteral. Entretanto, existem situações nas quais esse procedimento é recomendado. Deve-se observar a compatibilidade dessa nova substância com a nutrição parenteral e a estabilidade da mistura após essa adição. Qual dos fármacos indicados a seguir apresenta compatibilidade com a mistura de nutrição parenteral?
ranitidina
doxorrubicina
aciclovir
anfotericina B
midazolam
Uma das atribuições do farmacêutico que trabalha em uma farmácia hospitalar é a de preparar as nutrições parenterais totais (NPT) prescritas. Entre os diversos componentes que devem ser inseridos na preparação, estão os eletrólitos, que são micronutrientes necessários para a manutenção do balanço hídrico, entre outras funções. Os principais eletrólitos são: sódio (Na+), potássio (K+), magnésio (Mg+2), cálcio (Ca+2) e fosfato (HPO4 +2). O miliequivalente/litro é utilizado para expressar a concentração de eletrólitos em uma solução. Por esse motivo, é importante conhecer a sua relação de equivalência com outras unidades de concentração. Acerca desse assunto, se uma solução contém 20 mg/100 mL de íons Ca+2, como se expressa essa concentração em miliequivalentes por litro (mEq/L), considerando a massa atômica de Ca+2 = 40?
0,1 mEq/L
1 mEq/L
5 mEq/L
10 mEq/L
20 mEq/L
O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue os itens a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.
A diarreia é uma séria complicação do tratamento oncológico, pois, quando não diagnosticada e tratada, pode desidratar o paciente e comprometer a resposta ao tratamento. Orientações nutricionais e farmacológicas auxiliam no tratamento e facilitam a recuperação do paciente.
A farmácia hospitalar deve estar localizada em área de difícil acesso, isolada das outras unidades hospitalares, para preservação dos estoques de medicamentos.
Toda nutrição parenteral deve ser transportada e conservada à temperatura de, no máximo, 25 ºC.
A farmácia hospitalar deve estar localizada em área de difícil acesso, isolada das outras unidades hospitalares, para preservação dos estoques de medicamentos.
Em formulações para adultos e crianças, aminoácidos, glicose e lipídios são componentes de uma preparação de nutrição parenteral total.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...