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De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se.
Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual
a racionalidade, da forma que a conhecemos, só existe a partir da filosofia política de Platão.
o surgimento da filosofia tem profunda conexão com o desenvolvimento da vida pública das cidades gregas.
a preocupação com a ciência política é o ponto em comum entre as doutrinas pré-socráticas.
a democracia ateniense surge como produto da ética e da filosofia política dos séculos VII e VI a. C..
o desenvolvimento da Razão se deve ao intenso envolvimento político dos filósofos do período helenístico.
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.
O excerto acima corresponde a
um comentário apócrifo à cosmogonia de Hesíodo.
uma descrição de Xenefonte sobre Sócrates e seus discípulos.
uma crítica dos pitagóricos a Heráclito.
uma crítica de Sócrates às filosofias que o precederam.
uma síntese de Aristóteles sobre a filosofia présocrática.
É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:
a secularização da política e o distanciamento de ideais normativos ético-religiosos.
o recurso à experimentação científica e o abandono da ética.
o distanciamento de ideais normativos éticoreligiosos e o recurso à experimentação científica.
o abandono da ética e a secularização da política.
o recurso à experimentação científica e a secularização da política.
Finalmente [...] será feito um esforço gigantesco para colocar a alétheia no lugar da doxa. Será o momento em que a filosofia em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de sua transformação, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política.
Nesse excerto Chauí se refere a dois filósofos responsáveis por uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego. São eles:
Tales e Anaxímenes de Mileto.
Heráclito e Pitágoras.
Pitágoras e Parmênides.
Sócrates e Platão.
Platão e Aristóteles.
É correto afirmar que, para Wittgenstein, como decorrência,
o enigma não existe.
a certeza não existe.
a dúvida não existe.
o inefável não existe.
a solução não existe.
A partir do trecho acima, é correto afirmar que, para Popper, as teorias
só podem ser consideradas científicas se tomadas como modelos analógicos sem valor ou pretensão de verdade.
só podem ser consideradas científicas depois de confirmadas por pelo menos um teste metódico.
só podem ser consideradas científicas quando enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências sejam passíveis de refutação através de testes.
científicas constituem modelos – ou paradigmas – cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.
científicas constituem um conjunto de hipóteses verificadas e aceitas como verdades históricas.
A partir do trecho citado, é correto afirmar que a ética epicurista
busca o equilíbrio entre os desejos sensuais e as restrições espirituais.
funda sua idéia de prazer na negação do corpo em favor das alegrias do espírito.
funda-se na noção de dever impessoal de negação do corpo.
atribui ao corpo e à matéria a origem da infelicidade.
é um hedonismo que procura aliar prazer, senso de limite e serenidade.
A partir da citação acima, é correto afirmar que, para Aristóteles, a
ação difere da produção, pois somente a primeira pode ser considerada boa ou má.
prudência é uma disposição necessária a qualquer ação, prática ou arte que seja produto do engenho humano.
ação só pode ser considerada boa ou má a partir dos resultados da aplicação de seus produtos.
ação política e a conduta ética são campos que exigem deliberação sobre fins, daí a importância da prudência.
prudência, que inibe a coragem, é uma virtude no campo da ética, mas não no da política.
A partir da citação acima, é correto afirmar que o autor postula a superioridade da
vida contemplativa em relação à vida ativa.
política em relação à vida contemplativa.
teologia em relação à filosofia.
ciência em relação à teologia.
ética em relação à ciência.
A razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades.
A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor,
há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão.
o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza.
a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria.
a razão humana tende naturalmente para o ceticismo.
a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo.
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