Questões de Filosofia do ano 2007

Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a afirmação que está em conflito com os comentários acima.

  • A.

    Não há diferença natural entre o justo e o injusto.

  • B.

    Existe um bem natural.

  • C.

    Ninguém é naturalmente justo.

  • D.

    Natureza e lei se complementam.

  • E.

    A lei reprime as paixões.

Assinale a afirmação que expressa o conteúdo do texto.

  • A.

    O conhecimento da unidade nos corpos é obtido pela observação dos mesmos.

  • B.

    A unidade dos corpos é um elemento intelectual do conhecimento que somente pode estar presente no espírito.

  • C.

    A unidade dos corpos é conhecida ao examinarmos como eles se situam em termos de espaço e tempo.

  • D.

    Não há unidade dos corpos, mas apenas pluralidade e diversidade.

  • E.

    A unidade dos corpos depende do ponto de vista que assumimos em relação a eles.

A afirmação que expressa o conteúdo do texto é:

  • A.

    Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.

  • B.

    A sucessão temporal das coisas particulares é o que deve sobretudo reter nossa atenção quando desejamos conhecer a verdade.

  • C.

    Como cada coisa possui a sua particularidade no espaço e no tempo, devemos conhecer as coisas de modo separado da totalidade.

  • D.

    O objeto do amor humano deve ser buscado na diversidade das coisas temporais.

  • E.

    Não existe qualquer critério superior às coisas singulares a partir do qual possamos avaliá-las.

Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.

  • A.

    Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.

  • B.

    Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.

  • C.

    Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.

  • D.

    As causas são entidades ideais que só existem na mente.

  • E.

    Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.

Assinale a afirmação que expressa a doutrina da alma em Tomás de Aquino.

  • A.

    A alma é a forma do corpo, entendendo-se por isso uma funcionalidade biopsíquica que não sobrevive ao corpo.

  • B.

    A alma é forma substancial do corpo, portanto sua essência, e essa diferença autoriza a afirmar a imortalidade da alma.

  • C.

    Alma e corpo são completamente distintos a ponto de não podermos compreender como estariam unidos na condição atual do homem.

  • D.

    O que chamamos de alma é apenas a função intelectiva da matéria.

  • E.

    A alma é imanente ao corpo no sentido de uma forma que tão-somente organiza a matéria.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de conhecimento em Tomás de Aquino.

  • A.

    Conhecemos todas as coisas exclusivamente em Deus e por Deus.

  • B.

    O conhecimento é exercido pela alma e, portanto, é exclusivamente intelectual ou conceitual.

  • C.

    Devido à nossa condição sensível, estamos restritos unicamente ao conhecimento empírico.

  • D.

    O processo de conhecimento inclui primeiramente a percepção sensível e depois a abstração intelectual.

  • E.

    Qualquer conhecimento verdadeiro só pode ser fornecido pela fé.

O método científico, tal como caracterizado por Galileu, consiste basicamente em

  • A.

    experiências sensatas e demonstrações necessárias.

  • B.

    induções por enumeração e argumentos transcendentais.

  • C.

    intuições evidentes e silogismos categóricos.

  • D.

    amostragens aleatórias e inferências estatísticas.

  • E.

    observações diretas e cálculo diferencial e integral.

Assinale a afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.

  • A.

    As percepções sensíveis são fundamento do conhecimento.

  • B.

    O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.

  • C.

    O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.

  • D.

    A união substancial é critério de objetividade.

  • E.

    O paradigma de conhecimento é a lógica formal.

Na quarta parte do Discurso do Método, dentre as características da essência de Deus listadas, a mais genérica é a

  • A.

    eternidade.

  • B.

    onisciência.

  • C.

    onipotência.

  • D.

    perfeição.

  • E.

    imutabilidade.

Nas Meditações, Descartes apresenta o exemplo do pedaço de cera, que sofre modificações ao aproximar-se do fogo. Uma das conclusões obtidas nessa análise de Descartes é que

  • A.

    a quantidade de movimento na matéria nem sempre se conserva.

  • B.

    todo corpo é uma substância pensante.

  • C.

    a natureza da cera é conhecida apenas pelos sentidos exteriores.

  • D.

    a concepção que se tem da cera realiza-se na faculdade da imaginação.

  • E.

    só concebemos os corpos pelo entendimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...