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Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz.
Realismo; atomismo; ceticismo.
Inatismo; determinismo; finalismo.
Contingência; empirismo; criticismo.
Imaterialismo; ocasionalismo; convencionalismo.
Dialética; materialismo; logicismo.
Assinale a definição correta de idéia segundo Locke.
Idéia é sempre uma intuição intelectual.
Idéia é uma representação metafísica da realidade.
Idéia é conhecimento virtual presente no espírito.
Idéia é tudo que se encontra na mente.
Idéia é representação inata que possibilita o conhecimento.
A alternativa que expressa as idéias expostas no texto é:
A sociedade civil consiste na união de homens livres por natureza, para que todos em conjunto possam melhor desfrutar de suas propriedades.
Somente quando unidos numa sociedade civil os homens podem desfrutar da liberdade.
É o poder vigente na sociedade civil que institui a propriedade, razão pela qual deve prover os meios de sua preservação e proteção.
Liberdade e propriedade não existem no estado de natureza, e essa seria a principal razão que levaria os homens a unir-se na sociedade civil.
Os laços que unem os indivíduos na sociedade civil provêm de mecanismos de coerção, e não da livre concordância de todos.
Considere estas afirmações:
I. Uma idéia não pode ser causa de outra idéia.
II. As idéias dos sentidos independem da vontade de quem as percebe.
III. Toda idéia deve ter uma causa.
IV. A mente pode ser ativa e passiva.
Considerando-se a doutrina de Berkeley, estão pressupostas nesse raciocínio, dentre as afirmações acima, apenas
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
I e IV.
Assinale a afirmação que está em conflito com o texto supracitado.
Toda impressão é percepção.
Toda idéia é percepção.
A diferença entre impressão e idéia é de grau.
Toda percepção é impressão.
Toda sensação é impressão.
Assinale a alternativa que expressa as idéias desse texto.
Governo e sociedade civil são absolutamente necessários para que haja paz e harmonia entre os homens.
Os homens podem, no estado atual de suas faculdades mentais, estabelecer naturalmente relações baseadas na paz e na harmonia.
Os homens necessitam de governo e sociedade política porque não são suficientemente inteligentes para perceberem por si mesmos a utilidade da justiça, da eqüidade, da paz e da harmonia como o interesse de cada um e de todos.
O homem, por natureza, jamais poderia exercer a sua liberdade e ao mesmo tempo viver em paz e harmonia com os demais.
Os homens são suficientemente sagazes para fazerem conciliar sempre a liberdade individual e o interesse geral.
Assinale alternativa que expressa as idéias do texto acima.
A razão é plenamente suficiente para as avaliações morais e para a escolha da ação mais adequada à realização dos fins.
Quando se trata de escolhas morais, o sentimento é ao mesmo tempo o único critério de opção e o único instrumento de ação.
A razão e o sentimento se opõem um ao outro de modo absoluto e assim não podem estar ambos presentes na vida moral.
A virtude promove o bem e o vício conduz ao mal, independente da interferência da razão e do sentimento.
A razão nos informa acerca da utilidade das ações e o sentimento aprova ou desaprova essas ações na medida em que se mostrem conformes à realização da felicidade.
No contexto geral da filosofia crítica de Kant, a imortalidade da alma é
apenas um dogma da religião.
um postulado da razão pura prática.
uma especulação metafísica comprovadamente falsa.
uma proposição teórica demonstrável pelo entendimento.
uma hipótese experimental da psicologia.
O juízo de gosto, em Kant, tem como características:
ser singular e ter universalidade subjetiva.
ser interessado e ter universalidade objetiva.
ter interesse prático e ser particular.
ser desinteressado e ter universalidade objetiva.
ser interessado e ser um juízo estético.
Com as perguntas O que posso saber? e O que devo fazer? Kant caracteriza interesses da razão, que são, respectivamente:
metafísico e teológico.
antropológico e científico.
teórico e prático.
científico e religioso.
estético e psicológico.
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