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08.
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18.
23.
um percurso lógico que busca alcançar a verdade por meio de silogismos.
uma configuração crítica que procura dissipar as aparências do mundo sensível.
um caminho percorrido pelo filósofo em direção às sombras da caverna platônica.
um método de crítica à universalidade contida na esfera inteligível das ideias.
um método racional produzido pelos sofistas para o estabelecimento da verdade.
pela defesa de uma rigorosa separação entre a esfera da política e a esfera da filosofia.
por definir proposições instrumentais para o agir político, antecipando as estratégias maquiavélicas.
por identificar as coisas empíricas como sendo em si mesmas dotadas de sua própria verdade.
pela definição de uma esfera suprassensível que contém as formas perfeitas, necessárias e universais das coisas.
por entender os preconceitos e condicionamentos do mundo sensível como esfera virtuosa e justa.
a defesa das contradições heraclitianas como conteúdo essencial da esfera inteligível da realidade.
a definição do Bem e da verdade acessível ao pensamento como entidade contraditória.
o estabelecimento de um método relativista e ancorado em contextos históricos para o conhecimento da realidade.
a valorização das concepções parmenidianas como expressão das aparências do mundo sensível.
uma dicotomia entre as propriedades variáveis das coisas sensíveis e o caráter absoluto do mundo inteligível.
um estilo comunicativo a ser superado pelo método dialético expressado nos diálogos socráticos.
um lugar privilegiado, uma vez que o relativismo linguístico é uma das bases da metafísica platônica.
uma diretriz que possibilitou a diferenciação entre a aparência das coisas empíricas e a essência inteligível.
a definição dos parâmetros mediadores entre os preconceitos da caverna e a unidade do bem e da verdade.
o caminho para o estabelecimento do estilo retórico do governante-filósofo na república platônica.
a ambas é central a valorização das coisas sensíveis como entidades autosuficientes para o estabelecimento da verdade.
nos dois casos prevalece uma concepção teológica relacionada ao conhecimento do ser superior a todos os seres.
o primeiro conceito caracteriza a Metafísica como teologia, e o segundo conceito caracteriza a Metafísica como ontologia.
nos dois casos a verdade das coisas é considerada inseparável de um método relativístico para o conhecimento.
os parâmetros adotados por ambas pressupõem a impossibilidade de estabelecimento da universalidade.
passa pela introdução de modificações na concepção platônica de existência do mundo inteligível.
ocorreu mediante a introdução de elementos materialistas que modificaram as concepções platônicas.
consistiu em uma forte valorização pelos neoplatônicos do mundo sensível antes depreciado por Platão.
ocorreu mediante a completa rejeição pelos neoplatônicos da tese platônica de existência de um mundo inteligível.
passa pela rejeição, por parte dos neoplatônicos, de qualquer dimensão mística ou espiritualizante na filosofia.
é uma substância metafísica, tanto quanto o Bem.
é uma entidade historicamente variável e relativa.
pode ser combatido por meio do aperfeiçoamento intelectual.
é uma patologia emocional a ser curada pelo remédio certo.
manifesta-se como desvio ou corrupção em relação à vontade divina.
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