Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
é um método de conhecimento amparado na lógica aristotélica.
originou-se da contestação do método adotado nos diálogos socráticos.
originou-se como parâmetro básico do método cartesiano.
pressupõe a impossibilidade de alcançar a verdade filosófica.
pressupõe a existência de conflitos ou de contradições na realidade objetiva.
este pensador criticou as tradições empirista e kantiana, entendendo a razão como resultado de um processo histórico.
ela resgata a primazia dada pelos empiristas aos dados da experiência como única fonte do conhecimento.
seu caráter negativo explica-se pela fundamentação essencialmente cartesiana e mecanicista.
não estando a verdade nem nos objetos, nem no sujeito, o processo cognoscente subordina-se à relação do espírito humano com Deus.
a harmonia entre as coisas e as ideias é explicada por Hegel por meio de fundamentos materialistas.
pressupõe que as contradições não se situam somente na atividade intelectiva, mas na própria realidade.
estabelece teses, antíteses e sínteses que se destinam ao conhecimento de uma realidade idêntica a si mesma.
fundamenta-se em uma rígida separação entre sujeito cognoscente e objeto da experiência.
é um sistema de pensamento que pressupõe a existência de contradições exclusivamente materiais na realidade.
entende a contradição como erro epistemológico da atividade intelectiva, passível de superação por meio da razão.
o exercício da política pelo príncipe é regido por valores universalistas, transcendentes à práxis.
o sucesso na condução dos negócios políticos obedece a critérios primordialmente pragmáticos.
a manutenção do governante no poder é menos importante do que os valores éticos que conduzem sua atuação.
a democracia burguesa é o regime político historicamente mais adequado para governar populações.
os homens são criaturas naturalmente inclinadas ao pacificismo, sendo sujeitos à violência apenas ocasionalmente.
no estado de natureza estão presentes os mesmos parâmetros que presidem a vida socializada.
sob quaisquer circunstâncias, a luta de todos contra todos corresponde à atitude mais racional possível.
a natureza humana é essencialmente pacífica, sendo corrompida somente após a instalação do pacto social.
a vida socializada perpetua o estado de inimizade vigente sob as condições do estado de natureza.
o pacto social instala as condições que permitem a superação do estado de natureza entre os homens.
Hobbes estabelece uma ruptura em relação a teorias baseadas em uma natureza humana politicamente benevolente.
as concepções hobbesianas reproduzem os mesmos pressupostos da teoria contratualista de Rousseau.
para Hobbes, a manutenção da autoridade do Estado depende necessariamente da legitimidade religiosa.
Hobbes antecipa os elementos básicos da crítica da economia política elaborada por Marx e Engels.
os homens são animais selvagens permanentemente condenados à luta de todos contra todos.
a concepção de estado de natureza para Locke é análoga àquela concebida por Hobbes.
para Locke, em estado de natureza os homens vivem em condições de perfeita liberdade e igualdade.
segundo Rousseau, o pacto social permite a superação do estado de selvageria vigente em natureza.
os três pensadores pressupõem a existência de uma natureza humana destinada à tensão e conflito permanentes.
os três pensadores elaboram suas teorias estabelecendo continuidade com o jusnaturalismo de Maquiavel.
são condizentes com a teoria socialista de Marx e Engels.
permitem a legitimação dos governos absolutistas modernos.
definem os parâmetros básicos das democracias liberais.
apresentam traços posteriormente resgatados pelo anarquismo.
harmonizam-se com a ruptura estabelecida em estados de exceção.
realiza uma análise crítica dos elementos subjacentes à tradição moral hegemônica no Ocidente.
recupera os elementos básicos da oposição entre mundo sensível e mundo inteligível da filosofia platônica.
trata-se de uma releitura e atualização da ética elaborada pelos escolásticos, em especial por Santo Agostinho.
influenciada pelo romantismo, procurou estabelecer uma nova fundamentação para o imperativo categórico.
resgata o caráter negativo da dialética hegeliana para fundar os princípios de uma nova moral.
os fins sempre justificam os meios.
bem e mal são valores absolutos.
a relação entre ética e política é harmoniosa.
a relação entre meios e fins é conflituosa.
uma ética válida deve ter fundamentação metafísica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...