Questões de Filosofia do ano 2012

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  • A.

    é um método de conhecimento amparado na lógica aristotélica.

  • B.

    originou-se da contestação do método adotado nos diálogos socráticos.

  • C.

    originou-se como parâmetro básico do método cartesiano.

  • D.

    pressupõe a impossibilidade de alcançar a verdade filosófica.

  • E.

    pressupõe a existência de conflitos ou de contradições na realidade objetiva.

  • A.

    este pensador criticou as tradições empirista e kantiana, entendendo a razão como resultado de um processo histórico.

  • B.

    ela resgata a primazia dada pelos empiristas aos dados da experiência como única fonte do conhecimento.

  • C.

    seu caráter negativo explica-se pela fundamentação essencialmente cartesiana e mecanicista.

  • D.

    não estando a verdade nem nos objetos, nem no sujeito, o processo cognoscente subordina-se à relação do espírito humano com Deus.

  • E.

    a harmonia entre as coisas e as ideias é explicada por Hegel por meio de fundamentos materialistas.

  • A.

    pressupõe que as contradições não se situam somente na atividade intelectiva, mas na própria realidade.

  • B.

    estabelece teses, antíteses e sínteses que se destinam ao conhecimento de uma realidade idêntica a si mesma.

  • C.

    fundamenta-se em uma rígida separação entre sujeito cognoscente e objeto da experiência.

  • D.

    é um sistema de pensamento que pressupõe a existência de contradições exclusivamente materiais na realidade.

  • E.

    entende a contradição como erro epistemológico da atividade intelectiva, passível de superação por meio da razão.

  • A.

    o exercício da política pelo príncipe é regido por valores universalistas, transcendentes à práxis.

  • B.

    o sucesso na condução dos negócios políticos obedece a critérios primordialmente pragmáticos.

  • C.

    a manutenção do governante no poder é menos importante do que os valores éticos que conduzem sua atuação.

  • D.

    a democracia burguesa é o regime político historicamente mais adequado para governar populações.

  • E.

    os homens são criaturas naturalmente inclinadas ao pacificismo, sendo sujeitos à violência apenas ocasionalmente.

  • A.

    no estado de natureza estão presentes os mesmos parâmetros que presidem a vida socializada.

  • B.

    sob quaisquer circunstâncias, a luta de todos contra todos corresponde à atitude mais racional possível.

  • C.

    a natureza humana é essencialmente pacífica, sendo corrompida somente após a instalação do pacto social.

  • D.

    a vida socializada perpetua o estado de inimizade vigente sob as condições do estado de natureza.

  • E.

    o pacto social instala as condições que permitem a superação do estado de natureza entre os homens.

  • A.

    Hobbes estabelece uma ruptura em relação a teorias baseadas em uma natureza humana politicamente benevolente.

  • B.

    as concepções hobbesianas reproduzem os mesmos pressupostos da teoria contratualista de Rousseau.

  • C.

    para Hobbes, a manutenção da autoridade do Estado depende necessariamente da legitimidade religiosa.

  • D.

    Hobbes antecipa os elementos básicos da crítica da economia política elaborada por Marx e Engels.

  • E.

    os homens são animais selvagens permanentemente condenados à luta de todos contra todos.

  • A.

    a concepção de estado de natureza para Locke é análoga àquela concebida por Hobbes.

  • B.

    para Locke, em estado de natureza os homens vivem em condições de perfeita liberdade e igualdade.

  • C.

    segundo Rousseau, o pacto social permite a superação do estado de selvageria vigente em natureza.

  • D.

    os três pensadores pressupõem a existência de uma natureza humana destinada à tensão e conflito permanentes.

  • E.

    os três pensadores elaboram suas teorias estabelecendo continuidade com o jusnaturalismo de Maquiavel.

  • A.

    são condizentes com a teoria socialista de Marx e Engels.

  • B.

    permitem a legitimação dos governos absolutistas modernos.

  • C.

    definem os parâmetros básicos das democracias liberais.

  • D.

    apresentam traços posteriormente resgatados pelo anarquismo.

  • E.

    harmonizam-se com a ruptura estabelecida em estados de exceção.

  • A.

    realiza uma análise crítica dos elementos subjacentes à tradição moral hegemônica no Ocidente.

  • B.

    recupera os elementos básicos da oposição entre mundo sensível e mundo inteligível da filosofia platônica.

  • C.

    trata-se de uma releitura e atualização da ética elaborada pelos escolásticos, em especial por Santo Agostinho.

  • D.

    influenciada pelo romantismo, procurou estabelecer uma nova fundamentação para o imperativo categórico.

  • E.

    resgata o caráter negativo da dialética hegeliana para fundar os princípios de uma nova moral.

  • A.

    os fins sempre justificam os meios.

  • B.

    bem e mal são valores absolutos.

  • C.

    a relação entre ética e política é harmoniosa.

  • D.

    a relação entre meios e fins é conflituosa.

  • E.

    uma ética válida deve ter fundamentação metafísica.

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