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são categorias metafísicas e por isso transcendentes em relação ao homem.
estão relacionadas à vida emocional na relação com outras pessoas.
derivam do exame racional da realidade por parte da consciência.
dependem do grau de rigor na aplicação de punições dadas pela justiça.
contém conteúdo inato, estabelecido previamente por leis naturais.
social, em uma perspectiva análoga àquela postulada pelo filósofo Rousseau.
material, dependendo do grau de desigualdade social em determinada sociedade.
é inata, e a existência da vida social pressupõe a repressão de tais impulsos.
estabelecida pelo pecado original, no sentido definido pelo filósofo Santo Agostinho.
aleatória, sujeita às características e disposições psicológicas de cada ser humano.
houve um fortalecimento das perspectivas metafísicas que postulavam o antropocentrismo.
ocorreu a comprovação empírica de diversas hipóteses cosmológicas formuladas na Antiguidade.
suas descobertas e invenções estabeleceram as bases para um conhecimento escolástico renovado.
ocorreu uma desvalorização dos métodos empiristas de conhecimento da realidade objetiva.
a perspectiva mecanicista de conhecimento da realidade objetiva passou a ser hegemônica.
apresentam uma valorização que é típica da era moderna.
aos três é comum uma valorização de natureza metafísica.
eles enaltecem o trabalho sob o ponto de vista da ética protestante.
nos três casos o trabalho é abordado sob um ponto de vista liberal.
eles apresentam o trabalho sob uma ótica medieval, como tripalium.
em ambas o trabalho era considerado expressão da essência humana.
a exclusão do homem político na era moderna pode ser atribuída ao socialismo.
a desvalorização do homem político na modernidade favoreceu sua emancipação.
o contraste entre ambas explica-se em virtude de transformações históricas.
nos dois contextos prevaleceu uma concepção de autonomia intelectual do sujeito.
originam-se de diferenças naturais.
são consequência da propriedade privada e do lucro.
são fruto da vontade de Deus.
são uma condição absoluta entre os homens.
são geradas por diferenças entre os indivíduos.
apresenta evidente continuidade conceitual com a república platônica.
desvalorizou a importância das emoções na relação com o pensamento.
considerou a razão uma força limitada e não absoluta.
corresponde a uma revalorização da primazia da racionalidade iluminista.
resgata elementos básicos do mecanicismo newtoniano.
apresenta caráter privado, tal como ocorria nas modalidades alquimistas de saber.
baseia-se em pressupostos metafísicos tal como os concebiam os escolásticos.
significou uma ruptura radical em relação aos postulados mecanicistas cartesianos.
pressupõe a existência do progresso em um sentido linear e acumulativo.
entende a ciência como integração entre concepções racionais e místicas.
é necessariamente instrumental e indiferente às finalidades das ações humanas.
está subordinada somente ao domínio da natureza pela espécie humana.
instrumental é aquela que realiza julgamentos éticos sobre as ações humanas.
é uma faculdade humana unitária, não apresentando tensões ou contradições internas.
se presta tanto a fins de autoconservação quanto a finalidades emancipadoras.
é um fenômeno político indicativo de vulnerabilidade emocional a influências preconceituosas e agressivas.
é um fenômeno histórico datado e ultrapassado, identificando-se com um contexto determinado histórico.
é uma ideologia política relacionada a uma certa visão de mundo, sendo independente de inclinações emocionais.
está associado a traços indicadores de autonomia intelectual e emocional bem como à exaltação da democracia.
expressa modos de comportamento de respeito a diferenças de natureza étnica, de gênero e de nacionalidade.
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