Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
identifica-se com um processo contínuo de progresso não-contraditório.
está relacionada com o aumento da felicidade e expansão dos valores éticos.
expressa-se como domínio da natureza não relacionado à luta de classes.
apresenta tensões internas relacionadas com o conflito entre necessidade e liberdade.
é um processo conduzido por uma racionalidade de natureza libertadora.
apresenta-se como sabedoria de vida.
é sinônimo de teologia.
identifica-se com a reflexão crítica.
manifesta-se como ideologia.
identifica-se com uma certa visão de mundo.
tem como pressuposto fundamental o relativismo dos valores.
subordina-se necessariamente a valores religiosos.
apresenta conotações que independem das relações humanas.
apresenta pretensões universais do ponto de vista da sociedade que a institui.
subordina-se a parâmetros científicos e cartesianos de conhecimento.
O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período a cosmologia é definido como um tipo de saber:
empírico.
dogmático
especulativo.
cosmogônico
metafísico.
Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:
humanismo e relativismo.
natureza (physis ) e justiça ( dike )
cultura (paidéia ) e excelência (areté ).
opinião (doxá ) e retórica (peithó ).
convenção (nomos ) e cidade política (pólis)
O problema da cont radição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. Écorreto dizer que:
o mundo inteligível é parmenidiano e o mundo sensível é heraclitiano, para Platão.
a mudança afeta a identidade do ser, segundo Aristóteles.
essências e aparências estão juntas num único mundo, de acordo com Platão.
a realidade está dividida em dois mundos, o das aparências e o das essências,emAristóteles.
o mundo sensível é composto de seres mutáveis e imutáveis, conforme Platão.
Atradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:
o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.
o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.
a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.
a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina.
Apesar de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETOafirmar que:
a ideia de que a mente surge já com categorias pré-formadas está de acordo com os preceitos do racionalismo.
o verdadeiro conhecimento é uma espécie de intuição intelectual, de acordo com o racionalismo.
o empirismo nega a possibilidade de a razão ter acesso ao conhecimento, mesmo quando usa os materiais fornecidos pelos sentidos.
o racionalismo consiste na atitude de quem sustenta o conhecimento de verdades necessárias e a infalibilidade da razão.
o modelo empirista é antiespeculativo e antimetafísico.
O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético. Está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:
a história é feita a partir da satisfação das necessidades humanas.
o homem precisa libertar-se da religião para adquirir direitos de cidadão.
as relações legais, as formas políticas e de pensamento são provenientes do desenvolvimento da razão humana.
o fato da produção das ideias e das representações incide sobre a vida material dos homens mais do que o inverso.
a consciência do homem é livre e autodeterminada, porém se acha reprimida por instituições políticas autocráticas.
Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a industrial cultural (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETOafirmar que:
as diferenças culturais foram niveladas nas sociedades de massa, onde os produtos culturais são voltados para amplo público.
os meios de comunicação de massa modernos não enfraquecem a possibilidade de pensamento crítico, já que propiciam muitas formas de informações.
a cultura é substituída pelo simples entretenimento.
a indústria do lazer era usada para incutir valores.
a crítica da cultura de massa está relacionada à defesa da alta cultura (música clássica, ópera, pintura).
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