Questões de Filosofia do ano 2012

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  • A.

    identifica-se com um processo contínuo de progresso não-contraditório.

  • B.

    está relacionada com o aumento da felicidade e expansão dos valores éticos.

  • C.

    expressa-se como domínio da natureza não relacionado à luta de classes.

  • D.

    apresenta tensões internas relacionadas com o conflito entre necessidade e liberdade.

  • E.

    é um processo conduzido por uma racionalidade de natureza libertadora.

  • A.

    apresenta-se como sabedoria de vida.

  • B.

    é sinônimo de teologia.

  • C.

    identifica-se com a reflexão crítica.

  • D.

    manifesta-se como ideologia.

  • E.

    identifica-se com uma certa visão de mundo.

  • A.

    tem como pressuposto fundamental o relativismo dos valores.

  • B.

    subordina-se necessariamente a valores religiosos.

  • C.

    apresenta conotações que independem das relações humanas.

  • D.

    apresenta pretensões universais do ponto de vista da sociedade que a institui.

  • E.

    subordina-se a parâmetros científicos e cartesianos de conhecimento.

O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período – a cosmologia – é definido como um tipo de saber:

  • A.

    empírico.

  • B.

    dogmático

  • C.

    especulativo.

  • D.

    cosmogônico

  • E.

    metafísico.

Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:

  • A.

    humanismo e relativismo.

  • B.

    natureza (physis ) e justiça ( dike )

  • C.

    cultura (paidéia ) e excelência (areté ).

  • D.

    opinião (doxá ) e retórica (peithó ).

  • E.

    convenção (nomos ) e cidade política (pólis)

O problema da cont radição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. Écorreto dizer que:

  • A.

    o mundo inteligível é parmenidiano e o mundo sensível é heraclitiano, para Platão.

  • B.

    a mudança afeta a identidade do ser, segundo Aristóteles.

  • C.

    essências e aparências estão juntas num único mundo, de acordo com Platão.

  • D.

    a realidade está dividida em dois mundos, o das aparências e o das essências,emAristóteles.

  • E.

    o mundo sensível é composto de seres mutáveis e imutáveis, conforme Platão.

Atradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:

  • A.

    o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.

  • B. o homem, depois da queda (Pecado Original), não perdeu a faculdade de fazer o bem, já que é um ser racional e dotado de livre arbítrio.
  • C.

    o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.

  • D.

    a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.

  • E.

    a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina.

Apesar de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETOafirmar que:

  • A.

    a ideia de que a mente surge já com categorias pré-formadas está de acordo com os preceitos do racionalismo.

  • B.

    o verdadeiro conhecimento é uma espécie de intuição intelectual, de acordo com o racionalismo.

  • C.

    o empirismo nega a possibilidade de a razão ter acesso ao conhecimento, mesmo quando usa os materiais fornecidos pelos sentidos.

  • D.

    o racionalismo consiste na atitude de quem sustenta o conhecimento de verdades necessárias e a infalibilidade da razão.

  • E.

    o modelo empirista é antiespeculativo e antimetafísico.

O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético. Está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:

  • A.

    a história é feita a partir da satisfação das necessidades humanas.

  • B.

    o homem precisa libertar-se da religião para adquirir direitos de cidadão.

  • C.

    as relações legais, as formas políticas e de pensamento são provenientes do desenvolvimento da razão humana.

  • D.

    o fato da produção das ideias e das representações incide sobre a vida material dos homens mais do que o inverso.

  • E.

    a consciência do homem é livre e autodeterminada, porém se acha reprimida por instituições políticas autocráticas.

Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a “industrial cultural” (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETOafirmar que:

  • A.

    as diferenças culturais foram niveladas nas sociedades de massa, onde os produtos culturais são voltados para amplo público.

  • B.

    os meios de comunicação de massa modernos não enfraquecem a possibilidade de pensamento crítico, já que propiciam muitas formas de informações.

  • C.

    a cultura é substituída pelo simples entretenimento.

  • D.

    a “indústria do lazer” era usada para incutir valores.

  • E.

    a crítica da cultura de massa está relacionada à defesa da alta cultura (música clássica, ópera, pintura).

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