Questões de Filosofia do ano 2012

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Em sua Crítica da razão pura , Kant propõe uma teoria do conhecimento que é denominada de filosofia transcendental. NÃO está de acordo com as ideias defendidas na obra a afirmativa de que:

  • A.

    os juízos analíticos são a priori e os juízos sintéticos a posterior .

  • B.

    a estrutura da razão é inata e universal, enquanto os conteúdos são empíricos e podem variar no tempo e no espaço.

  • C.

    a razão se limita a conhecer os fenômenos, dado que a realidadeemsi mesma é incognoscível.

  • D.

    o conhecimento em geral independe dos conteúdos fornecidos pela experiência, já que não proveem deles.

  • E.

    a razão é sempre subjetiva, e, como tal, pode alcançar o conhecimento verdadeiro e científico.

Entre os principais filósofos da ciência estão Gaston Bachelard, Karl Popper e Thomas Kuhn, que teorizaram sobre as mudanças científicas. É correto afirmar que:

  • A.

    a história do conhecimento científico comporta apenas descontinuidades, as quais Bachelard explica com base na expressão “obstáculo epistemológico”.

  • B.

    a reelaboração científica, para Popper, decorre da anulação da verdade considerada numa teoria.

  • C.

    a ciência pode chegar a verdades definitivas e comprováveis, segundo Bachelard e Popper.

  • D.

    as ciências evoluem de maneira contínua, sem saltos ou crises de paradigmas, na visão de Kuhn.

  • E.

    a validade de uma teoria científica depende da sua capacidade de dizer a verdade, de acordo com Popper.

A Filosofia da Arte estuda as mudanças por que veio passando a arte desde a Antiguidade até os dias de hoje. Écorreto dizer que:

  • A.

    a separação entre arte e técnica resultou da distinção entre “artes da utilidade” (medicina, agricultura, arquitetura, culinária) e “artes da beleza” (belas-artes).

  • B.

    a arte é subjetiva e, assim, se distingui da ciência, que está baseada em preceitos, regras e normas, segundo Platão.

  • C.

    a esfera da arte compreende todo o conjunto de atividades práticas, de acordo com Aristóteles.

  • D.

    as artes manuais ou mecânicas foram equiparadas às artes liberais na perspectiva filosófica cristã durante a Idade Média.

  • E.

    a relação entre arte e técnica (distinção entre o belo e o útil) não se modificou no mundo contemporâneo.

Platão, Aristóteles e os sofistas desenvolveram concepções distintas acerca da política, é INCORRETOafirmar que:

  • A.

    a alma do indivíduo está ligada à vida política e social, para Platão.

  • B.

    a política tem origem no instinto social do homem, segundo Aristóteles.

  • C.

    as convenções entre os homens fundam a comunidade política, de acordo com os sofistas.

  • D.

    a tirania e o despotismo, segundo Aristóteles, não pertencem à modalidade da política, cujo fim é a felicidade comum.

  • E.

    a justiça pólis na é entendida por Platão como a distribuição igualitária de direitos políticos a todos os cidadãos.

Thomas Hobbes e John Locke divergem a respeito dos termos do trinômio “estado de natureza”, “contrato social” e “poder soberano”. No entanto, Hobbes e Locke compartilham a ideia de que:

  • A.

    o “estado de natureza” éumestado de igualdade e liberdade entre os indivíduos e de “guerra de todos contra todos”.

  • B.

    a propriedade privada é efeito do contrato social e do decreto do poder soberano.

  • C.

    o soberano desfruta de poder absoluto legítimo.

  • D.

    a soberania pertence àquele a quem foi transferido o direito natural de usar a força coercitiva.

  • E.

    a finalidade do poder soberano é a de garantir direitos naturais dos indivíduos, como a vida, a liberdade e a propriedade.

Assim como Thomas Hobbes e John Locke, Jean Jacques Rousseau é um filósofo contratualista – concebe a sociedade política como objeto do contrato social que transforma os indivíduos em cidadãos. É correto afirmar que o contrato sugerido por Rousseau:

  • A.

    visa à defesa da propriedade privada.

  • B.

    dá ao corpo político poder limitado sobre os membros da coletividade.

  • C.

    consiste no ato de alienação pelo qual cada um, unindo-se a todos, encontra sua liberdade na obediência à lei que deseja.

  • D.

    funda a república democrática representativa.

  • E. supõe a divisão da comunidade em grupos, facções e partidos.

As doutrinas políticas de G. W. F. Hegel e Karl Marx traçam o destino histórico da humanidade sem, contudo, convergirem acerca da origem e natureza do Estado, é INCORRETO dizer que:

  • A.

    o Estado é a instituição jurídica que visa à equidade e à segurança dos cidadãos,emMarx.

  • B.

    a soberania do Estado é depositária do interesse universal do todo social,emHegel.

  • C.

    o Estado, na visão de Hegel, tem como papel o arbítrio dos conflitos da sociedade civil, que é também a esfera do mercado.

  • D.

    o “fim da história” é o momento da realização do Espírito Absoluto por meio da obra do Estado, em Hegel.

  • E.

    a sociedade civil, entendida como o conjunto das relações econômicas, funda o Estado, e não o contrário, na visão de Marx.

As ciências humanas surgiram depois que as ciências naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    as ciências humanas, assim como as ciências naturais, para nascerem, tiveram que se libertar da esfera da metafísica.

  • B.

    o historicismo estuda os fatos humanos com base no método da observação-experimentação, usado nas ciências naturais.

  • C.

    as ciências naturais e as ciências humanas, no século XIX, tiveram como fonte científica comum a teoria evolucionista (darwinismo).

  • D.

    as ciências sociais (Antropologia e Sociologia), ao surgirem, apoiaram-se nas teorias naturais para os estudos dos fatos humanos.

  • E.

    a separação entre sujeito e objeto do conhecimento é a base da ideia de objetividade, tanto nas ciências naturais, como nas ciências humanas.

Aristóteles afirma, na Metafísica, que a sabedoria não deve ser apenas a ciência ou o conhecimento das causas, mas o conhecimento das causas primeiras e mais universais. Nesse contexto, a filosofia surge como um retorno à sabedoria devido ao

  • A.

    desejo de expressar verdades científicas que expressem o formalismo da razão.

  • B.

    espanto (pathòs) primitivo acerca do qual se especula sobre a natureza (physis).

  • C.

    impulso racionalista que obedece às exigências da vida na pólis.

  • D.

    conflito entre a perspectiva mítica e a explicação dos fenômenos a partir da própria natureza.

A questão acerca do conhecimento tem sido uma das principais temáticas da filosofia ao longo da história. As posições divergentes sobre esse assunto tem demonstrado que os pensadores, de modo geral, admitem discutir o conhecimento a partir das suas próprias perspectivas histórico-sociais. Tendo em vista a pertinência do tema para a filosofia, pode-se afirmar que

  • A.

    o conhecimento advém do interesse dos pensadores pré-socráticos em investigar a realidade.

  • B.

    a filosofia moderna corresponde ao período mais favorável para a discussão dos aspectos do conhecimento.

  • C.

    a perspectiva dos sofistas encerra qualquer pretensão de se conter o conhecimento verdadeiro.

  • D.

    o conhecimento, como desvelamento da verdade, refere-se ao caráter não aberto de certas escolas filosóficas antigas.

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