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Filosofia - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que
a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo participativo, cabe a todos na cidade.
a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
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Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas definem-se por serem aquelas que
especulam sobre os valores que definem o modo de agir dos homens.
são pertinentes ao uso da racionalidade como fator que distingue os homens dos demais seres vivos.
abordam as coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações.
possibilitam a adequação do uso da razão com vistas à transformação da realidade.
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Com base na ideia de jogos de linguagem explorado por Ludwig Wittgenstein, analise os enunciados que seguem.
I O significado de uma palavra é determinado pelas regras que governam seu uso em contextos linguísticos específicos.
II A linguagem espelha o mundo, pois ela funciona como uma moldura da realidade.
III Os jogos de linguagem estão imersos em formas de vida. Palavras só possuem significado no fluxo da vida.
Com relação aos itens anteriores, é correto afirmar que as afirmativas
II e III dizem respeito à ideia de Jogos de Linguagem de Wittgenstein.
I e II dizem respeito à teoria da figuração de Wittgenstein.
I e III dizem respeito à ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein.
II e III dizem respeito, respectivamente, à ideia de Jogos de Linguagem e da teoria da figuração.
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Ao pensar em como a coação poderia contribuir para a liberdade, Kant estabeleceu um imperativo no sentido de que a restrição da liberdade de cada indivíduo se harmonizasse com a liberdade de todos os outros, segundo uma lei universal da liberdade. Esse imperativo é o
categórico da ética, que é hipotético.
do direito.
da moral, que é hipotético e categórico ao mesmo tempo.
da coisa em si.
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À medida que Descartes desenvolve sua ideia de um sistema de conhecimento, observamos surgir um componente importante, a saber, a ênfase na unidade do sistema, de maneira a ser possível propor a noção de que todas as coisas que se incluem no alcance do conhecimento humano, estão interligadas. Nesse sentido, é possível pensar que a concepção cartesiana de ciência busca
uma visão fragmentada, dividida em pacotes epistêmicos que espelham um modelo disciplinar de conhecimento.
um critério distintivo de refutabilidade para a definição do que é e do que não é cientifico.
uma articulação englobando todos os objetos de cognição humana.
uma metodologia de verificação lógica para atestar a verdade ou a falsidade de proposições científicas através da dúvida metodológica.
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A filosofia patrística (Século I ao Século VII d.C.) refere-se à predominância do pensamento cristão em relação à tradição de pensamento antigo. Os filósofos desse período introduziram novas concepções à medida que intencionavam defender a evangelização e a própria religião cristã. Desse modo, uma das concepções trazidas por eles foi a ideia de
um Deus Demiurgo (artífice) responsável pela criação e manipulação da realidade.
criação a partir do nada, contradizendo a visão da antiguidade que supunha a geração de todas as coisas.
divindade representando a potencialização das virtudes humanas, apresentando-se como modelo de perfeição.
livre arbítrio possibilitando entender a vontade de Deus como semelhante à vontade dos homens.
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Em suas obras sobre a questão da técnica, Heidegger
propõe uma ecologia humanista, que foque no humano em detrimento ao meramente natural.
antecipa a ideia de um desenvolvimento sustentável, propondo que o crescimento econômico da economia de mercado possa se harmonizar com a preservação do meio ambiente.
antecipa aspectos de uma crítica à sociedade tecnológica que deram sustentação à chamada deep ecology (ecologia profunda) nos anos sessenta e setenta.
postula que não há como falar filosoficamente sobre a técnica, tendo em vista ser esta um tópico da ciência, que não faz parte do humanismo filosófico defendido pelo próprio Heidegger.
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Peter Medawar ressalta em Os Limites das Ciências as dificuldades que a ciência tem apresentado tanto para encaminhar quanto para responder as questões postas a ela ao longo da história. Medawar enfatiza que a articulação entre a política e a ciência tem demonstrado que as políticas de Estado interferem decisivamente no percurso do desenvolvimento científico. A partir disso, é correto afirmar que
as decisões de Estado são deliberações que representam demandas ideológicas e, por isso, podem conter intencionalidades distantes do ideal científico.
as políticas de Estado referentes ao desenvolvimento científico visam instaurar o bem estar da sociedade.
o desenvolvimento de pesquisas científicas não reconhece fronteiras (Estados), posto que se destina a favorecer toda a humanidade.
o contexto do mundo contemporâneo tem fortalecido o vínculo da ciência com os projetos de Estado, distanciando as pesquisas científicas dos interesses do mercado.
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No mundo contemporâneo, tem se ressaltado a preocupação com as atitudes do presente e as suas implicações para o futuro. Entretanto, o problema acerca da noção de alteridade já se fazia presente nos diálogos de Platão. Problematizar a relação com o outro torna-se um imperativo por influência do pensamento liberal que, por sua vez, converge para a compreensão de que o limite de toda ação está posto na relação com o direito do outro. Assim, se faz necessário, pensar a dimensão do outro sujeito como
interrelação que anula as individualidades, aniquilando o ideal de coletividade.
condição de possibilidade da própria existência do sujeito, pois, no outro, estão as referências para a construção da subjetividade.
convivência necessária ao fortalecimento da noção de equidade.
instância do discurso divergente que deve ser negado e contraditado.
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A concepção que Heidegger apresentava sobre a metafísica leva a pensar que
a investigação metafísica busca fundamentalmente a contemplação da natureza do ser primordial, Deus ou o primeiro motor imóvel.
a metafísica é uma ferramenta que pode ser utilizada como um mecanismo ontológico de ascensão contemplativa, da opinião em direção ao conhecimento teorético de todas as coisas.
a metafísica se preocupa com as causas fundamentais dos entes particulares, de maneira a fornecer uma visão sistemática sobre cada um dos entes, classificados taxionomicamente a partir dessas mesmas causas do Ser.
aquele que questiona, na investigação metafísica, está envolvido com a questão de modo que pode ser surpreendido, pois ele é um ente em meio aos entes e implicitamente transcende os entes como um todo.
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