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pressupõe que as contradições não se situam somente na atividade intelectiva, mas na própria realidade.
estabelece teses, antíteses e sínteses que se destinam ao conhecimento de uma realidade idêntica a si mesma.
fundamenta-se em uma rígida separação entre sujeito cognoscente e objeto da experiência.
é um sistema de pensamento que pressupõe a existência de contradições exclusivamente materiais na realidade.
entende a contradição como erro epistemológico da atividade intelectiva, passível de superação por meio da razão.
o exercício da política pelo príncipe é regido por valores universalistas, transcendentes à práxis.
o sucesso na condução dos negócios políticos obedece a critérios primordialmente pragmáticos.
a manutenção do governante no poder é menos importante do que os valores éticos que conduzem sua atuação.
a democracia burguesa é o regime político historicamente mais adequado para governar populações.
os homens são criaturas naturalmente inclinadas ao pacificismo, sendo sujeitos à violência apenas ocasionalmente.
no estado de natureza estão presentes os mesmos parâmetros que presidem a vida socializada.
sob quaisquer circunstâncias, a luta de todos contra todos corresponde à atitude mais racional possível.
a natureza humana é essencialmente pacífica, sendo corrompida somente após a instalação do pacto social.
a vida socializada perpetua o estado de inimizade vigente sob as condições do estado de natureza.
o pacto social instala as condições que permitem a superação do estado de natureza entre os homens.
Hobbes estabelece uma ruptura em relação a teorias baseadas em uma natureza humana politicamente benevolente.
as concepções hobbesianas reproduzem os mesmos pressupostos da teoria contratualista de Rousseau.
para Hobbes, a manutenção da autoridade do Estado depende necessariamente da legitimidade religiosa.
Hobbes antecipa os elementos básicos da crítica da economia política elaborada por Marx e Engels.
os homens são animais selvagens permanentemente condenados à luta de todos contra todos.
a concepção de estado de natureza para Locke é análoga àquela concebida por Hobbes.
para Locke, em estado de natureza os homens vivem em condições de perfeita liberdade e igualdade.
segundo Rousseau, o pacto social permite a superação do estado de selvageria vigente em natureza.
os três pensadores pressupõem a existência de uma natureza humana destinada à tensão e conflito permanentes.
os três pensadores elaboram suas teorias estabelecendo continuidade com o jusnaturalismo de Maquiavel.
são condizentes com a teoria socialista de Marx e Engels.
permitem a legitimação dos governos absolutistas modernos.
definem os parâmetros básicos das democracias liberais.
apresentam traços posteriormente resgatados pelo anarquismo.
harmonizam-se com a ruptura estabelecida em estados de exceção.
realiza uma análise crítica dos elementos subjacentes à tradição moral hegemônica no Ocidente.
recupera os elementos básicos da oposição entre mundo sensível e mundo inteligível da filosofia platônica.
trata-se de uma releitura e atualização da ética elaborada pelos escolásticos, em especial por Santo Agostinho.
influenciada pelo romantismo, procurou estabelecer uma nova fundamentação para o imperativo categórico.
resgata o caráter negativo da dialética hegeliana para fundar os princípios de uma nova moral.
os fins sempre justificam os meios.
bem e mal são valores absolutos.
a relação entre ética e política é harmoniosa.
a relação entre meios e fins é conflituosa.
uma ética válida deve ter fundamentação metafísica.
são categorias metafísicas e por isso transcendentes em relação ao homem.
estão relacionadas à vida emocional na relação com outras pessoas.
derivam do exame racional da realidade por parte da consciência.
dependem do grau de rigor na aplicação de punições dadas pela justiça.
contém conteúdo inato, estabelecido previamente por leis naturais.
social, em uma perspectiva análoga àquela postulada pelo filósofo Rousseau.
material, dependendo do grau de desigualdade social em determinada sociedade.
é inata, e a existência da vida social pressupõe a repressão de tais impulsos.
estabelecida pelo pecado original, no sentido definido pelo filósofo Santo Agostinho.
aleatória, sujeita às características e disposições psicológicas de cada ser humano.
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