Questões de Filosofia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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  • A.

    houve um fortalecimento das perspectivas metafísicas que postulavam o antropocentrismo.

  • B.

    ocorreu a comprovação empírica de diversas hipóteses cosmológicas formuladas na Antiguidade.

  • C.

    suas descobertas e invenções estabeleceram as bases para um conhecimento escolástico renovado.

  • D.

    ocorreu uma desvalorização dos métodos empiristas de conhecimento da realidade objetiva.

  • E.

    a perspectiva mecanicista de conhecimento da realidade objetiva passou a ser hegemônica.

  • A.

    apresentam uma valorização que é típica da era moderna.

  • B.

    aos três é comum uma valorização de natureza metafísica.

  • C.

    eles enaltecem o trabalho sob o ponto de vista da ética protestante.

  • D.

    nos três casos o trabalho é abordado sob um ponto de vista liberal.

  • E.

    eles apresentam o trabalho sob uma ótica medieval, como tripalium.

  • A.

    em ambas o trabalho era considerado expressão da essência humana.

  • B.

    a exclusão do homem político na era moderna pode ser atribuída ao socialismo.

  • C.

    a desvalorização do homem político na modernidade favoreceu sua emancipação.

  • D.

    o contraste entre ambas explica-se em virtude de transformações históricas.

  • E.

    nos dois contextos prevaleceu uma concepção de autonomia intelectual do sujeito.

  • A.

    originam-se de diferenças naturais.

  • B.

    são consequência da propriedade privada e do lucro.

  • C.

    são fruto da vontade de Deus.

  • D.

    são uma condição absoluta entre os homens.

  • E.

    são geradas por diferenças entre os indivíduos.

  • A.

    apresenta evidente continuidade conceitual com a república platônica.

  • B.

    desvalorizou a importância das emoções na relação com o pensamento.

  • C.

    considerou a razão uma força limitada e não absoluta.

  • D.

    corresponde a uma revalorização da primazia da racionalidade iluminista.

  • E.

    resgata elementos básicos do mecanicismo newtoniano.

  • A.

    apresenta caráter privado, tal como ocorria nas modalidades alquimistas de saber.

  • B.

    baseia-se em pressupostos metafísicos tal como os concebiam os escolásticos.

  • C.

    significou uma ruptura radical em relação aos postulados mecanicistas cartesianos.

  • D.

    pressupõe a existência do progresso em um sentido linear e acumulativo.

  • E.

    entende a ciência como integração entre concepções racionais e místicas.

  • A.

    é necessariamente instrumental e indiferente às finalidades das ações humanas.

  • B.

    está subordinada somente ao domínio da natureza pela espécie humana.

  • C.

    instrumental é aquela que realiza julgamentos éticos sobre as ações humanas.

  • D.

    é uma faculdade humana unitária, não apresentando tensões ou contradições internas.

  • E.

    se presta tanto a fins de autoconservação quanto a finalidades emancipadoras.

  • A.

    é um fenômeno político indicativo de vulnerabilidade emocional a influências preconceituosas e agressivas.

  • B.

    é um fenômeno histórico datado e ultrapassado, identificando-se com um contexto determinado histórico.

  • C.

    é uma ideologia política relacionada a uma certa visão de mundo, sendo independente de inclinações emocionais.

  • D.

    está associado a traços indicadores de autonomia intelectual e emocional bem como à exaltação da democracia.

  • E.

    expressa modos de comportamento de respeito a diferenças de natureza étnica, de gênero e de nacionalidade.

  • A.

    identifica-se com um processo contínuo de progresso não-contraditório.

  • B.

    está relacionada com o aumento da felicidade e expansão dos valores éticos.

  • C.

    expressa-se como domínio da natureza não relacionado à luta de classes.

  • D.

    apresenta tensões internas relacionadas com o conflito entre necessidade e liberdade.

  • E.

    é um processo conduzido por uma racionalidade de natureza libertadora.

  • A.

    apresenta-se como sabedoria de vida.

  • B.

    é sinônimo de teologia.

  • C.

    identifica-se com a reflexão crítica.

  • D.

    manifesta-se como ideologia.

  • E.

    identifica-se com uma certa visão de mundo.

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