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houve um fortalecimento das perspectivas metafísicas que postulavam o antropocentrismo.
ocorreu a comprovação empírica de diversas hipóteses cosmológicas formuladas na Antiguidade.
suas descobertas e invenções estabeleceram as bases para um conhecimento escolástico renovado.
ocorreu uma desvalorização dos métodos empiristas de conhecimento da realidade objetiva.
a perspectiva mecanicista de conhecimento da realidade objetiva passou a ser hegemônica.
apresentam uma valorização que é típica da era moderna.
aos três é comum uma valorização de natureza metafísica.
eles enaltecem o trabalho sob o ponto de vista da ética protestante.
nos três casos o trabalho é abordado sob um ponto de vista liberal.
eles apresentam o trabalho sob uma ótica medieval, como tripalium.
em ambas o trabalho era considerado expressão da essência humana.
a exclusão do homem político na era moderna pode ser atribuída ao socialismo.
a desvalorização do homem político na modernidade favoreceu sua emancipação.
o contraste entre ambas explica-se em virtude de transformações históricas.
nos dois contextos prevaleceu uma concepção de autonomia intelectual do sujeito.
originam-se de diferenças naturais.
são consequência da propriedade privada e do lucro.
são fruto da vontade de Deus.
são uma condição absoluta entre os homens.
são geradas por diferenças entre os indivíduos.
apresenta evidente continuidade conceitual com a república platônica.
desvalorizou a importância das emoções na relação com o pensamento.
considerou a razão uma força limitada e não absoluta.
corresponde a uma revalorização da primazia da racionalidade iluminista.
resgata elementos básicos do mecanicismo newtoniano.
apresenta caráter privado, tal como ocorria nas modalidades alquimistas de saber.
baseia-se em pressupostos metafísicos tal como os concebiam os escolásticos.
significou uma ruptura radical em relação aos postulados mecanicistas cartesianos.
pressupõe a existência do progresso em um sentido linear e acumulativo.
entende a ciência como integração entre concepções racionais e místicas.
é necessariamente instrumental e indiferente às finalidades das ações humanas.
está subordinada somente ao domínio da natureza pela espécie humana.
instrumental é aquela que realiza julgamentos éticos sobre as ações humanas.
é uma faculdade humana unitária, não apresentando tensões ou contradições internas.
se presta tanto a fins de autoconservação quanto a finalidades emancipadoras.
é um fenômeno político indicativo de vulnerabilidade emocional a influências preconceituosas e agressivas.
é um fenômeno histórico datado e ultrapassado, identificando-se com um contexto determinado histórico.
é uma ideologia política relacionada a uma certa visão de mundo, sendo independente de inclinações emocionais.
está associado a traços indicadores de autonomia intelectual e emocional bem como à exaltação da democracia.
expressa modos de comportamento de respeito a diferenças de natureza étnica, de gênero e de nacionalidade.
identifica-se com um processo contínuo de progresso não-contraditório.
está relacionada com o aumento da felicidade e expansão dos valores éticos.
expressa-se como domínio da natureza não relacionado à luta de classes.
apresenta tensões internas relacionadas com o conflito entre necessidade e liberdade.
é um processo conduzido por uma racionalidade de natureza libertadora.
apresenta-se como sabedoria de vida.
é sinônimo de teologia.
identifica-se com a reflexão crítica.
manifesta-se como ideologia.
identifica-se com uma certa visão de mundo.
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