Questões de Filosofia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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  • A.

    tem como pressuposto fundamental o relativismo dos valores.

  • B.

    subordina-se necessariamente a valores religiosos.

  • C.

    apresenta conotações que independem das relações humanas.

  • D.

    apresenta pretensões universais do ponto de vista da sociedade que a institui.

  • E.

    subordina-se a parâmetros científicos e cartesianos de conhecimento.

No romance Emílio, o princípio básico do programa educacional de Rousseau consiste

  • A.

    na liberdade orientada pela razão.

  • B.

    em abandonar-se à voz dos instintos.

  • C.

    no desenvolvimento do senso estético.

  • D.

    em cultivar a instrução livresca.

  • E.

    no constrangimento físico e moral.

Do ponto de vista de Russell, semelhante hábito mental deve ser substituído por meio

  • A.

    dos interesses da moral.

  • B.

    da educação estética.

  • C.

    da investigação lógica da linguagem.

  • D.

    da atitude científica.

  • E.

    do engajamento político.

Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que

  • A.

    algum soldado é fumante.

  • B.

    algum soldado não é fumante.

  • C.

    algum fumante não é soldado.

  • D.

    algum cantor é fumante.

  • E.

    algum fumante não é cantor.

Assinale a alternativa em que o argumento indutivo estabelece sua conclusão de modo mais forte.

  • A.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 10 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 14 a 16 moedas.

  • B.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.

  • C.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 15 moedas.

  • D.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.

  • E.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 16 moedas.

Logo, a crença em questão

  • A.

    equivale a uma tautologia.

  • B.

    está corroborada pelos fatos.

  • C.

    envolve uma contradição lógica.

  • D.

    é um juízo sintético a priori.

  • E.

    tem probabilidade de 50%.

É logicamente necessário que p. Segue-se que

  • A.

    é logicamente possível que não-p.

  • B.

    não é logicamente possível que p.

  • C.

    é logicamente necessário que não-p.

  • D.

    não é logicamente necessário que p.

  • E.

    não é logicamente possível que não-p.

Pensei que meu barco fosse maior do que ele é. Mediante uma análise lógica da linguagem, pode-se reconhecer que a sentença anterior envolve

  • A.

    uma petição de princípio.

  • B.

    uma ambigüidade estrutural.

  • C.

    uma dupla negação.

  • D.

    um imperativo hipotético.

  • E.

    um experimento crucial.

Observe as seguintes afirmações:
I. Verdade e falsidade são características de proposições.
II. Verdade e falsidade são características das coisas.
III. "Ser" e "não ser" são elementos componentes de proposições.
IV. "Ser" e "não ser" expressam a existência ou inexistência das coisas.
V. A verdade consiste na correspondência entre proposições e coisas.

Dentre as afirmações acima, as que expressam corretamente a concepção aristotélica de verdade e falsidade na passagem citada são apenas

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    II, IV e V.

A intenção desse filósofo pré-socrático com essas afirmações é

  • A.

    negar a existência de divindades.

  • B.

    afirmar a existência de divindades animais.

  • C.

    criticar uma concepção antropomórfica da divindade.

  • D.

    estabelecer a tese de que não há conhecimento.

  • E.

    afirmar a existência de uma única divindade.

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