Lista completa de Questões de Finanças Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Finanças Públicas - Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O modelo de elaboração orçamentária, nas três esferas de governo, foi sensivelmente afetado pelas disposições introduzidas pela Constituição Federal de 1988. Anualmente, o Poder Executivo encaminha ao Poder Legislativo o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que contém:
a receita prevista para o exercício em que se elabora a proposta.
as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
a receita arrecadada nos três últimos exercícios anteriores àquele em que se elaborou a proposta.
o orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social e os investimentos das empresas.
a despesa realizada no exercício imediatamente anterior.
O orçamento público pode ser entendido como um conjunto de informações que evidenciam as ações governamentais, bem como um elo capaz de ligar os sistemas de planejamento e finanças. A elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), segundo a Constituição Federal de 1988, deverá espelhar:
exclusivamente os investimentos.
as metas fiscais somente para as despesas.
as estimativas de receita e a fixação de despesas.
a autorização para a abertura de créditos adicionais extraordinários.
a autorização para criação de novas taxas.
Finanças Públicas - Lei Orçamentária (LOA) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das finanças públicas e do orçamento público, julgue os itens subsequentes.
A lei orçamentária anual não deve conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação de despesa, admitindo-se, contudo, preceito relativo à autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
Finanças Públicas - Repartição de Encargos Públicos Entre Níveis do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao orçamento público e ao ciclo orçamentário, julgue os itens a seguir.
Uma das vantagens do orçamento-programa em relação ao orçamento tradicional é a possibilidade de se conjugar a formulação do orçamento ao planejamento governamental.
Finanças Públicas - Repartição de Encargos Públicos Entre Níveis do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência a Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens subsequentes.
Considere que o prefeito de determinado município pretenda desenvolver um programa de educação ambiental durante o seu mandato e, para isso, tenha apresentado duas opções, igualmente válidas: o aumento da alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) e/ou a eliminação de cargos em comissão, de livre provimento, com a exoneração dos atuais ocupantes. Nessa situação, o início do programa está condicionado à implementação da(s) medida(s) proposta(s).
Finanças Públicas - Repartição de Encargos Públicos Entre Níveis do Governo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O orçamento-programa se diferencia do orçamento tradicional
pela alocação de recursos visar à consecução de objetivos e metas.
pela ênfase na legalidade no cumprimento do orçamento.
por estar dissociado dos processos de planejamento e programação das ações públicas.
pela inexistência de sistemas de acompanhamento e medição do trabalho.
por adotar como principais critérios de classificação: unidades administrativas e elementos de despesa.
O Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) visa contribuir para a realização dos projetos pedagógicos, administrativos e financeiros das instituições educacionais (IEs) e das diretorias regionais de ensino (DREs) - unidades administrativas da SEDF -, e sua operacionalização dar-se-á mediante a alocação e a transferência de recursos financeiros para, supletivamente, apoiar a execução dos projetos pedagógicos, administrativos e financeiros das IEs e das DREs. Podem se candidatar a receber recursos do PDAF apenas
os conselhos escolares comunitários.
os diretores de escola e respectivas equipes da gestão compartilhada.
os grupos organizados da sociedade civil, como ONGs.
as associações de pais e mestres e as caixas escolares.
Finanças Públicas - Orçamento Público na Constituição Federal - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
A Constituição brasileira atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo planejamento e orçamento por meio de três instrumentos principais – o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual); em relação a essa estrutura é correto afirmar:
O PPA deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo no primeiro ano de mandato apenas para seu conhecimento e tem duração até o final do mandato.
O Executivo envia conjuntamente os projetos da LDO e da LOA para o Poder Legislativo, os quais devem ser votados em conjunto antes do término do ano a fim de serem executados no ano seguinte.
Enquanto o PPA é um planejamento para os quatro anos seguintes, incluindo o primeiro ano do mandato subseqüente, a LDO estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte.
O Poder Executivo envia para o Legislativo inicialmente a LOA, depois de a LOA aprovada e com base nela, o executivo envia ao legislativo a LDO, que estabelece a programação financeira e o cronograma mensal de desembolso.
O Legislativo só deve aprovar a LDO, pois o PPA é um indicativo das metas do executivo e a LOA é apenas um cronograma de despesas.
Finanças Públicas - Plano Plurianual (PPA) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 110 a 114, relativos ao planejamento plurianual e ao planejamento e execução do orçamento público.
O plano plurianual (PPA) é lei de periodicidade trienal sujeita a prazos e ritos peculiares de tramitação, sendo mandatórias para o setor público e indicativas para o setor privado.
Sobre os princípios teóricos da tributação, é correto afirmar que
o critério do benefício estabelece que cada indivíduo deve contribuir para o financiamento dos gastos públicos na medida de sua capacidade econômica.
o critério da eqüidade horizontal estabelece que indivíduos desiguais devem ser tributados de forma distinta.
o argumento de que a eqüidade vertical na tributação implica distribuição progressiva na carga tributária está baseado na premissa de que a utilidade marginal da renda é decrescente.
a aplicação do critério da capacidade de contribuição encontra um campo particularmente fértil na área de serviços públicos divisíveis.
o critério da eqüidade vertical consiste em dar o mesmo tratamento aos indivíduos considerados iguais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...