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De acordo com os fundamentos e técnicas dos enfoques tributários, o princípio da capacidade de pagamento admite que
os impostos são vistos como preços pagos pelos serviços.
os impostos devem equivaler aos benefícios totais usufruídos pelos indivíduos, a partir dos gastos públicos.
os impostos não precisam ser equivalentes aos benefícios totais recebidos, mas apenas proporcionais a estes.
ainda que defensável do ponto de vista lógico, não existem meios práticos que permitam operacionalizar o critério da capacidade de pagamento.
Segundo os princípios teóricos da tributação, assinale a única opção correta.
A eqüidade tributária entende que todos os indivíduos devem pagar justa contribuição ao governo.
A carga tributária de um país é dita regressiva quando onera todos os segmentos sociais na mesma proporção.
O princípio do benefício afirma que os tributos devem incidir sobre os mais ricos.
Segundo o princípio da capacidade de pagamento, as pessoas devem ser tributadas de acordo com a vantagem que recebem das despesas governamentais.
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é caracterizado como um imposto direto.
No que diz respeito ao federalismo fiscal, não se pode afirmar que
constitui uma técnica administrativa que possibilita o exercício do poder em territórios de grande amplitude.
baseia-se no estabelecimento de governos de âmbitos regional e municipal.
pressupõe a livre negociação entre as partes, com objetivo de garantir certo grau de autonomia e delinear a divisão das funções a serem cumpridas pelos diversos níveis administrativos.
impede de a nação acomodar um amplo leque de preferências individuais.
é um método de organização administrativa nacional.
A Lei Complementar de 04/05/2000 estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Identifique a opção que aponta a abrangência do Setor Público definida nessa Lei.
As Administrações Diretas da União, dos Estados e Distrito Federal e dos Municípios.
Os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Tribunais de Contas da União e dos Municípios; e as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias e empresas.
A Administração Indireta da União.
A Administração Direta da União e seus fundos, fundações, autarquias e empresas estatais dependentes.
Os poderes Executivo, Legislativo (inclusive os Tribunais de Contas), Judiciário, Ministério Público, as respectivas Administrações Diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, da União, Estados e Distrito Federal, e Municípios.
Assinale a única opção que é pertinente ao orçamento tradicional e não ao orçamento-programa.
Os principais critérios classificatórios são unidades administrativas e elementos.
Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.
A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento.
A alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas.
Existe utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.
A partir do ano 2000, o Orçamento Público no Brasil foi elaborado com base nas modificações dispostas pelo Decreto nº 2829/98 e na Portaria nº 42/99 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O eixo principal dessas modificações foi a interligação entre o planejamento governamental (PPA) e o Orçamento (LOA). Identifique o principal instrumento de ligação entre os dois.
Quanto à natureza econômica da receita e da despesa, o orçamento brasileiro a partir de 2000 passou a apresentar duas contas. Assinale a opção correta.
Identifique, segundo o Orçamento Fiscal do Brasil, Lei no 9.969, de 11/05/2000, a opção que não é verdadeira, com relação à classificação de despesa.
A análise de custo-benefício é uma técnica usada para avaliar projetos governamentais. Assim sendo, identifique a afirmativa correta entre as opções abaixo.
É a técnica que substitui o processo político.
É uma técnica não operacional para a determinação dos méritos das ações alternativas do governo.
É a técnica que permite identificar os benefícios e os custos de um projeto para então estimá-los em unidades comparáveis.
É uma técnica que permite a geração de um volume apreciável de gastos em projetos complementares.
É a única técnica que permite a quantificação de custos e benefícios, independente de uma taxa apropriada para descontar estimativas futuras do cálculo dos respectivos valores atuais.
Com relação ao conceito de déficit público e seu financiamento, identifique a opção falsa.
O déficit público é equivalente à diferença entre o valor dos investimentos e a poupança do governo em conta corrente.
O financiamento do governo é feito pela emissão de dívida.
O déficit operacional exclui, do cálculo do déficit nominal, as correções monetária e cambial.
O déficit primário não considera as receitas e despesas financeiras.
O déficit nominal engloba toda e qualquer demanda por recursos provenientes do setor público, inclusive o pagamento de juros nominais sobre a dívida.
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