Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os indivíduos com fissura palatina ou com outras alterações craniofaciais podem apresentar distúrbios articulatórios relacionados a uma variedade de causas como fístula palatal, má-oclusão, perda auditiva flutuante ou crônica e hipertrofia das amígdalas, causas essas não limitadas à disfunção velofaríngea (DVF). Alguns distúrbios são obrigatórios na DVF, decorrentes de uma alteração estrutural, exceto em qual caso?

    A) Ronco nasal.

    B) Hipernasalidade.

    C) Emissão de ar nasal.

    D) Fraca pressão aérea intra-oral.

    E) Inabilidade para controlar a vocalização.

Com relação às disfonias, assinale qual é considerada a disfonia orgânica:

    A) É a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz, como por exemplo, o uso incorreto da voz.

    B) É a alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado

    C) É uma alteração vocal psicogênica não tratada, ou seja, por diversas circunstâncias a sobrecarga do aparelho fonador acarreta uma lesão benigna das pregas vocais.

    D) É a alteração que provém de um distúrbio do comportamento vocal decorrente de inadaptações vocais e alterações psicogênicas, que podem atuar de modo isolado ou concomitante.

    E) É a alteração vocal que, independentemente do uso da voz, pode ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz, como por exemplo, carcinoma da laringe, doenças neurológicas, inflamações ou infecções agudas relacionadas a gripes, laringites e faringites.

Pode-se constatar que existe uma variabilidade nos aspectos relacionados aos resultados de avaliação da voz do deficiente auditivo. Algumas alterações vocais são mais comumente observadas, EXCETO nos casos de:

    A) Pitch elevado.

    B) Diplofonia vocal.

    C) Emissão vocal tensa.

    D) Loudness com excessiva variação.

    E) Desequilíbrio ressonantal podendo apresentar ressonância faríngea, posteriorizada ou hipernasal.

Qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de forma segura e eficiente é classificada como Disfagia. A classificação do grau de comprometimento das disfagias depende da penetração laríngea e a aspiração traqueal, condição pulmonar, hidratação, condição nutricional e prazer de alimentar do paciente. Correlacione as características das disfagias com o grau de comprometimento das mesmas, e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
I. Disfagia Leve. II. Disfagia Moderada. III. Disfagia Severa.
( ) Dificuldade no transporte oral do bolo. Há a ocorrência de estase em recessos faríngeos com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado ou riscos de aspiração; esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) A dificuldade do indivíduo está concentrada no transporte oral do bolo; Há a ocorrência de pequena quantidade de estase em recessos faríngeos, sem penetração laríngea; sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. ( ) Grande quantidade de estase nos recessos faríngeos, sinais sugestivos de penetração laríngea e grande quantidade de material aspirado. Ocorre pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social.

    A) III, II, I.

    B) I, II, III.

    C) II, I, III.

    D) I, III, II.

    E) II, III, I.

A voz pode ser avaliada pela qualidade vocal, pitch, sistema de ressonância, volume e ataque vocal. Com relação à qualidade vocal, assinale qual é o tipo de voz que caracteriza a soprosidade:

    A) Causa aperiodicidade de vibração ou ruído e a adução das pregas vocais na fase de fechamento do ciclo vibratório é incompleta.

    B) Causa uma emissão rude e desagradável, sendo percebida nas vozes produzidas com esforço excessivo, tensão laríngea e constrição do trato vocal.

    C) Causa impressão de fraqueza e falta de potência da voz. Refere-se à percepção de escape de ar audível à fonação, com voz de intensidade reduzida. O fluxo de ar excessivo à fonação deve-se ao fechamento glótico incompleto.

    D) Causa uma voz desagradável decorrente de vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo, tanto ao nível mediano como anteroposteior. Percebe-se dificuldade em iniciar a fonação e força para mantê-la.

    E) Causa uma voz dupla, produzida por duas fontes vocais distintas, cada uma vocalizando simultaneamente com a outra. Neste caso, as pregas vocais vibram em frequências diferentes uma da outra, podendo ocorrer em função de variação de massa-tamanho-tensão, que resultaria em uma prega vocal diferente da outra.

Na Saúde Coletiva, o Fonoaudiólogo é um importante aliado para o aumento da qualidade de vida da população.
É correto afirmar que compete a este profissional:

    A) Criar estratégias medicamentosas e terapêuticas para cura e reabilitação de doenças relacionadas com o sistema auditivo e vestibular, bem como relacionadas a doenças que acometem o sistema fonatório.

    B) Elaborar material educativo sobre gestão de micro e pequenas empresas, a fim de que todos os profissionais da área atuem com igual preço de mercado, para atendimento de populações em situação de vulnerabilidade.

    C) Promover e viabilizar ações de promoção e prevenção no âmbito da saúde auditiva, saúde vocal, desenvolvimento da linguagem, entre outras, além de prezar pela reabilitação da deglutição e fala de crianças, adultos e idosos.

    D) Viabilizar a divulgação de novas estratégias e métodos terapêuticos, ainda que não tenham evidências científicas suficientes para comprovação dos benefícios e ausência de malefícios ao paciente.

    E) Atuar em caráter de substituição a outros profissionais da saúde (não Fonoaudiólogos), exercendo as atividades de competência a tais profissionais, em situação de excepcionalidade, a depender da demanda do serviço de saúde.

As modificações em relação à fisiologia normal da deglutição nas quais apenas a fase oral encontra-se comprometida, sem impacto negativo nas fases subsequentes, são denominadas deglutição atípica ou adaptada, cujo diagnóstico diferencial é estabelecido a partir da definição do fator causal.
Analise as afirmativas abaixo sobre a terapia miofuncional orofacial nesses casos.
1. Ao iniciarmos o tratamento da função da deglutição em motricidade orofacial, o primeiro passo consiste na identificação da causa da alteração. Se esta for uma alteração dento-oclusal, o trabalho fonoaudiológico dependerá dos limites da forma e consequentemente do tratamento odontológico. 2. Tanto em casos de deglutição atípica como adaptada, na presença de respiração oral e/ ou disfunção mastigatória, o tratamento dessas disfunções deve vir após a adequação da deglutição. 3. Nos casos de deglutição atípica, quando há hábitos orais deletérios, a terapia miofuncional orofacial associada às técnicas de retirada de hábitos possibilita a adequação da função de deglutição, como também da postura da língua em repouso. 4. Em casos de hipotonicidade em ambos os lábios (superior e inferior), recomenda-se fazer a contrarresistência com o botão por permitir a aplicação de força igual na musculatura superior e inferior. 5. O exercício de contrarresistência com a espátula, aplicada nos três feixes do músculo bucinador (superior, médio e inferior), é indicado para pessoas com atresia de maxila uma vez que a força aplicada no terço superior do feixe muscular não influencia o crescimento do terço médio da face.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Na terapia de reabilitação dos transtornos do processamento auditivo, a realização de atividades que envolvam a identificação de sons verbais sobrepostos a uma música é adequada para indivíduos:

    A) Com alteração na habilidade auditiva de figura-fundo para sons verbais e que apresentaram alteração no teste dicótico de dígitos na etapa de integração binaural.

    B) Com alteração na habilidade auditiva de fechamento e que apresentaram alteração no teste dicótico de dissílabos alternados.

    C) Com alteração na habilidade auditiva de ordenação temporal e que apresentaram alteração no teste de fusão binaural.

    D) Com alteração na habilidade auditiva de figura- -fundo para sons não verbais e que apresentaram alteração no teste de gaps in noise.

    E) Com alteração na habilidade auditiva de resolução temporal e que apresentam alteração no teste de fala filtrada.

Uma das áreas de concentração da Saúde Coletiva é a Epidemiologia. Na área da Epidemiologia, é fundamental que o Fonoaudiólogo conheça, especialmente, alguns conceitos.
É correto afirmar que:

    A) A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas para prevenção, controle e erradicação de doenças, além de fornecer indicadores para planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

    B) A prática da epidemiologia após a implementação do Sistema Único de Saúde e o aumento do seu uso nos serviços de saúde acompanha uma mudança no seu âmbito de atuação, que refuta sua importância na elaboração de políticas públicas em saúde.

    C) A informação é essencial para o trabalho cotidiano dos serviços de saúde e o conhecimento da distribuição e dos determinantes dos agravos à saúde independe dos instrumentos de coleta de dados e da definição dos casos sob investigação.

    D) O uso adequado e criativo da epidemiologia na prática dos serviços de saúde evidencia a articulação entre diferentes áreas, disciplinas e setores, demonstrando que os problemas são complexos e a fragmentação dos olhares e ações facilita a abordagem em Saúde Coletiva.

    E) A epidemiologia é considerada apenas um método para produção de conhecimento ou de intervenção sobre agravos específicos, pois não contribui para a transformação das condições de saúde-doença no coletivo, com impacto individual.

Considere os seguintes músculos intrínsecos da laringe:
1. Músculo Tireoartitenóideo. 2. Músculo Cricoaritenóideo Posterior. 3. Músculo Cricoaritenóideo Lateral. 4. Músculo Aritenóideo. 5. Músculo Cricotireóideo.
É correto afirmar que:

    A) 1 é adutor e 2, 3, 4 e 5 são abdutores

    B) 2 é adutor e 1, 3, 4 e 5 são abdutores

    C) 1, 2, 4, 5 são adutores e 3 é abdutor

    D) 1, 2, 3 e 4 são adutores e 5 é abdutor

    E) 1, 3, 4 e 5 são adutores e 2 é abdutor

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...