Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

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A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

    A) IV, III, II, I.

    B) I, II, III, IV.

    C) II, I, III, IV.

    D) I, III, II, IV.

    E) II, III, IV, I.

Quais são os testes que avaliam a integração e a separação binaural, ou seja, a habilidade do ouvinte para repetir tudo o que ouviu ou para dirigir a atenção para uma só orelha?

    A) Teste de Fala Filtrada e Teste com Escuta de Dígitos.

    B) Teste Pediátrico de inteligibilidade de fala e Teste de fala com ruído.

    C) Teste de identificação de sentenças sintéticas e Teste de fala filtrada.

    D) Teste de fala com ruído e Teste de Díssilabos Alternados e Sobrepostos.

    E) Teste com escuta de dígitos e Teste de Díssilabos Alternados e Sobrepostos.

O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por alterações na localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Qual alternativa refere-se ao TA?

    A) O TA consiste na realização dos exames do processamento auditivo para diagnosticar as habilidades auditivas alteradas.

    B) O TA inclui terapia fonoaudiológica de linguagem, fala, voz, auditiva e estimulação de memória de curto e longo prazo, concomitantemente.

    C) O TA é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala.

    D) O TA é um conjunto de procedimentos utilizadas para desenvolver a linguagem oral, utilizando os dispositivos de amplificação como o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) e o Implante Coclear (IC).

    E) O TA consiste em desenvolver ou devolver a capacidade de percepção auditiva ao indivíduo portador de deficiência auditiva com auxílio de dispositivos que possam amplificar o som, como o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) e o Implante Coclear (IC).

O processo de diagnóstico e intervenção em bebês e crianças pequenas deficientes auditivas coloca diante do fonoaudiólogo o desafio de estabelecer clinicamente a relação entre capacidade e desempenho auditivo. Portanto, preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
_________________________ é um conceito abstrato do potencial anatomofuncional de um sujeito, a partir de exames que avaliam a integridade e/ou funcionamento dos órgãos. Os exames objetivos da audição determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral. _________________________ é aquilo que a criança “mostra” e está sujeito à influência de alguns fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas, que implicam não só ouvir, mas ter a possibilidade cognitiva e afetiva de demonstrar _________________________. Quanto melhor for a observação clínica do/da ________________________, melhor refletirá a/o _____________________________ da criança, já que sujeitos com exames idênticos podem apresentar características bastante diferentes na utilização desse potencial.

    A) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva..

    B) Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo..

    C) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo.

    D) Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo.

    E) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva..

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita. Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia. A classificação clínica das afasias baseia-se nos desempenhos do paciente quanto às habilidades linguísticas. Assinale qual é a afasia que descreve a afasia de Broca:

    A) Também conhecida como afasia motora, a expressão oral pode estar comprometida em diversos graus, gerando grande dificuldade para falar, mas com compreensão mantendo-se preservada ou levemente comprometida. Está relacionada a lesões no lobo frontal do cérebro.

    B) É a afasia mais grave, caracterizada por comprometimento significativo da expressão e da compreensão oral e gráfica. Muitas vezes o paciente apresenta mutismo na emissão oral e sua comunicação está restrita a estereotipias e automatismos. Há supressão da emissão gráfica.

    C) A compreensão nessa afasia está gravemente comprometida e há dificuldade de repetição e nomeação. A fala é fluente, sem considerar o interlocutor, caracterizada por jargões e neologismos. A compreensão da escrita também é prejudicada. Está relacionada à lesão do córtex auditivo primário, que prejudica a decodificação necessária para a compreensão da linguagem falada.

    D) Nesses casos o paciente é capaz de realizar repetição, porém sem necessariamente compreender o que está sendo dito. A fala é fluente, porém vazia, com parafasias semânticas. A compreensão da linguagem falada é muito precária, e só existe entendimento de palavras muito frequentes. A compreensão da escrita também está alterada, e é possível que o paciente apresente leitura em voz alta, mas sem compreender o que leu. O comprometimento nessa afasia é lesão da área posterior do cérebro.

    E) Caracterizada basicamente por alterações semânticas, estando o acesso lexical prejudicado. O discurso caracteriza-se por parafasias semânticas, perífrases e anomia. Essa afasia muitas vezes é a evolução das afasias de Wernicke ou transcortical sensorial, estando a compreensão oral já recuperada ou levemente comprometida. Na escrita, podem ser encontradas as mesmas falhas do discurso oral e a leitura geralmente está preservada.

A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:

    A) Caracterizada por dificuldade no processamento visual, com possi?vel disfunção no lobo temporal.

    B) Caracterizada por dificuldades na leitura oral de palavras pouco familiares, na conversão grafema-fonema, com possi?vel disfunção no lobo temporal.

    C) Caracterizada por dificuldades na leitura e escrita, com disfunção dos lobos pré-frontal, occipital e temporal.

    D) Caracterizada por dificuldade no processamento auditivo e visual das palavras, com disfunção dos lobos frontal e occipital.

    E) Caracterizada por dificuldade na leitura por meio de um processo elaborado de análise e si?ntese fonética, com disfunção no lobo occipital.

Qual é o processo fonológico que a criança realiza ao falar “save” para “chave” e “zelo” para “gelo”?

    A) Harmonia consonantal.

    B) Anteriorização de fricativas.

    C) Posteriorização para velar.

    D) Plosivação de fricativas.

    E) Frontalização de palatal.

Considerando a resolução temporal, como uma das categorias do processamento auditivo temporal, que se refere à habilidade para detectar mudanças nos estímulos em função de tempo, como, por exemplo, a capacidade de detectar mudanças de um som para outro, percebendo que são dois e não um único som. A maneira mais comum utilizada para investigar a resolução temporal é por meio de qual teste de Processamento Auditivo?

    A) GIN ou Gap In Noise.

    B) Teste de Fala Filtrada.

    C) Mascaramento Temporal.

    D) Teste de Identificação de Sentenças.

    E) Teste de Fala com Ruído Competitivo Atemporal.

O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) atinge cerca de 3 a 10% da população e acomete um maior número de meninos do que meninas. Com relação ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), analise as asserções e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Crianças com DEL apresentam dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades devido a déficits na compreensão ou na produção, incluindo: vocabulário reduzido, estrutura limitada de frases e prejuízo no discurso. ( ) As crianças com DEL apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica, no entanto, não têm déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente, e, além disso, apresentam condições sociais e emocionais adequadas. ( ) Apesar do desempenho de linguagem das crianças com DEL não ser compatível com sua capacidade intelectual não-verbal, estas crianças não apresentam dificuldade no processo de aprendizagem da escrita e leitura, pois conseguem se alfabetizar na idade prevista e sem dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. ( ) É um atraso, anormal no início da capacidade e desenvolvimento da fala, causada por alguns fatores, tais como: deficiência mental, distúrbios psicossomáticos, lesões cerebrais, déficit em qualquer um dos sentidos ou do motor, entre outros.

    A) V, F, V, F.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V.

    E) V, F, F, F.

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.

    A) V, V, F, F.

    B) F, F, V, V.

    C) V, F, F, F.

    D) F, V, F, V.

    E) V, V, F, V.

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