Questões sobre Educação em Geografia

Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as charges abaixo:

Poder-se-ia dizer que "os geógrafos não estão falando a mesma linguagem, nem sobre o mesmo planeta". Com base nas falas dos personagens, é possível afirmar que a figura

  • A. n.º 1 evidencia características da Geografia tradicional, que é centrada na observação e na descrição, particularmente do quadro natural, sendo comumente estruturada em três partes: aspectos físicos, humanos e econômicos.
  • B. n.º 2 mostra aspectos de uma Geografia crítica, que é subsidiada por modelos matemáticos, com o objetivo de auxiliar na organização do espaço por meio de fluxos, sistemas e equações numéricas.
  • C. n.º 3 representa um personagem que aborda a Geografia quantitativa, cuja denominação advém principalmente de uma postura diante da realidade existente anteriormente, um desejo de ruptura com o pensamento anterior da Geografia tradicional.
  • D. n.º 4 evidencia aspectos da corrente chamada Geografia da Percepção, que se vale da Psicologia para elaborar sua base teórico-metodológica, introduzindo em seus procedimentos metodológicos investigações sobre a maneira como as pessoas sentem o espaço em que vivem.

Acerca da expressão alfabetização espacial, apresentada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Promover alfabetização espacial implica passar informações essenciais ao aluno acerca do espaço e da sociedade em que ele vive.

  • B.

    Trata-se de uma expressão aplicada não só pela ciência geográfica, mas também pelas demais áreas de conhecimento que compõem os Estudos Sociais.

  • C.

    A referida expressão iguala o conceito de espaço a localização, organização social e representação social.

  • D.

    A apropriação da natureza como parte da alfabetização espacial pela apresentação dos elementos da natureza é necessária apenas aos estudantes que vivem nas cidades.

Castrogiovanni afirma que a representação dos segmentos espaciais é fundamental no processo de descentração do aluno, facilitando a leitura do todo espacial. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    No ensino da geografia, os temas locais e globais constituem singularidades desarticuladas do espaço geográfico.

  • B.

    O espaço é uno e não é modificado com o passar do tempo.

  • C.

    A partir da representação espacial das grandes cidades brasileiras, percebem-se a organização de seus espaços e a estratificação das classes sociais ali existentes.

  • D.

    Na leitura geográfica, o ambiente é resultante da interação de fatores bióticos (ações dos organismos) e abióticos (clima e estrutura geológica).

As atividades práticas são fundamentais no ensino da geografia, pois permitem que o professor proponha aos alunos questões reais e de importância concreta. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas atividades do ensino de tópicos, como escala dos mapas e cartografia, deve ser enfatizada a apresentação dos instrumentos matemáticos, sem a inserção de fatos cotidianos, de forma a garantir-se a assimilação dos conteúdos pelos alunos.

  • B.

    Nos trabalhos de campo nas cidades, no ensino da cartografia, a utilização de mapas em escalas pequenas facilita a visualização detalhada dos elementos que coexistem no espaço urbano.

  • C.

    Nas atividades que permitem vincular a geografia às reflexões e ao imaginário dos alunos, é possível estimular a capacidade de observação e reforçar idéias acerca da indissociabilidade entre tempo e espaço.

  • D.

    Ao se ensinar geografia, é possível substituir a utilização dos mapas pelo emprego de imagens já que fotografias traduzem, na íntegra, o trabalho humano nas paisagens.

A geografia é a ciência que investiga, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, como matéria de ensino, permite que o aluno se perceba como participante do espaço que estuda. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito da educação ambiental, um dos papéis da geografia é fornecer instrumentos para que os cidadãos possam localizar e compreender os significados dos ambientes produzidos pelo homem.

  • B.

    No ensino tradicional de geografia, as atividades se concentram na explicação dos significados dos lugares e na determinação das localizações.

  • C.

    Os temas relativos às cidades são conteúdos complexos e pouco eficazes no ensino da geografia, pois induzem os alunos a uma visão linear das imagens do urbano.

  • D.

    O objeto do estudo geográfico na escola é o cotidiano geográfico concebido como espaço estático, com aspectos geométricos definidos.

Com relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito do ensino da geografia, destaca-se a geografia do aluno, que tem como referência o conhecimento geográfico construído em sala de aula.

  • B.

    Os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam resultados referentes aos diferentes modos do ensino de geografia.

  • C.

    Segundo especialistas, o ensino da geografia deve ser fundamentado nos seus aspectos técnicos, no sentido de possibilitar a criação de respostas aos desafios constantes do mundo globalizado.

  • D.

    As propostas atuais para o ensino da geografia na escola fundamentam-se no desenvolvimento de conteúdos que visam uniformizar as diferentes culturas.

De acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema.

 I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção.

II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido.

III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato.

IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV

Tendo como referência inicial o texto acima e o assunto nele evocado, julgue os itens seguintes.

Entre os objetivos da Geografia escolar, encontra-se o entendimento da organização espacial, que auxilia o processo de construção da cidadania, instrumentando o aluno para intervir na comunidade na qual está inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.

No ensino da Geografia escolar, está presente o conceito de lugar, devendo estar claro que as escalas local e global não estão dissociadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.

Com relação à Geografia como saber científico e saber escolar, a interdisciplinaridade torna-se dispensável, já que promove o distanciamento dos conceitos-chave que caracterizam o conteúdo específico dessa disciplina.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...