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Geografia - Educação em Geografia - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Leia as charges abaixo:
Poder-se-ia dizer que "os geógrafos não estão falando a mesma linguagem, nem sobre o mesmo planeta". Com base nas falas dos personagens, é possível afirmar que a figura
Acerca da expressão alfabetização espacial, apresentada no texto, assinale a opção correta.
Promover alfabetização espacial implica passar informações essenciais ao aluno acerca do espaço e da sociedade em que ele vive.
Trata-se de uma expressão aplicada não só pela ciência geográfica, mas também pelas demais áreas de conhecimento que compõem os Estudos Sociais.
A referida expressão iguala o conceito de espaço a localização, organização social e representação social.
A apropriação da natureza como parte da alfabetização espacial pela apresentação dos elementos da natureza é necessária apenas aos estudantes que vivem nas cidades.
Castrogiovanni afirma que a representação dos segmentos espaciais é fundamental no processo de descentração do aluno, facilitando a leitura do todo espacial. A esse respeito, assinale a opção correta.
No ensino da geografia, os temas locais e globais constituem singularidades desarticuladas do espaço geográfico.
O espaço é uno e não é modificado com o passar do tempo.
A partir da representação espacial das grandes cidades brasileiras, percebem-se a organização de seus espaços e a estratificação das classes sociais ali existentes.
Na leitura geográfica, o ambiente é resultante da interação de fatores bióticos (ações dos organismos) e abióticos (clima e estrutura geológica).
As atividades práticas são fundamentais no ensino da geografia, pois permitem que o professor proponha aos alunos questões reais e de importância concreta. A esse respeito, assinale a opção correta.
Nas atividades do ensino de tópicos, como escala dos mapas e cartografia, deve ser enfatizada a apresentação dos instrumentos matemáticos, sem a inserção de fatos cotidianos, de forma a garantir-se a assimilação dos conteúdos pelos alunos.
Nos trabalhos de campo nas cidades, no ensino da cartografia, a utilização de mapas em escalas pequenas facilita a visualização detalhada dos elementos que coexistem no espaço urbano.
Nas atividades que permitem vincular a geografia às reflexões e ao imaginário dos alunos, é possível estimular a capacidade de observação e reforçar idéias acerca da indissociabilidade entre tempo e espaço.
Ao se ensinar geografia, é possível substituir a utilização dos mapas pelo emprego de imagens já que fotografias traduzem, na íntegra, o trabalho humano nas paisagens.
A geografia é a ciência que investiga, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, como matéria de ensino, permite que o aluno se perceba como participante do espaço que estuda. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta.
No âmbito da educação ambiental, um dos papéis da geografia é fornecer instrumentos para que os cidadãos possam localizar e compreender os significados dos ambientes produzidos pelo homem.
No ensino tradicional de geografia, as atividades se concentram na explicação dos significados dos lugares e na determinação das localizações.
Os temas relativos às cidades são conteúdos complexos e pouco eficazes no ensino da geografia, pois induzem os alunos a uma visão linear das imagens do urbano.
O objeto do estudo geográfico na escola é o cotidiano geográfico concebido como espaço estático, com aspectos geométricos definidos.
Com relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta.
No âmbito do ensino da geografia, destaca-se a geografia do aluno, que tem como referência o conhecimento geográfico construído em sala de aula.
Os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam resultados referentes aos diferentes modos do ensino de geografia.
Segundo especialistas, o ensino da geografia deve ser fundamentado nos seus aspectos técnicos, no sentido de possibilitar a criação de respostas aos desafios constantes do mundo globalizado.
As propostas atuais para o ensino da geografia na escola fundamentam-se no desenvolvimento de conteúdos que visam uniformizar as diferentes culturas.
De acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema.
I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção.
II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido.
III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato.
IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV
Tendo como referência inicial o texto acima e o assunto nele evocado, julgue os itens seguintes.
Entre os objetivos da Geografia escolar, encontra-se o entendimento da organização espacial, que auxilia o processo de construção da cidadania, instrumentando o aluno para intervir na comunidade na qual está inserido.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
No ensino da Geografia escolar, está presente o conceito de lugar, devendo estar claro que as escalas local e global não estão dissociadas.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
Com relação à Geografia como saber científico e saber escolar, a interdisciplinaridade torna-se dispensável, já que promove o distanciamento dos conceitos-chave que caracterizam o conteúdo específico dessa disciplina.{TITLE}
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