Questões sobre Educação em Geografia

Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto.

Segundo Antonio Carlos Castrogiovanni (2001), matérias como a acima, publicadas na internet, podem ser utilizadas em sala de aula, seguindo-se os passos:

  • A.

    apresentar a matéria; distribuir um questionário; discutir as respostas em sala, para que os alunos corrijam os erros de interpretação.

  • B.

    apresentar a matéria; iniciar um trabalho de localização do local em discussão; construir uma maquete; pedir aos alunos que produzam mapas para exposição na escola.

  • C.

    convidar o professor de História para falar sobre a questão indígena; elaborar um questionário sobre os conteúdos de História, comparados com os conteúdos da matéria.

  • D.

    apresentar a matéria; organizar os alunos em grupos de ativistas; elaborar cartazes, músicas e poesias sobre a destruição da natureza.

  • E.

    ouvir os alunos (sobre a matéria); sistematizar as discussões; criar polêmicas e dúvidas sobre o que se diz e se ouve; sistematizar novas “descobertas”.

No tema transversal Saúde, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de

  • A.

    compreender que a saúde é um direito individual, mediada pelo mercado e pela alta renda; portanto, com formas de acesso diferenciadas.

  • B.

    conhecer e utilizar os diferentes medicamentos, agindo como orientador da saúde da comunidade, principalmente naquela onde o acesso aos serviços de saúde é precário.

  • C.

    defender o direcionamento dos investimentos na saúde para recursos voltados para a promoção do lazer e da cultura, fundamentais para o desenvolvimento de um adolescente.

  • D.

    compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva.

  • E.

    adotar e divulgar o uso de produtos anticoncepcionais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à sexualidade.

No que concerne à zoogeografia e à fitogeografia, julgue os itens seguintes.

Do ponto de vista da taxonomia, a espécie é uma unidade morfológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo dinâmico, integrativo e participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

Segundo o princípio da transversalidade, deve-se criar uma disciplina específica para abordar todos os assuntos ambientais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Os Temas Transversais são: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Quanto aos critérios adotados para a eleição dos Temas Transversais”

I- Urgência social;

II- Abrangência nacional;

III- Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental;

IV- Favorecer a compreensão da realidade e a participação social. (Fonte: www.mec.gov.br/PCN Ensino Fundamental – Geografia, pág. 25 e 26)

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas estão corretas;

  • B.

    Apenas as afirmativas III e IV estão incorretas;

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    N.d.a.

As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

  • A.

    a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país.

  • B.

    a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas.

  • C.

    o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza.

  • D.

    a identificação da disciplina como ciência dos lugares.

Considerando que, para a efetivação de um currículo de geografia em nível nacional, é necessário observar a realidade escolar, repensando as formas de construção do conhecimento, de atitudes e objetivos, dos que ensinam e dos que aprendem, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito do ensino da geografia, aspectos relativos ao espaço da vida cotidiana do aluno e à sua realidade devem ser substituídos por conhecimentos caracterizados pela objetividade e cientificidade.

  • B.

    As estratégias de aprendizagem devem considerar, por exemplo, os conflitos sociais, econômicos e culturais, com vistas a promover a formação de cidadãos capazes de intervir na sociedade em que vivem.

  • C.

    A construção de um currículo nacional deve ter como alvo principal o desenvolvimento da geografia como disciplina, ampliando seus saberes, com a introdução de metodologias de pesquisa científica.

  • D.

    O currículo de geografia deve ser único, adotado em todo o Brasil, a fim de promover a universalização do saber.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...