Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
Diante do exposto no fragmento de texto acima, um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar é reconhecer os processos de mundialização dos espaços e a constituição das novas regionalizações.Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. Uma concepção metodológica atual a respeito do ensino da Geografia propõe a substituição de esquemas já construídos, ampliando as construções e provocando reflexões, incentivando o pensamento autônomo e significativo, que desperte o desafio e a satisfação do saber que vem da construção.
Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. O uso do globo terrestre em sala de aula permite mostrar a totalidade dos continentes, dos oceanos e outros importantes elementos fisiogeográficos da Terra, além de mostrar, de forma completa e sem distorções, a rede de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).
Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. O ensino de Geografia em todos os níveis se apoia em elementos culturais como músicas, poemas, filmes, entre outros. Essa é uma prática pedagógica que facilita a relação ensino-aprendizagem e, nesse caso, o professor tem a liberdade de escolher um elemento destes aleatoriamente e levar para a sala de aula, sem a exigência de um planejamento anterior.
Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. A atividade de campo, no ensino de Geografia, se bem construída, pode despertar o interesse dos alunos e colocálos frente a um desafio a ser vencido. Assim, o instrumental necessário para vencer o obstáculo passa a ser não apenas concreto, mas também útil e necessário.
Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. No atual contexto social, no qual a informática e o uso de recursos em multimídia apresentam-se como suporte didático pedagógico para os docentes, ainda há espaço para a abordagem estática do conhecimento. Portanto, ainda não se pode dizer que a função social da escola tenha ganhado novas dimensões a partir da disponibilização das novas tecnologias de informação e comunicação.
Na intenção de tornar seu trabalho contextualizado, o professor Roberto consultou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia, onde encontrou uma importante orientação. Assinale-a.
A observação da paisagem local, em virtude da idade dos alunos, deve estar restrita à constatação e descrição dos fenômenos que a constituem.
A abordagem de problemas socioambientais visa a favorecer a compreensão de que se é agente ativo e passivo das transformações das paisagens.
O estudo da sociedade deve ser desenvolvido de forma independente, assim como o da natureza, dadas as suas especificidades.
O conceito de espaço deve ser trabalhado partindo do local e indo ao mundial, em progressão hierárquica, favorecendo a compreensão.
No primeiro ciclo deve-se privilegiar a observação do ambiente, ao passo que a construção da linguagem cartográfica terá ênfase no segundo ciclo.
No quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de
memorizar os atributos naturais e socioeconômicos de cada país no mundo.
concluir que a construção do espaço geográfico é resultado da maior ou da menor intensidade de exploração da base de recursos naturais de cada país, de tal modo que as regiões mais desenvolvidas do mundo são aquelas mais efetivamente exploradas em suas potencialidades.
reconhecer o papel das tecnologias de comunicação e de informação no desenvolvimento do mundo atual.
inferir que, de acordo com o pensamento atual, a Geografia trabalha com a noção de escala global, visto que a globalização, isto é, o desenvolvimento das redes mundiais de produção, anulou os processos de escala local, pertinentes às análises do passado.
A descrição acima define um conceito fundamental do ensino da Geografia em ambiente escolar. Assinale a opção correspondente a esse conceito.
paisagem
território
lugar
espaço geográfico
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:
Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.
O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:
desconcentração industrial e metrópole informacional.
involução metropolitana e política industrial
formação do território nacional e industrialização
fatores de localização industrial e urbanização
desmetropolização e gestão do território
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...