Questões sobre Educação em Geografia

Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    as transformações produzidas pela revolução técnico-científica e suas influências no nosso cotidiano.

  • B.

    a influência das redes sociais na diminuição das desigualdades sociais.

  • C.

    o aumento da produtividade do trabalho, propiciado pelos novos equipamentos de informática.

  • D.

    o fenômeno contemporâneo da metropolização e suas formas de comportamento social.

  • A.

    os setores secundário e terciário da economia.

  • B.

    o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

  • C.

    a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.

  • D.

    o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.

  • A.

    migrações internas e formação de bairros periféricos.

  • B.

    alterações ambientais em decorrência da poluição.

  • C.

    mudanças culturais produzidas pela urbanização.

  • D.

    movimentos sociais da luta pela moradia.

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

  • A.

    priorizar a leitura de mapas e figuras.

  • B.

    valorizar as vivências cotidianas do aluno.

  • C.

    basear-se na discussão de atualidades.

  • D.

    investir na habilidade de memorização.

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

  • A.

    a investigação de fenômenos socioespaciais.

  • B.

    o estudo descritivo das paisagens naturais.

  • C.

    os fatores econômicos do espaço, apenas.

  • D.

    a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.

Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio

  • A.

    do estímulo à memorização de conceitos.

  • B.

    do reforço contínuo por intermédio de tarefas.

  • C.

    de pesquisas realizadas na internet.

  • D.

    da prática da interdisciplinaridade.

  • A.

    verticalização.

  • B.

    industrialização.

  • C.

    periferização.

  • D.

    exclusão.

  • A.

    a ação dos países desenvolvidos no processo de internacionalização da Amazônia.

  • B.

    o papel das organizações não governamentais na proteção do meio ambiente.

  • C.

    os processos de integração econômica regional e movimentos de resistência.

  • D.

    o tema do subdesenvolvimento e da dominação econômica internacional.

  • A.

    do ambiente urbano saudável, como direito dos cidadãos brasileiros.

  • B.

    da falta de moradias adequadas nas grandes cidades brasileiras.

  • C.

    do crescimento urbano nas cidades pequenas, em razão da melhor qualidade de vida.

  • D.

    da segregação espacial, impulsionada pela urbanização e violência.

  • A.

    os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.

  • B.

    a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.

  • C.

    a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.

  • D.

    a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...