Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
o nível de exigências para a instalação de indústrias de alta tecnologia é um dos fatores de sua relativa concentração em alguns poucos países.
a indústria de alta tecnologia depende, fundamentalmente, de condições naturais adequadas para sua implantação, principalmente bons portos de exportação.
a participação estatal necessária para o funcionamento da indústria de alta tecnologia, devido à sua grande lucratividade, é restrita aos incentivos fiscais.
o objetivo da indústria de alta tecnologia em instalar-se em países subdesenvolvidos é a possibilidade de explorar a mão de obra barata e pouco qualificada.
A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
priorizar a leitura de mapas e figuras.
valorizar as vivências cotidianas do aluno.
basear-se na discussão de atualidades.
investir na habilidade de memorização.
Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência
a investigação de fenômenos socioespaciais.
o estudo descritivo das paisagens naturais.
os fatores econômicos do espaço, apenas.
a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.
Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio
do estímulo à memorização de conceitos.
do reforço contínuo por intermédio de tarefas.
de pesquisas realizadas na internet.
da prática da interdisciplinaridade.
do ambiente urbano saudável, como direito dos cidadãos brasileiros.
da falta de moradias adequadas nas grandes cidades brasileiras.
do crescimento urbano nas cidades pequenas, em razão da melhor qualidade de vida.
da segregação espacial, impulsionada pela urbanização e violência.
a ação da biopirataria, em busca de espécies exóticas, e a expansão da produção mineral, com a descoberta de novas jazidas de minério de ferro e bauxita.
o crescente número de invasões de terra realizadas em áreas de preservação, com a justificativa de que constituem latifúndios improdutivos governamentais.
o uso da vegetação nativa para a produção de carvão vegetal, desequilíbrios ecológicos produzidos pela monocultura e contaminação dos solos e cursos dágua por defensivos agrícolas.
a expansão do turismo de aventura, a construção de pequenas represas para complementar a produção de energia e a expansão das periferias urbanas sobre áreas rurais.
os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.
a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.
a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.
a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.
a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.
a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.
a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.
a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.
as transformações produzidas pela revolução técnico-científica e suas influências no nosso cotidiano.
a influência das redes sociais na diminuição das desigualdades sociais.
o aumento da produtividade do trabalho, propiciado pelos novos equipamentos de informática.
o fenômeno contemporâneo da metropolização e suas formas de comportamento social.
os setores secundário e terciário da economia.
o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.
o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...