Questões de Geografia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

  • A. os aspectos vinculados à divisão socioespacial do trabalho.
  • B. a combinação de fatores que faz emergir um espaço singular.
  • C. as variáveis estruturantes que definem espaços homogêneos.
  • D. os fluxos e as trocas que se organizam em um espaço estruturado.
  • E. os sentimentos de pertencimento que individualizam um espaço vivido.

Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.

  • A. Indutivismo/Dedutivismo; sobre a escala.
  • B. Materialismo/Idealismo; sobre o possibilismo.
  • C. Objetivismo/Subjetivismo; sobre o determinismo.
  • D. Empirismo/Racionalismo; sobre o excepcionalismo.
  • E. Marxismo/Evolucionismo; sobre o caráter integrador da geografia.

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas. A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo

  • A. brejo.
  • B. sertão.
  • C. restinga.
  • D. agreste.
  • E. recôncavo.

Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.

II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.

III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

“Como nem todo fato histórico corresponde a uma escala territorial explícita, é claro que nunca teremos uma afirmação fechada do tipo tempo breve = espaço local. E, vice-versa, o espaço local não obrigatoriamente será um território de mudanças rápidas.”

(HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a opção que corresponde aos dois tipos de escala relacionados no fragmento acima.

  • A. Cartográfica e Geográfica.
  • B. Local e Global.
  • C. Fenomenológica e Percebida.
  • D. Humana e Física.
  • E. Espacial e Temporal.

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em

  • A. visões dialéticas do mundo.
  • B. poderosos instrumentos de poder.
  • C. diversificados relatos da realidade mundial.
  • D. representações fidedignas da espacialidade.
  • E. expressões de variadas formas de relação com o mundo.

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

  • A. As relações entre conhecimento, poder e currículo.
  • B. O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação.
  • C. A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens.
  • D. O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos.
  • E. O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos.

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.

II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.

III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

“Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão ‘moderna’ participou das representações sobre o território e a população brasileiros.”

(Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Com relação aos elementos que, no período citado, sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista de um destino de grande potência para o país, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de desenvolvimento econômico.

( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como referência para sua política externa.

( ) A dimensão territorial como expressão da sua força geopolítica no cenário internacional.

  • A. F, V, V.
  • B. V, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. F, V, F.
  • E. F, F, V.
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