Questões de História

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“A reconstrução e a interpretação do passado é um fazer valer o passado para o presente, o converter o passado num acontecimento do presente [...]. A experiência do passado, portanto, não é um passatempo, um mecanismo de evasão do mundo real e do eu real. E não se reduz, tampouco, a um meio para adquirir conhecimentos sobre o que aconteceu. No primeiro caso, o passado não nos afeta [...], dado que transcorre num tempo-espaço separado. No segundo caso, o passado tampouco nos afeta [...], dado que aquilo que sabemos mantém-se exterior a nós mesmos e ao mundo em que vivemos. A interpretação do passado só é experiência quando tomamos o passado como algo ao qual devemos atribuir um sentido em relação a nós mesmos”.

(LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 135).Sobre a relação entre historiografia e o ensino de História, pode-se afirmar:

I O ensino de História tem como função abolir a distância temporal que separa o aluno das sociedades e culturas do passado. Quanto mais os alunos abolem essa distância, mais próximos eles ficam de construir uma experiência histórica concreta e significativa.

II Ao fazer valer o passado para o presente, o ensino de História tem a função de possibilitar aos educandos a experiência de reviver eventos passados como se fossem contemporâneos seus. Nesse sentido, uma boa problematização deve tentar reconstruir os fatos passados tal como teriam ocorrido.

III Fazer valer o passado para o presente não significa deixar de perceber as rupturas queexistem entre diferentes temporalidades, pois, através do estranhamento em relação a outras experiências históricas, os alunos podem reconhecer sua própria temporalidade.

Está(ão) correta(s) a(s):

  • A.

    Apenas a alternativa I.

  • B.

    Apenas a alternativa II.

  • C.

    Apenas a alternativa IIII.

  • D.

    As alternativas I e II.

  • E.

    As alternativas II e III.

 

Acerca dessas relações iniciais entre portugueses e índios e dos primeiros anos da colonização portuguesa no Espírito Santo, julgue os itens seguintes.

Na capitania do Espírito Santo, a resistência indígena provocou o fracasso das primeiras iniciativas portuguesas, o que obrigou diversos colonos a deixar a capitania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as proposições a respeito do Feudalismo colocando (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A crise das estruturas herdadas da Antiguidade romana deu origem ao surgimento do sistema social e político hoje conhecido como “feudalismo”.

( ) O feudalismo foi o sistema de relações sociais e econômicas predominante em grande parte da Europa a partir do século XI.

( ) O estabelecimento do feudalismo foi um processo bastante lento, caracterizado pela tomada generalizada do poder territorial por parte dos senhores locais.

( ) Na metade do século XI e, principalmente, ao longo do século XII, tem início o processo de hierarquização dos vínculos feudais dentro dos reinos e principados territoriais.

( ) A igreja cristã, dividida entre a do Oriente (romana) e a do Ocidente ou ortodoxa (bizantina), foi também fortemente influenciada pelo feudalismo, e pode-se afirmar que foi seu agente promotor.

A sequência correta encontrada é:

  • A.

    V-V-V-V-V;

  • B.

    V-V-V-V-F;

  • C.

    V-V-F-V-F;

  • D.

    F-V-F-V-V.

O texto a seguir deve servir como motivador para uma reflexão acerca da historiografia produzida no Brasil nas últimas décadas: “A formação colonial brasileira entre os séculos XVI e XIX é uma realidade histórica que chegou até nós por sucessivas interpretações, de modo que não podemos ter a pretensão de conhecê-la “como realmente foi”. A imagem que dela fazemos é resultado dessas interpretações, as quais, como acontece com qualquer ciência, frequentemente “corrigem” e refutam explicações e pontos de vista anteriores, que pareciam solidariamente assentados”.

(WEBLING, Arno e WEBLING, Maria José C. M. Como se pensou a formação colonial brasileira? In: Formação do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 13).

I A crítica feita pelos historiadores caminha no sentido de perceber como a produção historiográfica responde às problemáticas e expectativas postas por determinadas configurações histórico-culturais. Isso explica o porquê de eventos singulares do passado colonial brasileiro ser interpretados e vistos de perspectivasdiferentes ao sabor dos interesses que movem as pesquisas no Brasil.

II Um grande ponto de inflexão na historiografia brasileira que aborda temáticas ligadas ao passado colonial acontece em um de seus mais importantes e delicados temas: a escravidão. A partir da década de 1980 a historiografia buscou relativizar as dicotomias senhor x escravo, explorador x explorado, e passou a perceber, também, as relações de afetividade e acomodações individuais que marcaram o sistema escravista brasileiro.

III Estando em defasagem com relação à historiografia praticada em países como França, Inglaterra e Estados Unidos da América, a produção acadêmica brasileira continua a desconsiderar temáticas ligadas às minorias sociais e às práticas culturais populares.

IV Partindo do pressuposto de que a História busca responder aos anseios do tempo em que age o historiador, compreende-se a valorização de temáticas como vida privada, sexualidade, gênero, religiosidade e minorias sociais na historiografia que trata do passado colonial brasileiro.

Está(ão) INCORRETA(S) a(s)

  • A.

    Apenas a alternativa I.

  • B.

    Apenas a alternativa II.

  • C.

    Apenas a alternativa III.

  • D.

    Apenas a alternativa IV.

  • E.

    As alternativas II e III.

 

Acerca dessas relações iniciais entre portugueses e índios e dos primeiros anos da colonização portuguesa no Espírito Santo, julgue os itens seguintes.

A capitania do Espírito Santo foi entregue para Vasco Fernandes Coutinho que, anteriormente, havia se destacado pelos serviços prestados à Coroa portuguesa no Oriente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,

  • A.

    devem ser evitados no ensino de História, por se encontrar distantes dos acontecimentos nacionais e mundiais.

  • B.

    conferem sentido ao conhecimento histórico e auxiliam na compreensão da realidade local.

  • C.

    podem ser largamente utilizados em sala de aula, por dispensar o planejamento devido à proximidade de professores e alunos.

  • D.

    configuram-se como curiosidade própria do turismo, sem estimular o estudo da História.

“A República encontrou o movimento republicano piauiense na sua fase de organização partidária e quase nenhum peso teve nas decisões futuras. Os liberais e conservadores nenhuma reação esboçaram no sentido de defender o Império, que a todos havia agraciado; no ano seguinte seus membros encontravam-se, com toda desenvoltura, no movimento de fundação dos partidos republicanos”.

(FILHO, Alcebíades Costa. Aspectos da política no Piauí Provincial (1855 – 1899). In: Revista Espaço-Tempo. V. 1. nº 4. Teresina, Ed. Gráfica da UFPI. p. 14) Julgue os itens como verdadeiros ou falsos, assinalando a sequência correta:

I A política piauiense do final do Império e início da República era acentuadamente controlada por grupos familiares. Os dois partidos existentes, o Liberal e o Conservador, embora teoricamente opostos e por vezes envolvidos em disputas violentas, tinham posturas semelhantes ao assumir o governo.

II O movimento republicano do Piauí na década de 1880 foi marcado pela fundação do primeiro Clube Republicano da Província. Esse clube serviu como palco para a atuação política dos bacharéis formados na Escola de Direito do Recife.

III Apenas em março de 1890, foram criados os primeiros partidos republicanos do Piauí: o Partido Republicano Federal (PRF) e o Partido Democrata (PD). Nesses dois partidos foram agrupados tanto republicanos como monarquistas históricos, que se uniram para a manutenção de seu poder e prestígio junto ao novo governo.

IV O novo governo republicano assumiu, no Piauí, uma proposta administrativa que assegura a participação de parte significativa da população no processo eleitoral, como queriam Clodoaldo Freitas e Higino Cunha.

  • A.

    F-V-V-F

  • B.

    V-V-V-V.

  • C.

    V-V-V-F

  • D.

    F-F-V-V.

  • E.

    V-F-V-V.

 

Acerca dessas relações iniciais entre portugueses e índios e dos primeiros anos da colonização portuguesa no Espírito Santo, julgue os itens seguintes.

Na capitania do Espírito Santo, uma colônia voltada à produção agrícola, desde cedo se instalaram engenhos de cana-de-açúcar. Dada essa vocação agrícola, ao contrário do que ocorrera em outros locais, proibiu-se o recebimento de degredados na capitania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos impactos da expansão marítima europeia a partir do século XV, julgue os itens subsequentes.

Com a chegada dos colonizadores europeus, parte da população das Américas foi dizimada em razão de não possuir imunidade contra diversas doenças até então desconhecidas no novo continente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de conquistas dos direitos dos trabalhadores brasileiros, julgue os próximos itens.

A preocupação com os trabalhadores remonta aos momentos iniciais do governo de Vargas, que, logo após assumir o poder, em 1930, criou um ministério dedicado a cuidar das questões trabalhistas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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