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Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve
focar apenas nos conteúdos históricos programados para aquela faixa etária e medir coletivamente a capacidade de raciocínio histórico, a inteligência cognitiva e a maturidade para investigação.
utilizar exclusivamente provas e testes, ferramentas consideradas eficazes para medir com precisão os conhecimentos adquiridos, independentemente das diferenças existentes entre os alunos.
prever instrumentos de caráter investigativo e formativo, para elaborar um diagnóstico dos alunos e estabelecer estratégias para recuperar os conhecimentos não apreendidos.
servir-se de instrumentos que dispensam a observação e o registro do desempenho escolar, pouco eficientes para verificar a aquisição de habilidades como a participação em debates.
Ao término do ensino básico, espera-se que o estudo da História tenha contribuído para o aluno dominar inúmeras habilidades e competências, entre elas
o domínio dos procedimentos de construção do conhecimento histórico, como a cópia de textos e a valorização de heróis.
o reconhecimento dos valores sociais como resultado de uma cultura única, hegemônica e legítima diante das demais manifestações culturais.
a construção de uma consciência histórica independente das noções de tempo e das culturas que a produziram.
a percepção da História como resultado da ação humana ao longo do tempo, marcada pela pluralidade de sujeitos e de múltiplas memórias.
A respeito do assunto abordado acima, analise as afirmativas:
I. O Brasil, Colônia, Império e República, teve historicamente, no aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje.
II. O Decreto nº 1.331, de 17 de fevereiro de 1854, estabelecia que nas escolas públicas do país não seriam admitidos escravos, e a previsão de instrução para adultos negros dependia da disponibilidade de professores.
III. O Decreto nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878, estabelecia que os negros só podiam estudar no período noturno e diversas estratégias foram montadas no sentido de impedir o acesso pleno dessa população aos bancos escolares.
IV. Após a promulgação da Constituição de 1988 o governo federal sancionou, a Lei nº 10.639/88-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma.
V. Em 21 de março de 2008, foi criada a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e instituiu a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Estão corretas:
Somente I, II e III
Somente II, III e V
Somente IV e V
Somente I, III, IV e V
desconsiderar aspectos que caracterizam a produção de uma letra de música, conforme procedimento conferido às fontes históricas.
descartar o uso de relatos e imagens do período histórico a ser tratado, para facilitar aos alunos a contextualização dos acontecimentos.
evitar anacronismo, abordando o contexto histórico da época em que foi feita a letra da música e aquele relacionado ao acontecimento.
afastar-se dos conhecimentos prévios e das representações dos alunos, que dificultam a compreensão da História.
A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente e legalmente apoiada, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. No entanto para que tudo isso se concretize é necessário, EXCETO:
A mudança nos discursos, raciocínios, lógicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente construir o mito da democracia racial na sociedade brasileira.
A adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
Que se questionem relações étnico-raciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de uma sociedade hierárquica e desigual.
mapear as diversidades regionais que marcam Minas Gerais, percebendo várias origens, culturas e histórias da população local.
incentivar o conhecimento prévio dos alunos, evitando métodos investigativos do conhecimento, como pesquisa e história oral.
delimitar claramente o objeto de estudo da História em relação a outras áreas do conhecimento, em especial Língua Portuguesa.
identificar os problemas sociais contemporâneos que caracterizam as populações locais, sobretudo as mazelas do sistema de saúde.
A sociedade colonial no Brasil se estruturava com base na economia agrária e escravista. A respeito desta sociedade é correto afirmar:
A atuação do senhor de engenho na Câmara ampliava o seu poder sobre os habitantes da vila.
Os agregados, homens livres, que geravam produtos de subsistência, usufruíam condições de vida privilegiadas.
Os trabalhadores assalariados mestres de açúcar e os feitores despolarizavam o poder dos senhores de engenhos.
Os constantes castigos imputados aos que reagiam ao sistema opressivo garantiam a ausência de conflitos.
O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,
devem ser evitados no ensino de História, por se encontrar distantes dos acontecimentos nacionais e mundiais.
conferem sentido ao conhecimento histórico e auxiliam na compreensão da realidade local.
podem ser largamente utilizados em sala de aula, por dispensar o planejamento devido à proximidade de professores e alunos.
configuram-se como curiosidade própria do turismo, sem estimular o estudo da História.
A Política do Café com Leite consistia na alternância no poder dos líderes políticos de São Paulo e Minas Gerais. Sobre este assunto é correto afirmar:
Os governadores apoiavam as eleições, mas tinham liberdade de idéias políticas opostas.
O voto de cabresto era a estratégia que prometia a proteção e ajuda pessoal em troca de votos.
A Comissão Verificadora de Poderes investigava a ascensão dos políticos, objetivando conquistar novas alianças.
A Política das Salvações assegurou a manutenção da Política dos Governadores.
O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser
igual àquele feito pelo historiador ao realizar seu trabalho de pesquisa acadêmica, servindo de embasamento para a escrita da História.
adotado para aproximar os alunos dos métodos de produção do conhecimento histórico, estimulando a reflexão sobre esse processo.
evitado por ser estranho aos alunos, que não dominam seu contexto de produção ou mesmo a linguagem da época em que foi produzido.
empregado para transformar os alunos em pequenos historiadores, dotados de condições para escrever suas próprias versões da História.
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