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A respeito dos impérios dos cafezais durante a República Velha é correto afirmar:
A inexperiência dos trabalhadores imigrantes nas fazendas de café influenciou a crise na produção de café.
A intervenção do Estado sobre a crise de superprodução evitaria a derrocada da economia cafeeira.
Os comerciantes e os banqueiros investiram de modo comedido temendo prejuízos com a baixa comercialização externa.
Os reduzidos lucros das exportações do café dificultavam o desenvolvimento do mercado interno.
Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve
focar apenas nos conteúdos históricos programados para aquela faixa etária e medir coletivamente a capacidade de raciocínio histórico, a inteligência cognitiva e a maturidade para investigação.
utilizar exclusivamente provas e testes, ferramentas consideradas eficazes para medir com precisão os conhecimentos adquiridos, independentemente das diferenças existentes entre os alunos.
prever instrumentos de caráter investigativo e formativo, para elaborar um diagnóstico dos alunos e estabelecer estratégias para recuperar os conhecimentos não apreendidos.
servir-se de instrumentos que dispensam a observação e o registro do desempenho escolar, pouco eficientes para verificar a aquisição de habilidades como a participação em debates.
Sobre a comunidade de Canudos é correto afirmar:
O sistema de plantio e de criação de rebanhos fez surgir grandes comerciantes que garantiam emprego para todos.
O governo, contrariando a Igreja Católica, perseguiu Antônio Conselheiro e seus fiéis seguidores.
A queima dos editais de cobrança de impostos municipais por Antônio Conselheiro fundamentou a autorização pelo governo federal para atacar Canudos.
A economia de subsistência da comunidade de Canudos inviabilizava a comercialização externa de sua produtividade.
Ao término do ensino básico, espera-se que o estudo da História tenha contribuído para o aluno dominar inúmeras habilidades e competências, entre elas
o domínio dos procedimentos de construção do conhecimento histórico, como a cópia de textos e a valorização de heróis.
o reconhecimento dos valores sociais como resultado de uma cultura única, hegemônica e legítima diante das demais manifestações culturais.
a percepção da História como resultado da ação humana ao longo do tempo, marcada pela pluralidade de sujeitos e de múltiplas memórias.
A respeito do governo de Getúlio Vargas (1951- 1954) é correto afirmar:
A abertura ao capital estrangeiro nas atividades econômicas desestabilizou o mercado interno.
O custo de vida aumentou e a UDN passou a fazer sistemática oposição ao governo.
O rompimento com monopólio estatal sobre o petróleo permitiu a entrada de capital estrangeiro.
A estabilidade política e econômica foi a principal conquista do governo.
desconsiderar aspectos que caracterizam a produção de uma letra de música, conforme procedimento conferido às fontes históricas.
descartar o uso de relatos e imagens do período histórico a ser tratado, para facilitar aos alunos a contextualização dos acontecimentos.
evitar anacronismo, abordando o contexto histórico da época em que foi feita a letra da música e aquele relacionado ao acontecimento.
afastar-se dos conhecimentos prévios e das representações dos alunos, que dificultam a compreensão da História.
Na região do Planalto Iraniano, no século VI a.C., localizado entre o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico, estabeleceu-se um grande império, cujos domínios abrangiam o Egito, os antigos centros da Mesopotâmia, a Palestina, a Fenícia e se estendiam até a Índia. Trata-se do império:
Asteca.
Persa.
Grego.
Egípcio.
Quais eram os habitantes do município de Castro até o século XVIII?
Alemães, Índios e Portugueses.
Americanos, Gês e Japoneses.
Franceses, Ingleses e Tupis.
Gês, Índios e Tupis.
A primeira forma de governo na Roma Antiga foi a monarquia. Durante a monarquia, a sociedade romana esteve dividida entre as classes sociais:
Burguesia e Proletariado.
Nobres e Servo.
Patrícios e Plebeus.
Burguesia e Nobres.
Qual foi a data da instalação da Comarca do município de Castro?
21 de Dezembro de 1.854.
21 de Janeiro de 1.857.
22 de Outubro de 1.938
24 de Janeiro de 1.779.
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