Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do processo de conquistas dos direitos dos trabalhadores brasileiros, julgue os próximos itens.

Paralelamente ao que foi feito em relação às questões trabalhistas durante a década de 30 do século XX, o Governo Vargas ampliou o acesso à previdência social, que passou a englobar novas categorias profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A atividade agrícola, base da economia brasileira à época da escravidão, inibia o surgimento de indústrias ou ferrovias, que só apareceriam no cenário brasileiro a partir da República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.

Apesar das revoltas regionais que marcaram os primeiros anos do Império, a integridade do território é uma dos aspectos marcantes do Império Brasileiro, mesmo com a independência da província Cisplatina, atual Uruguai.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A despeito do caráter elitista das instituições brasileiras durante o Império, as reformas políticas levadas a cabo nesse período ampliaram gradativamente o número de eleitores e eliminaram as fraudes e os vícios que viriam a ocorrer na Primeira República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A escravidão, no que se refere à mão de obra, marcou esse período, o que pode ser verificado pela proibição à importação de trabalhadores por meio da imigração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o país vivia sob o regime ditatorial do Estado Novo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.

A presidência do Brasil, durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial, foi ocupada por Wenceslau Braz, considerado o último representante da política conhecida por "Café-com-Leite".

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.

As tropas do Brasil, na Segunda Guerra Mundial, eram denominadas de Força Expedicionária Brasileira (FEB).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

  • A.

    estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.

  • B.

    concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.

  • C.

    romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

  • D.

    construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.

O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser

  • A. igual àquele feito pelo historiador ao realizar seu trabalho de pesquisa acadêmica, servindo de embasamento para a escrita da História.
  • B.

    adotado para aproximar os alunos dos métodos de produção do conhecimento histórico, estimulando a reflexão sobre esse processo.

  • C.

    evitado por ser estranho aos alunos, que não dominam seu contexto de produção ou mesmo a linguagem da época em que foi produzido.

  • D.

    empregado para transformar os alunos em pequenos historiadores, dotados de condições para escrever suas próprias versões da História.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...