Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a fundação de missões religiosas, organizadas para conter as invasões de colonos espanhóis em terras portuguesas.
o trabalho nas minas de ouro, descoberto no início do século XVIII, na capitania de Goiás.
a criação de animais de carga para serem fornecidos para as regiões exploradoras dos metais preciosos.
o Tratado de Madri, que reconheceu as terras de Goiás e do Mato Grosso como posse permanente de Portugal.
a produção de tabaco e arroz, duas mercadorias fundamentais para o escambo de escravos na África.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.
Ao se referir ao entrelaçamento entre poder público e poder privado, o texto remete a práticas muito presentes na trajetória política do Brasil, a exemplo de compadrio, clientelismo e coronelismo.
assemelhava-se à sociedade formada em torno da produção do açúcar, ambas marcadas pela diversidade das atividades econômicas e intensa mobilidade social.
provocou intenso deslocamento populacional, motivado pelo ouro de aluvião e atividades econômicas paralelas à mineração, como a agricultura e o comércio.
contou com uma produção artística precária, desprovida de religiosidade e marcada por valores e princípios tradicionais da cultura portuguesa.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
as práticas econômicas liberais, que já eram dominantes em grande parte do continente europeu desde o início do século XV, tornaram-se o fator determinante para que a colonização da América fosse efetivada a partir de 1500.
a grande perseguição aos numerosos protestantes portugueses após as primeiras decisões do Concílio de Trento, situação que obrigou o Estado português a optar pela criação de colônias de povoamento em várias regiões do Brasil.
a consolidação da União Ibérica em fins do século XVI, pois a associação com o poderoso Império espanhol possibilitou a Portugal os primeiros grandes investimentos na produção de açúcar e na generalização do tráfico de escravos.
as intrincadas relações diplomáticas que envolviam Portugal, Inglaterra e França desde o século XIV, pois interessava aos ingleses o início da colonização do Brasil com o objetivo de evitar que a França colonizasse a América.
as novas ideias religiosas concretizadas na Reforma Religiosa, que teve como resposta por parte da Igreja Católica a criação da Companhia de Jesus, que mandou missionários para o Brasil com o intuito de catequizar as sociedades indígenas.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.
Com a Era Vargas (1930-1945), iniciou-se o processo de modernização do país: na economia, a industrialização; na política, a plenitude democrática.
intervenção política de grupos populares, sobretudo nas áreas distantes dos centros urbanos, voltada para sua legitimação e a imposição de uma ordem social baseada na tradição europeia.
adoção de um projeto de civilização pactuado entre os diversos grupos sociais do país, que tinha por base a mescla das culturas americana e europeia.
formação de um corpo social marcado pela ausência da cidadania e a exclusão de grande parte da população, em especial negros, dos quais se esperava comportamento passivo e amorfo.
presença vitoriosa no cenário político de grupos até então excluídos e mobilizados em torno de líderes populares, contrários à ordem social excludente defendida pelas elites.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
ao trabalho cativo no Brasil, sobretudo após os anos 1870, com incentivo à imigração de africanos, diante das restrições ao uso do trabalho livre.
à necessidade de maior contingente de trabalhadores no Brasil ao final do século XIX, devido ao aumento das atividades econômicas, ocorrido pela maior demanda de produtos primários no mercado mundial.
ao contexto europeu do século XX, marcado pelo avanço das relações servis, a concentração de riquezas e intensos conflitos que ampliaram a miséria da população.
à política de imigração de brasileiros para a Europa, intensificada na segunda metade do século XIX graças aos incentivos de particulares e dos governos locais e nacionais.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Patrimonialista.
Cordial.
de Compromisso.
Subdesenvolvido.
Agroexportador.
os conflitos de uma sociedade em transição, que passava por mudanças na configuração da mão de obra e no cenário econômico, assim como intensa disputa entre as elites pelo controle do poder governamental.
as mudanças sociais trazidas pela guerra contra o Paraguai, com a vitória brasileira fortalecendo a monarquia e ampliando o apoio ao imperador, inclusive entre setores populares.
a intensa participação popular no golpe militar que marcou o final da monarquia e o início da república, bastante valorizada pelos intelectuais do período.
as dinâmicas que caracterizaram esse período de transição, com as mudanças políticas acontecendo desvinculadas do cenário social e econômico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...