Questões de História

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  • A.

    a fundação de missões religiosas, organizadas para conter as invasões de colonos espanhóis em terras portuguesas.

  • B.

    o trabalho nas minas de ouro, descoberto no início do século XVIII, na capitania de Goiás.

  • C.

    a criação de animais de carga para serem fornecidos para as regiões exploradoras dos metais preciosos.

  • D.

    o Tratado de Madri, que reconheceu as terras de Goiás e do Mato Grosso como posse permanente de Portugal.

  • E.

    a produção de tabaco e arroz, duas mercadorias fundamentais para o escambo de escravos na África.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.

Ao se referir ao entrelaçamento entre poder público e poder privado, o texto remete a práticas muito presentes na trajetória política do Brasil, a exemplo de compadrio, clientelismo e coronelismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    assemelhava-se à sociedade formada em torno da produção do açúcar, ambas marcadas pela diversidade das atividades econômicas e intensa mobilidade social.

  • B. caracterizou-se pela ausência de dinamismo e poucos conflitos entre os colonos e o governo português, desinteressado por esse tipo de atividade econômica.
  • C.

    provocou intenso deslocamento populacional, motivado pelo ouro de aluvião e atividades econômicas paralelas à mineração, como a agricultura e o comércio.

  • D.

    contou com uma produção artística precária, desprovida de religiosidade e marcada por valores e princípios tradicionais da cultura portuguesa.

  • A.

    as práticas econômicas liberais, que já eram dominantes em grande parte do continente europeu desde o início do século XV, tornaram-se o fator determinante para que a colonização da América fosse efetivada a partir de 1500.

  • B.

    a grande perseguição aos numerosos protestantes portugueses após as primeiras decisões do Concílio de Trento, situação que obrigou o Estado português a optar pela criação de colônias de povoamento em várias regiões do Brasil.

  • C.

    a consolidação da União Ibérica em fins do século XVI, pois a associação com o poderoso Império espanhol possibilitou a Portugal os primeiros grandes investimentos na produção de açúcar e na generalização do tráfico de escravos.

  • D.

    as intrincadas relações diplomáticas que envolviam Portugal, Inglaterra e França desde o século XIV, pois interessava aos ingleses o início da colonização do Brasil com o objetivo de evitar que a França colonizasse a América.

  • E.

    as novas ideias religiosas concretizadas na Reforma Religiosa, que teve como resposta por parte da Igreja Católica a criação da Companhia de Jesus, que mandou missionários para o Brasil com o intuito de catequizar as sociedades indígenas.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.

Com a Era Vargas (1930-1945), iniciou-se o processo de modernização do país: na economia, a industrialização; na política, a plenitude democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    intervenção política de grupos populares, sobretudo nas áreas distantes dos centros urbanos, voltada para sua legitimação e a imposição de uma ordem social baseada na tradição europeia.

  • B.

    adoção de um projeto de civilização pactuado entre os diversos grupos sociais do país, que tinha por base a mescla das culturas americana e europeia.

  • C.

    formação de um corpo social marcado pela ausência da cidadania e a exclusão de grande parte da população, em especial negros, dos quais se esperava comportamento passivo e amorfo.

  • D.

    presença vitoriosa no cenário político de grupos até então excluídos e mobilizados em torno de líderes populares, contrários à ordem social excludente defendida pelas elites.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, III e IV.

  • A.

    ao trabalho cativo no Brasil, sobretudo após os anos 1870, com incentivo à imigração de africanos, diante das restrições ao uso do trabalho livre.

  • B.

    à necessidade de maior contingente de trabalhadores no Brasil ao final do século XIX, devido ao aumento das atividades econômicas, ocorrido pela maior demanda de produtos primários no mercado mundial.

  • C.

    ao contexto europeu do século XX, marcado pelo avanço das relações servis, a concentração de riquezas e intensos conflitos que ampliaram a miséria da população.

  • D.

    à política de imigração de brasileiros para a Europa, intensificada na segunda metade do século XIX graças aos incentivos de particulares e dos governos locais e nacionais.

  • A.

    Patrimonialista.

  • B.

    Cordial.

  • C.

    de Compromisso.

  • D.

    Subdesenvolvido.

  • E.

    Agroexportador.

  • A.

    os conflitos de uma sociedade em transição, que passava por mudanças na configuração da mão de obra e no cenário econômico, assim como intensa disputa entre as elites pelo controle do poder governamental.

  • B.

    as mudanças sociais trazidas pela guerra contra o Paraguai, com a vitória brasileira fortalecendo a monarquia e ampliando o apoio ao imperador, inclusive entre setores populares.

  • C.

    a intensa participação popular no golpe militar que marcou o final da monarquia e o início da república, bastante valorizada pelos intelectuais do período.

  • D.

    as dinâmicas que caracterizaram esse período de transição, com as mudanças políticas acontecendo desvinculadas do cenário social e econômico.

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