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História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
do Primeiro Reinado, quando D. Pedro I outorgou a Constituição de 1824, fazendo do Brasil um país laico.
da Regência, em que uma das principais reivindicações em várias rebeliões era a laicidade do Estado.
do Estado Novo, em que Getúlio Vargas perseguiu e combateu a Igreja visando a centralização do poder.
da República Velha, quando foi promulgada a Constituição de 1891 que estabelecia a separação entre o Estado e a Igreja.
do Segundo Reinado, devido à questão religiosa, enfrentamento entre a Igreja e a maçonaria que se tornou questão de Estado.
monopólio comercial ou exclusivo, mediante o qual as colônias tornavam-se mercados fechados à concorrência estrangeira.
metalismo ou bulionismo, entesouramento baseado na acumulação de moedas derivadas dos metais precisos coloniais.
crescimento demográfico ou o escravismo com o objetivo de formar um mercado de mão de obra amplo e barato na colônia.
protecionismo alfandegário ou balança comercial favorável, por meio da qual a colônia exportava mais que importava da metrópole.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
relutância dos acusados em acolher os ideais da Revolução Francesa (1789) e da Independência dos Estados Unidos da América (Revolução Americana, 1776).
adesão e apoio que os revoltosos obtiveram junto ao governador da província e de outros representantes da elite baiana.
origem e pela condição social dos acusados, ou seja, mulatos, negros livres ou libertos e escravos, todos pobres.
liderança do médico Cipriano Barata que, por sua atuação em revoltas anteriores, foi preso e enforcado pelas autoridades da província baiana.
escassez de gêneros alimentícios e pelo aumento do custo de vida em Salvador, decorrentes das ações dos quatro condenados.
Os integrantes da Força Expedicionária Brasileira ficaram conhecidos pela denominação de Pracinhas. Em que conflito armado estes militares combateram?
Guerra das Malvinas.
Guerra do Contestado.
Revolução Farroupilha.
Segunda Guerra Mundial.
Analise os itens abaixo:
I. Expressivo aumento da população, não apenas com a expansão do tráfico negreiro, mas também com a vinda de grande número de portugueses.
II. Expansão do trabalho livre e do mercado interno, até então limitado.
III. Surgimento de uma camada intermediária de trabalhadores livres e até pequenos proprietários ou comerciantes, estimulando uma certa mobilidade social.
IV. Acirramento das tensões entre metrópole e colônia, com estímulo a movimentos nativistas e emancipacionistas.
Considerando o processo histórico brasileiro, os itens podem ser associados
ao sucesso da agroindústria açucareira no Brasil do século XVI, impulsionada pelo crescimento do comércio de exportação para a metrópole.
à expansão da atividade pecuária nas áreas agrícolas do Brasil do século XVII, que possibilitou a ocupação do interior nordestino.
às medidas liberalizantes adotadas pela Corte portuguesa no século XIX, que estimularam a vinda de colonos europeus ao Brasil.
às transformações econômicas e sociais provocadas pelo desenvolvimento da atividade mineradora no Brasil do século XVIII.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Os alemães, no século XIX, desejavam expandir-se geográfica e territorialmente e dominar, por meio de seu imperialismo, o continente europeu. O resultado foi a eclosão da Guerra Franco-Prussiana (1870). Vitoriosa, a Alemanha, outrora Prússia, anexou a Alsácia e a Lorena em seu território. Seu líder, Otto Von Bismarck, recebeu forte influência deste geógrafo que legitimava a ação imperialista do Estado alemão. Trata-se de
Ritter.
Münster.
von Thünen.
Ratzel.
criou o Estado brasileiro e garantiu a unidade do país.
reforçou a relação de dependência com a metrópole.
acelerou o processo de Independência do Brasil.
impediu a consolidação da autonomia provincial.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
defendia uma sociedade constituída por pequenos proprietários autossuficientes, na qual não existiria a circulação monetária tradicional; além disso, concebia que essas transformações deveriam ocorrer por meio de um amplo processo de reformas políticas e sociais.
objetivava transformações sociais radicais, com uma ordem igualitária e sem Estado e essa condição seria conquistada por meio da greve geral revolucionária; ao mesmo tempo, o sindicato deveria se organizar como um esboço da sociedade que pretendiam construir.
entendia que as organizações sindicais deveriam ser generalizadas para todos os grupos e classes sociais e que essas representações dos trabalhadores, dos empregadores e dos governantes estabeleceriam as regras de convivência em busca de uma ordem igualitária.
apontava para a busca da absoluta igualdade entre todos os homens e para a consecução dessa utopia, defendia a aliança dos sindicatos dos trabalhadores fabris com a hierarquia liberal da Igreja Católica, que, por meio do socialismo cristão, condenava a exploração do trabalho no sistema capitalista.
acreditava na constituição de um partido de vanguarda, que dirigisse o processo revolucionário para a conquista do poder de Estado, assim como defendia a ampliação da legislação trabalhista por meio da intervenção do Estado e a limitação do poder dos empresários.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Sobre a democracia vigente durante o período ___________ em ____________, é correto afirmar que há inúmeras diferenças em relação às democracias, tais como compreendidas a partir da Modernidade. Dentre estas diferenças destaca-se, por exemplo, a compatibilidade da democracia grega com a existência de _________.clássico / Esparta / escravidão
arcaico / Atenas / xenofobia
clássico / Atenas / escravidão
arcaico / Tebas / escravidão
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