Questões de História

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  • A.

    defendia que a transposição para o Brasil dos princípios socialistas de liberdade e igualdade implicava na demolição do sistema colonial e a extinção da opressão que pesava sobre os escravos negros.

  • B.

    foi uma revolta armada, de caráter liberal, que conseguiu se expandir por várias províncias e buscou apoio internacional dos Estados Unidos e da Inglaterra.

  • C.

    é considerada a mais expressiva revolta na história da colônia, bem como a mais ampla, ousada e profunda, uma vez que propunha o rompimento dos laços com Portugal e Inglaterra.

  • D.

    reduziu a escombros não só o sistema colonial, mas também a escravidão, o sistema latifundiário e a economia agroexportadora, permitindo a passagem do Brasil da condição de colônia à de nação independente.

  • A.

    da Aliança Liberal.

  • B.

    das Ligas Camponesas.

  • C.

    do Clube Tenentista 3 de Outubro.

  • D.

    da Aliança Nacional Libertadora.

  • E.

    da Coluna Prestes.

Analise as afirmações abaixo sobre a formação do Estado brasileiro e questões étnicas. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Durante o período colonial não havia uma competição direta no mercado e a mobilidade social estava à mercê de um sistema de patronagem conduzido por uma elite branca.

( ) Diferentemente da elite norte-americana, a elite brasileira, em alguns casos, contrariava a atitude formal e discriminatória em relação aos negros e aceitava alguns deles, sobretudo mulatos de pele clara, em meio à sua camada.

( ) Constam, na Constituição Brasileira de 1824, amplas referências à escravidão existente naquele período.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    V/ V/ F

  • C.

    F/ F/ V

  • D.

    V/ F/ V

  • A.

    propusessem programas que pregavam a concentração do poder nas mãos do monarca, dissolvendo o Parlamento e instituindo mudanças no Conselho de Estado, que passaria a ter funções meramente administrativas.

  • B.

    garantissem a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo, ou seja, que os poderes se tornassem harmônicos e independentes, o que atendia aos interesses da monarquia e das camadas sociais urbanas.

  • C.

    lutassem por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocassem com os princípios que embasavam a monarquia, ou seja, que acarretassem a superação do “regime aristocrático e elitista”.

  • D.

    defendessem os mesmos interesses, ou seja, os interesses do núcleo agroexportador escravocrata, que detinha o poder e aspirava à preservação da “ordem monárquica” e à manutenção da “tranquilidade social”.

  • A.

    do Quebra-Quilos.

  • B.

    do Fecha-Fecha.

  • C.

    da Vacina.

  • D.

    dos Mascates.

  • E.

    do Vintém.

A partir da segunda metade do século XIX, teorias distintas oriundas da Europa foram trazidas ao Brasil e, nesse novo contexto, foram utilizadas para reforçar a discriminação e o racismo característico ao período em questão. Entre essas teorias, destacam-se

  • A.

    o socialismo utópico, o darwinismo social e o anarco-sindicalismo.

  • B.

    o positivismo, o darwinismo e o evolucionismo.

  • C.

    o marxismo, o darwinismo e o eugenismo.

  • D.

    o nacional-socialismo, o positivismo e o darwinismo social.

A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa

  • A.

    da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.

  • B.

    do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.

  • C.

    do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.

  • D.

    da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, III e IV.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 20.

“Os revolucionários franceses, durante a fase jacobina da Revolução, eram identificados com os modelos políticos espartanos e romanos. Portanto, uma identificação maior com modelos republicanos do que imperiais.”

É possível afirmar que a frase analisada está

  • A.

    correta, exceto pelo que diz respeito à identificação com modelos republicanos. Na verdade, havia uma identificação com modelos imperiais – associados à Esparta e ao Império Romano, respectivamente.

  • B.

    errada, pois os jacobinos identificavam-se com modelos democráticos atenienses, não com os espartanos.

  • C.

    errada, pois a Revolução Francesa abriu mão de todas as referências passadas em favor do progresso e de valores como Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

  • D.

    inteiramente correta.

O texto permite afirmar que a Revolta da Vacina

  • A.

    resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.

  • B.

    defendia a intervenção do Estado republicano no saneamento para melhorar a situação da saúde pública.

  • C.

    lutava contra o progresso da pesquisa científica por considerar que acentuaria o processo de exclusão social.

  • D.

    acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada, ameaçados pelos agentes do governo.

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