Questões de História

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na Idade Média o poder da Igreja Católica não se restringia ao mundo espiritual. Afirmar esta ampliação dos poderes do papado, sobre servos e senhores feudais, significa compreender que o (a):

  • A.

    Igreja católica tornou-se, na Idade Média, o grande centro da cultura letrada, cimentando valores da subordinação dos homens e de suas práticas sociais.

  • B.

    papado dominava politicamente os servos e senhores feudais, impondo-lhes duros tributos conhecidos como corvéia, talha e banalidade.

  • C.

    Igreja católica administrava um rico império de castelos e feudos, subordinando seus vassalos e controlando a moral religiosa e social dos seus subordinados, independentemente de sua condição social e credo.

  • D.

    catolicismo medieval marcava-se por um domínio absoluto dos senhores feudais sobre os servos. Estes senhores, todos padres e servos do Papa, dominavam as atividades comerciais e religiosas no mundo medieval.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Militarismo, expansionismo e totalitarismo foram algumas das principais características do regime nazista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente

  • A.

    abandonar a noção genérica e homogênea de índio, concepção que ignora a diversidade que sempre existiu entre os numerosos grupos indígenas.

  • B.

    fixar o estudo dos índios no passado, centrando-se sua participação nos séculos iniciais da colonização portuguesa.

  • C.

    compreender que as culturas indígenas estão paralisadas no tempo, imunes a acontecimentos e a situações que as transformem.

  • D.

    fazer uso da intensa documentação escrita produzida pelos povos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, vinculase às circunstâncias geradas pela Segunda Guerra Mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O texto acima é um dos muitos escritos por vários autores da época: portugueses, franceses e holandeses. Esses escritos se constituem em fontes de pesquisa e estudo para:

  • A.

    o conhecimento da dinâmica do fabrico do açúcar em um engenho colonial.

  • B.

    se compreender a dinâmica das relações de trabalho dentro de um engenho de açúcar.

  • C.

    se estabelecer uma comparação entre o fabrico do açúcar e a produção do café.

  • D.

    se identificar que em um engenho de açúcar havia trabalhadores livres.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque constituiu-se no símbolo da Crise de 1929.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história

  • A.

    passou a ser elemento central no currículo escolar, com carga horária superior à das demais disciplinas, com o claro objetivo de fazer desse conhecimento instrumento de apologia ao regime político autoritário vigente.

  • B.

    transformou o ambiente escolar, fazendo da sala de aula autêntico laboratório de pesquisa, livre de cerceamento à atuação dos docentes e dos alunos, aos quais eram abertas as fontes documentais produzidas pelo Estado.

  • C.

    desprezava os assuntos relativos ao país, voltando-se para o exame da denominada História Mundial e, mais enfaticamente, para a até então desconhecida História da América.

  • D.

    perdeu muito de sua autonomia no currículo escolar, visto que, ao ser reduzido a Estudos Sociais, perdeu o seu conceito de produção de conhecimento, por meio de métodos próprios, e a sua essência de questionamento crítico da realidade brasileira.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Por ser ditador, o Vargas do Estado Novo levou o Brasil a alinhar-se com os países do Eixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Dois grandes blocos marcaram a Segunda Guerra Mundial: o Eixo (Itália, Alemanha e Japão) e os Aliados (Estados Unidos da América (EUA), União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e Inglaterra).

  • C. Certo
  • E. Errado

Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque

  • A.

    insurgiu-se contra o poder metropolitano e proclamou a independência da capitania de Mato Grosso em meados do século XVIII.

  • B.

    defendeu a liberdade dos indígenas que viviam na região de Mato Grosso, recusando-se a escravizá-los e a permitir que outros o fizessem.

  • C.

    delimitou definitivamente a fronteira oeste de Mato Grosso, ao vencer os espanhóis em três sucessivas batalhas.

  • D.

    descobriu ouro nas margens do rio Coxipó, em 1719, marco inicial do povoamento da região de Cuiabá.

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